HISTÓRIA E CULTURA

A Tigresa de Champawat e o Leopardo de Rudraprayag

tigresamata1O Tigre de Champawat foi uma lendária fêmea de Tigre-de-bengala responsável pela morte comprovada de 436 pessoas (muitas das quais devoradas) na região indiana de Kumaon (no estado de Uttarakhand) e na fronteira entre a Índia e o Nepal durante o final do século XIX e início do século XX. Ela foi caçada e morta em 1907 pelo caçador britânico Jim Corbett. Após ter matado 200 pessoas no Nepal, a tigresa passou a ser caçada pelo exército nepalês, migrando para a região do Rio Sārda, atravessando a fronteira indiana até chegar ao distrito de Kumaon. Ali continuou sua caçada humana, vitimando mais 236 pessoas. Todos os seus ataques seriam feitos durante a luz do dia e ...

as tentativas de caçá-la eram infrutíferas, por conta da agilidade e ousadia do animal. Ela percorria regiões ermas de estradas e aterrorizava os moradores dos povoados do distrito de Kumaon com seus rugidos. No ano de 1907, a tigresa matou uma jovem de 16 anos na vila de Champawat. Nesse mesmo dia, o caçador Jim Corbett a matou com um tiro de espingarda após um longo cerco que envolveu os 300 moradores da vila.

A caça à devoradora de homens

Durante o final do século XIX e início do século XX, a Tigresa de Champawat foi responsável por assassinar cerca de 430 pessoas na fronteira entre a Índia e o Nepal. Conseguindo evitar caçadores do exército nepalês com sua agilidade e ousadia, todos os seus ataques registrados ocorreram exclusivamente à luz do dia. Com rugidos apavorantes e temidas aparições nas estradas de Kumaon, a tigresa-de-bengala passou a ser vista como serial killer na Índia, e isso mudou o estilo de vida dos nativos.

Foi então que Corbett se juntou a mais de 300 moradores para fazer um cerco ao animal, conseguindo visualizá-lo a distância para conseguir acertar um tiro de espingarda. Com isso, não apenas a tigresa encontrou o seu fim, mas o caçador também ganhou reconhecimento nacional, virando o primeiro nome a ser lembrado pelas autoridades quando havia a necessidade de procurar indivíduos assassinos.

Nos anos seguintes, o rastreador indiano exterminou o Leopardo de Panar, que havia matado mais de 400 pessoas; o Leopardo de Rudraprayag, que caçou peregrinos hindus de Kedarnath e Badrinath por mais de uma década; mais 30 felinos selvagens, incluindo tigres e panteras, que juntos totalizaram mais de 1,2 mil assassinatos humanos. Curiosamente, Corbett nunca sofreu sequer um único arranhão de seus inimigos.

Nos anos seguintes, o rastreador indiano exterminou o Leopardo de Panar, que havia matado mais de 400 pessoas; o Leopardo de Rudraprayag, que caçou peregrinos hindus de Kedarnath e Badrinath por mais de uma década; mais 30 felinos selvagens, incluindo tigres e panteras, que juntos totalizaram mais de 1,2 mil assassinatos humanos. Curiosamente, Corbett nunca sofreu sequer um único arranhão de seus inimigos.

Leopardo de Rudraprayag

tigresamata2

O leopardo Rudraprayag era um leopardo devorador de homens, conhecido como o demônio Garhwal, que matou 125 pessoas e acabou sendo baleado pelo famoso caçador e naturalista Jim Corbett. Ao longo de oito anos, de 9 de junho de 1918 a 14 de abril de 1926,4 ele semeou o terror entre a população do entorno da cidade de Rudraprayag, na região de Garwhal (Índia). Embora não tenha sido o primeiro antropófago felino da região, por já haver casos de tigres e leopardos atacando peregrinos que passavam pelo vale, tornou-se o mais conhecido.

Passou a se alimentar de pessoas após uma epidemia de gripe que devastou a região. Devido à grande número de mortes, a tradição hindu de cremar cadáveres não pôde ser totalmente realizada e, como os leopardos também tendem a se alimentar de carniça, isso pode muito bem ser o início de seu comportamento canibal. Os habitantes locais não acreditavam que fosse um simples animal , mas um ser maligno ou um sadhu, e que somente o fogo poderia destruí-lo.

Apesar dos esforços das autoridades locais e do exército britânico, o leopardo conseguiu sobreviver a todas as tentativas de caçá-lo. O caso começou a ser acompanhado por a imprensa em dez países, e até levou a um debate no Parlamento britânico. Jim Corbett foi então convidado a caçá-lo e, após uma perseguição de vários meses, o leopardo foi abatido. Jim Corbett narrou essa longa caçada em seu livro, publicado em 1948, O leopardo comedor de homens de Rudraprayag. foi morto.

Fonte: https://pt.wikipedia.org