HISTÓRIA E CULTURA

O Egito anuncia a descoberta de um corredor secreto na pirâmide de Gizé

egitogize105/2023 - Acredita-se que o corredor constitua um antessala que direciona para uma câmara inexplorada dentro da pirâmide. Essa descoberta foi realizada por uma equipe de arqueólogos egípcios que empregaram tecnologias não intrusivas, como tomografia de raios cósmicos, para cartografar a estrutura. Uma equipe de pesquisa internacional desvendou uma câmara desconhecida previamente na pirâmide de Quéops em Gizé. Já em 2016, medidas indicavam a possível presença de um espaço oco escondido nas proximidades dos blocos em forma de ziguezague sobre a entrada. Agora, cientistas da Universidade Técnica de Munique (TUM) utilizaram ultrassom e endoscopia para efetuar uma contribuição significativa na confirmação dessa conjectura. O estatuto da pirâmide egípcia como uma das estruturas mais minuciosamente estudadas em todo o mundo faz com que essa descoberta ganhe particular importância. A pirâmide de Quéops é considerada a maior e mais antiga das pirâmides de Gizé. Como um componente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, ela já foi alvo de exaustivas investigações; ...

entretanto, ainda encerra muitos segredos desconhecidos. Os pesquisadores da TUM agora resolveram mais um dos enigmas da pirâmide. Fazendo parte da equipe internacional de pesquisa "ScanPyramids", os cientistas de Munique demonstraram a existência de uma câmara vazia que até então era apenas teorizada com base em dados de medição. Este espaço vazio encontra-se acima da entrada original da pirâmide, que não está acessível ao público.

Suposição confirmada

Em 2016, várias avaliações conduzidas por equipes de cientistas japoneses e franceses apresentaram indícios da presença da câmara. O time de investigação da TUM integra o projeto desde 2019, contribuindo para a exploração da pirâmide na procura por estruturas secretas. Empregam diversas técnicas de análise não invasiva que possibilitam vislumbrar o interior dos blocos de pedra e das regiões a eles subadjacentes.

egitogize2

Câmara é maior do que o esperado

Os aparelhos de avaliação empregados inicialmente proporcionaram uma impressão inicial favorável da situação. Subsequentemente, os cientistas empregaram a endoscopia para validar a suposição. O grupo identificou uma fenda entre as pedras que compõem a estrutura em forma de chevron, que consiste em uma solidez de pedra, através da qual puderam introduzir um tubo na câmara. Em seguida, utilizaram o tubo como guia para uma lente de câmera endoscópica. A câmera corroborou a presença do espaço vazio.

egitogize3

A imagem exibe uma representação cortada da Grande Pirâmide de leste a oeste, juntamente com uma vista frontal da região Chevron na face norte. Nesta representação visual, estão identificadas as seguintes estruturas: Câmara Subterrânea (a), Câmara da Rainha (b), Grande Galeria (c), Câmara do Rei (d), Corredor Descendente (e), Corredor Ascendente (f), Corredor Al-Ma'mun (g), Área Chevron da Face Norte (h) e o Grande Vazio ScanPyramids (i). O Grande Vazio ScanPyramids é apresentado com duas hipóteses: uma orientação horizontal (linhas vermelhas) e outra inclinada (linhas verdes), conforme divulgado em novembro de 2017.

Todas as imagens foram geradas por meio de modelagem tridimensional utilizando levantamentos a laser especializados e informações de fotogrametria.

"Descobrir um espaço vazio no interior de uma pirâmide é, por si só, um acontecimento notável. No entanto, a magnitude desta câmara, que é suficientemente espaçosa para abrigar várias pessoas, torna essa descoberta ainda mais significativa", afirma o Professor Grosse.

A dimensão da câmara é maior do que inicialmente suposta pelos pesquisadores. As medições iniciais apontavam para a existência de um corredor com pelo menos cinco metros de extensão. No entanto, conforme as estimativas iniciais, o comprimento da câmara ultrapassa consideravelmente essa medida. Não foram encontradas pegadas nem outros vestígios de atividade humana na câmara, o que leva o grupo de pesquisa a concluir que esse espaço permaneceu inexplorado por cerca de 4.500 anos.

Determinar o propósito original dessa câmara recém-descoberta e o que está situado atrás da parede posterior exigirá pesquisas adicionais. As descobertas confirmadas destacam a importância de prosseguir com investigações nas pirâmides egípcias, ressaltando o valor de uma abordagem inovadora que combina diversas tecnologias e métodos de análise.

REFERENCIAS: BBC

                        REVISTA PLANETA

                        SoCiencia