HISTÓRIA E CULTURA

Rajiv Shah, da Fundação Rockefeller, vê crise alimentar global 'maciça'

crimundo121/04/2022 - O presidente da Fundação Rockefeller, Rajiv Shah, pediu alívio da dívida e ajuda emergencial às nações mais pobres para evitar uma “crise alimentar massiva e imediata” emergente nas nações mais pobres após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A guerra colocou em risco as exportações de trigo, milho, óleo de girassol e outros alimentos da Rússia e da Ucrânia, que respondem por mais de 10% de todas as calorias comercializadas globalmente, elevando os preços dos alimentos em países de baixa renda que já estão sofrendo com os danos da pandemia às suas economias.

Os EUA devem liderar os esforços para “financiar totalmente” o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas e pré-posicionar suprimentos alimentares de emergência em países que devem enfrentar escassez de alimentos nos próximos seis meses, Shah, ex-administrador da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional durante o governo Obama , disse em entrevista ao programa "Balance of Power With David Westin" da Bloomberg Television.

“Essas estratégias foram feitas antes e funcionaram no passado”, disse Shah.

As interrupções no fornecimento global de fertilizantes causadas pela guerra terão um impacto “ainda pior” na fome global, reduzindo o rendimento das colheitas na África e em outras partes do mundo em desenvolvimento, disse ele.

Leia também - Imagens Históricas

Shah também pediu alívio da dívida para nações em dificuldades para que possam comprar fertilizantes e alimentos para seu povo com “dinheiro que, de outra forma, iria para os credores do mundo rico, incluindo o Banco Mundial”.

fundação Rockfeller, crise alimentar, global, dívida, ajuda emergencial, pobres, invasão, exportações, milho, alimentos, mundial, escassez, agência, internacional, fetilizantes, credores, rico

Fonte: https://www.bloomberg.com/