RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Amish - Parte 3

amish3Comércio - Embora os Amish desejem ficar isolados do mundo não-Amish, eles realmente precisam negociar. No comércio, preferem lidar com algumas pessoas confiáveis. Lojinhas familiares são mais a preferência deles do que grande cadeia de lojas. Os menonitas são realmente perfeitos para este papel já que compartilham dos mesmos valores, mas não compartilham a necessidade de isolamento. Faz muito sentido. Um supermercado moderno ou loja de departamento é uma máquina poderosa...

de venda, justamente o que os Amish desejam evitar. As lojas gerais ou familiares com carroças do lado de fora são uma atração natural para os turistas. Às vezes, essas lojas terminam vendendo mais para turistas do que para os Amish. Um pequeno negociante que queira fazer negócio com os Amish deve encontrar alguém que o apresente e, dependendo do caso, levar um documento de apresentação assinado. Em geral os turistas não vão parar nestes lugares, mas os Amish vão encontrá-los.

Se um membro da comunidade Amish tem de vender algo, ele pode sempre vender para um intermediário por dinheiro. O intermediário pode vender os itens em sua loja. Um produto mais recente dos Amish é o telheiro. Um telheiro vai ter alguns modelos em seu lote. Um cliente compra um e faz um pedido. O negociante contacta seu construtor Amish e quando os telheiros estiverem prontos, ele vem de caminhão, paga o construtor, leva os telheiros entregando-os aos clientes. Como os Amish conseguem os materiais? Encomendam com um serralheiro, que entrega o material e acerta o pagamento.

Poucos Amish vendem diretamente para os turistas. Eles podiam obter mais lucro vendendo desta forma, mas não são treinados para vendas e não possuem cartões de crédito. A maioria deles faz essas transações através de intermediários.


Namoro


Os Amish são uma comunidade próxima e unida, os membros de um grupo se conhecem desde a infância. Há a escola, igreja, construção de celeiro, cantos e outros eventos. Os Amish não gostam de depender de estranhos, por isso os vizinhos estão sempre ajudando uns aos outros.
Os cantos são a recreação mista e a principal atividade para o namoro. Esses eventos são somente abertos para os jovens solteiros e são o equivalente a uma danceteria de adolescentes. Os Amish não dançam ou tocam instrumentos musicais, mas compartilham o amor de cantar em alemão da Pensilvânia. As canções não são todas religiosas. As músicas folclóricas e country são também cantadas.

Os Amish solteiros escolhem seus próprios maridos e esposas e a mulher está muito envolvida no processo. O namoro sempre começa com um jovem levando e trazendo uma moça para muitos eventos de canto ou domingos de culto. É permito aos casais passar um tempo juntos a sós, mas passar este tempo sozinhos atrás de portas fechadas seria um escândalo. Mas como é possível namorar em todo lugar, os casais gostam de ficar juntos longe da vista e ouvido dos outros, e os Amish também dão um jeito de atingir este objetivo. As varandas são adequadas e serão sempre vistos em carroças abertas. É prudente ter uma companhia presente em qualquer lugar para manter as aparências, mas uma boa companhia não fica espionando.


Um casamento Amish


O passo do casamento é um dos maiores na sociedade Amish; a preparação e a execução é muito envolvente. Um rápida ida ao Juíz de Paz com um casal de testemunhas não é o suficiente. A seqüência dos eventos serão descritas de forma breve aqui. Os links no fim do artigo fornecem mais detalhes.
Os casamentos acontecem depois da colheita do outono. Novembro é o mês favorito, porque o tempo frio do inverno não começou ainda. Dezesseis é a idade que o namoro começa, mas os casais provavelmente estarão com vinte ou mais quando se casarem. As duas partes devem ser membros da igreja.

Embora seja óbvio para todos quando o namoro fica sério, a intenção de casar é mantida em segredo até julho ou agosto. O homem dá à mulher um presente prático (nenhuma jóia) e a mulher informa à família. Duas semanas depois da comunhão do outono, aqueles casais que forneceram as credenciais apropriadas, tornam-se público, isto é, no fim do serviço religioso do domingo, o diácono lê os nomes das mulheres que pretendem se casar e o homem com os quais casarão. Os casais não assistem a este culto. Eles vão estar na casa da noiva almoçando a sós.

O casamento e a "recepção" acontecem na casa da mulher. Ela e sua família estão agora trabalhando a um passo frenético para fazer os preparativos (lembre-se de que em uma fazenda nunca há férias dos afazeres domésticos). O homem está fora distribuindo convites pessoalmente. A lista de convidados se estende a centenas de pessoas.

Azul é a cor preferida para um vestido de noiva. O vestido deve ser novo, mas será usado em futuras ocasiões formais. O vestido é sem laços ou calda. A noiva e o noivo usam sapatos pomposos e os homens podem usar laços.

O serviço do casamento dura por muitas horas, no fim de cada um o ministro pergunta aos noivos e concede sua bênção. A celebração começa e continua no escuro. Os recém-casados passam a primeira noite na casa dos pais da noiva.

A "lua de mel" consiste de visitas noturnas no fim de semana para vários parentes, enquanto novos amigos são feitos e presentes de casamento são recebidos. Os recém-casados vivem com os pais da mulher até a primavera, quando vão estabelecer sua própria casa.


As famosas colchas


amish2É mais interessante que os Amish se tornariam famosos pelas colchas, já que as colchas não são uma invenção Amish. Se você é descendente de uma família rural norte-americana, você pode ter uma colcha ou duas "feitas pela bisavó". As colchas podem ser a principal arte da mulher do campo e os Amish foram rápidos em escolher as virtudes desse artesanato. A colcha ocupa noites longas de inverno. Por tradição, as colchas são econômicas, sendo feitas de retalhos costurados. A colcha é um comércio criativo e excelente e pode ser uma grande atividade social. Pode-se trabalhar em uma colcha enquanto estiver só, com a família ou com amigos, ou um grupo pode colaborar em uma única colcha. Antes as colchas Amish podiam ser adquiridas por uma ninharia. Isso foi antes dos Amish entenderem o valor que "os ingleses" tendem a agregar aos produtos artesanais. Assim começou uma rápida elevação nos preços das colchas durante o fim da década de 80, antes de estabelecer um nível estável. Hoje, o comércio das colchas Amish é fixo, com seu centro no Condado Lancaster, Pensilvânia. Uma colcha média custa hoje aproximadamente US$1 mil. As colchas maiores e mais detalhadas são mais caras. Colchas antigas também podem ser encontradas e custam menos porque mostram sinais do tempo. As colchas tradicionais Amish são formadas por muitos quadrados que podem ser organizados em quadros maiores, círculos ou explosões de estrelas. As leis do Ordnung fazem dessas colchas uma expressão artística que podem se estender a uma grande variedade de desenhos.

Um mito comum se desenvolveu de que todas as colchas Amish contêm um defeito proposital porque fazer algo perfeito seria desafiar Deus. Alguns podem fazer tais coisas, mas certamente não é uma regra. Seria incomum encontrar um grande artigo artesanal sem uma única imperfeição.


A construção de um celeiro


A construção de um celeiro é simplesmente o ato de conseguir homens suficientes juntos para erguer os materiais necessários para sua construção. As construções de celeiro são organizadas para um casal recém-casados ou para substituir um celeiro destruído pelo vento ou fogo. Antes todos os celeiros eram erigidos desta forma, mas hoje são feitos com a ajuda de um guindaste. Falando rigorosamente, o Ordnung permite a um membro da igreja Amish contratar um guindaste e operador para levantar as vigas para um celeiro, mas a construção é um evento comunitário unificado. Há algo de todos em cada celeiro. Embora eles sejam construídos de maneira tradicional, os materiais podem ser pedidos em uma serralheria. Não é necessário pedir tábuas, pregos, tinta e telhas.
Muitos componentes do celeiro, incluindo a fundação, estão preparados. Todo o material pesado pode ser elevado com toda a equipe presente. Todos os homens fortes se envolvem. Os mais velhos e experientes dirigem as atividades e os garotos agem como "curingas". As mulheres e garotas preparam e servem comida e bebida, em quantidades enormes que serão consumidas. Elas também ajudam com os primeiros socorros.


Liberdade de escolha


Pareceria que crescer Amish seria muito restrito e não permitiria qualquer escolha. Por um lado, o Ordnung é bem envolvido e leva muito tempo para uma criança aprender e entender os detalhes. Por outro lado, para os anabatistas, a escolha pessoal é importante.
O batismo marca a entrada na igreja Amish. Juntar-se à igreja é uma decisão que não pode ser feita antes dos 16 anos. Por este tempo, um candidato será completamente instruído na fé e no Ordnung por meio da escola e da freqüência à igreja. De acordo com a filosofia da escolha, com 16 anos pode deixar a comunidade para experimentar a vida externa se assim escolherem (veja a seguir).

Um membro é livre para partir. É permitido a um membro que deixou a comunidade retornar dentro de um breve período. Entretanto, um membro que deixa permanentemente será afastado. O afastamento significa que a pessoa será para sempre considerada um estrangeiro, um estranho, e não lhe será permitido participar da comunidade novamente. Todos os laços familiares deixam de existir. Um membro pode também ser afastado se ele persistentemente desafiar a autoridade do Ordnung. É raro um membro de uma comunidade Amish dar este passo irreversível.


Se você ama algo, deixe-o livre...


Há pessoas que se juntam à igreja e deixam a perspectiva do afastamento. A decisão de se juntar não deve ser feita sem esclarecimento. Uma vez que os adolescentes Amish completam 16 anos e antes de se tornarem membros da igreja, eles podem se aventurar pelo mundo. Durante este tempo, chamado de Rumspringa, ou "exploração", os adolescentes Amish vivem entre os ingleses e são livres para se comportarem como quiserem, mesmo se isso signifique atos de indulgência como coisas não-Amish, dançar, drogas e televisão.

Se escolherem retornar e juntar à igreja, eles o fazem com plena consciência do que estão abrindo mão para serem parte da comunidade. Se não retornarem, os laços familiares são ainda viáveis porque não quebraram um voto com a igreja.

A grande maioria realmente retorna.


Viver de forma simples em um mundo moderno


O maior problema enfrentado pelos Amish através da história tem sido a penetração constante do mundo exterior. O turismo os colocou em um holofote que eles apenas tentam evitar. Há sempre estranhos esperando para tirar fotos deles enquanto vão às suas atividades diárias. Por outro lado, o turismo fez os estrangeiros conscientes dos problemas que os Amish enfrentam diante das leis governamentais e mandatos, dando-lhes uma voz no governo mesmo se eles não votam.
Deveria ser ressaltado que enquanto os Amish têm suas próprias leis comunitárias, eles aceitam o governo externo como necessário e prontamente pagam todos os impostos. Não aceitam previdência social, segurança social, assistência saúde ou outras assistências governamentais. Os problemas surgem quando uma lei governamental está na direção contrária com o Ordnung. As discordâncias sobre a educação compulsória têm sido muito analisada: os Amish operam suas próprias escolas e a educação não é necessária além da oitava série. Os Amish sentem que estudar livros em excesso é indesejável, acreditando que qualquer um precise aprender um negócio ou vocação.

Questões atuais estão em torno da saúde e segurança. Como um exemplo, os Amish aceitam que uma carroça de cor escura possa ser difícil de ver e que dirigi-la na rodovia sob condições de visibilidade baixa pode ser perigoso, a maioria das carroças agora possui triângulos de segurança laranja e sinais luminosos são usados quando está escuro. Estes aparelhos são com certeza não-Amish, mas de fato protegem as famílias, o que é muito bom. O debate é sobre quanto e que tipo de equipamento de segurança é necessário. Para saber mais, veja a Segurança da Carroça Amish (site em inglês).

A medicina moderna não é abordada no Ordnung e é um assunto de escolha pessoal. As vítimas de acidentes ou emergências médicas em propriedade não-Amish ou públicas são em real levadas a hospitais modernos por ambulâncias.

Os Amish não aceitam o serviço militar, como acreditam que é errado tirar uma vida humana por qualquer razão, mesmo em autodefesa. Acreditam que todas as pessoas vivem ou morrem de acordo com a vontade de Deus. No período de alistamento militar, os Amish aceitam serviços alternativos. Esses cargos são muito difíceis para eles, pois precisam viver longe da comunidade e por longos períodos de tempo.

As mudanças na economia é uma fonte de pressão para os Amish. O alto custo de tudo, em especial das terras, levou os Amish a procurarem outras fontes de renda que permitem manter seu isolamento. Muitos se adaptaram cultivando em grande escala como pimentas, criando cães e através de vendas dos artesanatos como colchas, mobília e telheiro. Os Amish ainda não negociam diretamente com o mundo à vontade, preferem negociar com um número limitado de estrangeiros confiáveis.

O fato de os Amish resistirem como um povo distinto por mais de 300 anos é evidência convincente de que estão aqui para ficar. Na verdade, seus números cresceram imensamente, triplicando só nos últimos 50 anos. Como vimos, os Amish não estão parados no tempo. Avaliam os efeitos potenciais negativos da tecnologia em sua fé e vida familiar e abraçam somente aquelas tecnologias que mantêm uma qualidade aceitável de vida. Apesar do fato que os Amish evitam conflito o máximo possível, haverá sempre algum atrito com o mundo exterior. O aumento da regulamentação ambiental de agricultura e a pressão dos realizadores na certa vão ser fontes de futuro conflito.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amish
http://pessoas.hsw.uol.com.br/amish.htm