HISTÓRIA E CULTURA

TikTok e Twitch Streamers estão trocando sono por dinheiro

ticsono108/04/2022 - “Streamers interativos do sono” aceitam doações de pessoas que queiram acordá-los com luzes ou barulhos altos. Vale a pena? TODO SEGUNDO SÁBADO, entre meia-noite e 4h20, Mikkel Nielsen, de 26 anos, é torturado com barulhos altos, luzes piscantes e choques elétricos. Com uma câmera apontada para sua cama de desenho animado, o dinamarquês tenta dormir enquanto cerca de 1.000 pessoas assistem ao vivo no Twitch. Normalmente, cerca de cem desses espectadores doam ...

dinheiro durante a transmissão – o valor doado afeta o ambiente da Nielsen. Por US$ 1, os espectadores podem digitar uma mensagem que um bot lerá em voz alta para Nielsen, acordando-o. Por US $ 95, eles podem atingi-lo por meio de uma pulseira de choque enrolada em seu pulso.

Nielsen é um “streamer de sono interativo”, um tipo de criador de conteúdo que está crescendo no Twitch e no TikTok. Em 2020, a WIRED cobriu o surgimento de streamers de sono - mas esses primeiros usuários simplesmente se filmaram dormindo pacificamente, um fenômeno que parece estranhamente antiquado depois que você assistiu a um homem gritar e socar seu colchão enquanto um gemido agudo ressoava em seus alto-falantes. Este novo quadro de streamers do sono realmente não dorme. Eles equipam seus quartos para que cada doação online corresponda a uma ação – na maioria das vezes, uma que é barulhenta e irritante.

Um TikToker australiano chamado Jakey Boehm é o dorminhoco do momento - somente em maio, ele ganhou $ 34.000 durante seus streams. Outros criadores, como o “Asian Andy” do YouTube, um pioneiro do formato, se gabam de quanto ganham em vídeos como “COMO GANHE $ 16.000 ENQUANTO DORMIA POR 7 HORAS”. Naturalmente, eles inspiraram imitadores. Minha página do TikTok para você recentemente me alimentou com uma série de streamers de sono amadores - desde o homem com um balão cheio de farinha acima da cabeça até a mulher que supostamente terá um balde de água jogado sobre ela por apenas US $ 150. Um homem está implorando por 1.000 seguidores para que ele possa começar a transmitir o sono. (O TikTok não permite que os usuários transmitam ao vivo até atingirem esse limite.)

Para os espectadores, ser capaz de roubar o sono de um streamer é hilário, mas os dorminhocos são levados a extremos para manter o público entretido. Embora Boehm inicialmente oferecesse aos espectadores apenas a oportunidade de controlar sua impressora, sua configuração tornou-se cada vez mais elaborada - as doações agora podem acionar uma máquina de bolhas e um homem de tubo inflável. Qual é a sensação de ganhar dinheiro enquanto perde o sono? Como é realmente a vida de streamers de sono bem-sucedidos - e devemos nos preocupar se eles estão inspirando os malsucedidos?

“Toda vez que faço stream de sono, estou rindo pra caramba todas as noites por causa da privação de sono”, diz Nielsen, que tem quase 1,4 milhão de assinantes do Twitch, TikTok e YouTube combinados. Nielsen estima que ele só teve cerca de seis minutos de descanso ininterrupto em um riacho - e mesmo assim, ele nunca conseguiu adormecer completamente. Ele termina seus streams às 4h20, “toca uma música sobre maconha”, processa sua filmagem até por volta das 5h30 e depois dorme até o meio-dia.

Nielsen usa o programa Lumia Stream para conectar suas luzes inteligentes à sua mídia social, e os espectadores o acordam regularmente com uma explosão brilhante. O programa If This Then That também permite que ele conecte diferentes dispositivos para que, por exemplo, uma doação no Twitch possa zapear sua pulseira de choque elétrico ou explodir um vídeo do YouTube.

Leia também - Jorogumo a lenda das mulheres-aranha, uma das tatuagens japonesas tradicionais mais assustadoras do Irezumi

Certa vez, o namorado de um vizinho bateu na porta da Nielsen às 3 da manhã para fazer uma reclamação sobre barulho, mas depois disso ele comprou US$ 200 em bebida para cada um de seus vizinhos se desculpar – ele não recebeu nenhuma reclamação desde então.

Nielsen não quer revelar quanto ganha seus streams interativos, mas diz que ganha “o suficiente”. “Se eu fizer streams de sono duas vezes por mês, ganho o suficiente para pagar meu aluguel, pagar minhas contas”, diz ele, acrescentando que pode ganhar mais com seus vídeos regulares e não interativos do YouTube por causa da receita de publicidade.

De acordo com Brooke Erin Duffy, professora de Cornell, isso pode ser um problema. Duffy pesquisa a economia da mídia social e é autora de (Not) Getting Paid to Do What You Love, um livro sobre as dificuldades do trabalho digital. Os streamers de sono bem-sucedidos, diz ela, “obtiveram receita de doações em vez de patrocínios de anúncios, e há muito menos estabilidade quando apenas um fluxo de receita está envolvido”.

Eu disse a Duffy que os imitadores podem lutar para ganhar os números alardeados pelos fanfarrões do sono - e que eles sacrificarão sua qualidade de vida por muito pouco. Ela concorda. “Como muitos gêneros de micronicho de conteúdo online, o streaming de sono provavelmente atrairá muitos aspirantes, mas apenas alguns colherão recompensas financeiras consideráveis”, diz ela. “A maioria dos streamers que conseguiram ganhar uma renda começaram com uma audiência integrada e capitalizaram com o modismo da prática.”

Para Nielsen, o streaming do sono é recompensador tanto financeira quanto emocionalmente - ele fica encantado quando os espectadores chegam para dizer que seus streams os ajudaram em tempos difíceis. “Um cara tentando pegar no sono é o suficiente para deixar outra pessoa feliz, é o suficiente para fazê-la esquecer seus problemas e apenas rir por 20 minutos”, diz ele. Por isso, ele não vai parar tão cedo.

“Meu plano atual é conseguir uma casa para que eu possa fazê-la maior e melhor”, diz Nielsen. Ele quer colocar um “subwoofer gigante” bem embaixo da cama. “Em algum momento, pode haver um ponto de ruptura em que eu digo que não posso mais fazer isso”, ele admite, “e provavelmente farei uma pausa e depois voltarei a isso”.

Fonte: https://www.wired.com