RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Por que o paganismo e a bruxaria estão voltando

bruxamais130/10/2022, Por Antonio Pagliarulo, autor do livro “The Evil Eye: The History, Mystery, and Magic of the Quiet Curse” - Em uma recente viagem a Salem, Massachusetts, ouvi a mesma pergunta: A magia é realmente real? Para mim, a resposta é sim. Duas semanas atrás, na véspera do Halloween, visitei Salem, Massachusetts, pela primeira vez desde o início da pandemia. Ao renovar minha peregrinação anual de Halloween, fiquei impressionado com o que encontrei na Cidade das Bruxas: multidões maiores, filas mais longas e uma variedade ...

mais ampla e bem-vinda de mercadorias voltadas para muitas tradições religiosas e identidades étnicas diferentes. Em meio à multidão de curiosos com capas pretas e chapéus cônicos, sacolas cheias de kits de feitiços DIY e velas para aumentar a prosperidade, ouvi a mesma pergunta: a magia é realmente real?

A feitiçaria, que inclui Wicca, paganismo, magia popular e outras tradições da Nova Era, é um dos caminhos espirituais que mais crescem na América.

Para mim, a resposta é sim.

Eu sou um dos mais de um milhão de americanos que - seja com orgulho, secretamente ou brincando com o poder do consumismo - praticam alguma forma de bruxaria. A feitiçaria, que inclui Wicca, paganismo, magia popular e outras tradições da Nova Era, é um dos caminhos espirituais que mais crescem na América.

Em 1990, o Trinity College em Connecticut estimou que havia 8.000 adeptos da Wicca. Em 2008, o número do U.S. Census Bureau era de 342.000. Um estudo do Pew Research Center de 2014 aumentou essa projeção várias vezes ao avaliar que 0,4% dos americanos se identificam como pagãos, wiccanos ou da Nova Era. (A maior parte da adoração pagã moderna, da qual a Wicca é um tipo, baseia-se em tradições pré-cristãs na reverência à natureza.) Em 2050, disse, o número de americanos praticando "outras religiões" - fés fora do judaísmo, cristianismo, islamismo, hinduísmo e Budismo – triplicaria “devido em grande parte à mudança para outras religiões (como Wicca e religiões pagãs)”.

O número exato de bruxas na América é difícil de determinar porque muitos praticantes são solitários e, por escolha ou circunstância, não se identificam abertamente como tal. Mas o crescimento é evidente, especialmente para aqueles que fizeram do estudo da comunidade o trabalho de suas vidas.

“Está claramente aumentando”, disse Helen A. Berger, que falou comigo por telefone na semana passada. Berger é uma das maiores especialistas acadêmicas em bruxaria contemporânea e paganismo na América e extrai conhecimento sobre seu apelo a partir de pesquisas que ela co-conduziu na comunidade pagã.

A Wicca começou a ser praticada nos Estados Unidos na década de 1960 por feministas, ambientalistas e aqueles que buscavam uma espiritualidade não estruturada, de acordo com Berger. Foi um movimento amplamente underground, mas livros comerciais sobre bruxaria publicados nas décadas de 1980 e 1990, produções como "Charmed" e "The Craft" criaram uma onda de interesse na juventude. Com a capacidade de encontrar comunidades online e o declínio da afiliação com as religiões tradicionais, a bruxaria começou a entrar no mainstream.

“A religião é individualista em muitos aspectos”, disse-me Berger. “Você pode fazer suas próprias coisas. Não é assinar uma religião institucional. Não é assinar um conjunto de ações ou crenças às quais você deve aderir.”

Eu mesmo cresci com a magia folclórica italiana transmitida por gerações de praticantes que fundiram costumes pagãos com o catolicismo romano. Esse tipo de sincretismo não é incomum na feitiçaria atual.

Ao pedir proteção ao arcanjo Miguel, por exemplo, vou recitar uma oração, mas também fazer oferendas de vinho, louro e cravo. Além de venerar os santos católicos, acendo velas à deusa Diana a cada lua cheia e coloco pequenos feixes de rosmarino, ou alecrim, em meu altar para homenagear os mortos. Essa mistura de crenças tem sido um processo contínuo para mim e para outros praticantes de magia popular, apesar do que as autoridades religiosas tradicionais possam dizer.

Às vezes, minha mágica é tão simples quanto recitar um antigo encantamento napolitano sobre uma taça de vinho para fortalecer o amor entre duas pessoas. Às vezes, requer ações mais sérias, como perfurar um dente de alho com uma agulha de costura e cuspir três vezes para quebrar uma onda de azar provocada por malocchio – o “mau-olhado”. Quer tenha aprendido com um curandeiro local ou com minha avó quando ela me abençoou enfiando sal em meus bolsos ao sair pela porta, eu levo adiante esses rituais do velho mundo.

bruxamais2

No centro dessas práticas está o fato de que a bruxaria me permite ver o mundo através de lentes mais equilibradas. Senti a presença reconfortante do outro mundo em meio a circunstâncias difíceis e sei que a mágica acontece quando convoco a força para traçar limites ou afastar a culpa que borbulha se eu escolher o autocuidado em vez do auto-sacrifício.

Não estou sozinho nesta experiência. Plataformas online como TikTok e Instagram oferecem tutoriais sobre todos os aspectos da prática mágica. A hashtag de bruxaria tem mais de 7 milhões de postagens no Instagram e mais de 11 bilhões de visualizações no TikTok ou, como é conhecido na comunidade, WitchTok. Podcasts sobre bruxaria encantam as ondas do rádio. Juntamente com cruzes e estrelas de David, grandes varejistas como Walmart e Amazon vendem o símbolo da bruxaria do pentáculo, ferramentas de adivinhação de pêndulo e ervas secas para feitiços e rituais. O uso de cartas de Tarô prolifera em revistas de luxo.

É compreensível que alguns adeptos tenham criticado a comercialização, argumentando que as fantasias de bruxa de Halloween perpetuam estereótipos negativos e a venda de kits de feitiços DIY banaliza as práticas sagradas.

Mas essa tendência criou espaço para reconhecimento e representação. A proliferação da feitiçaria reflete dois impulsos atemporais e universais: a necessidade de extrair significado do caos e o desejo de controlar as circunstâncias ao nosso redor. Com as terríveis catástrofes provocadas pelas mudanças climáticas, guerras e perda de direitos, não é de surpreender que a bruxaria apele para aqueles que procuram consertar o que está quebrado em nós mesmos e no mundo em geral.

A mistura de crenças tem sido um processo contínuo para mim e outros praticantes de magia popular, apesar do que as autoridades religiosas tradicionais possam dizer.

Também existem críticos fora da comunidade – aqueles que menosprezam qualquer forma de bruxaria. Uma ex-colega costumava transmitir seu desprezo pelo meu “mumbo jumbo”. Mas depois de várias semanas de terrível sorte, ela veio ao meu escritório um dia, fechou a porta silenciosamente e pediu minha ajuda. Eu conhecia algum feitiço, alguma solução que derrubaria a maldição da qual ela acreditava estar sofrendo?

As bruxas há muito exaltam a conexão entre energia e objetos e pessoas, então eu entendi seu medo e desejo de consertar as coisas. Não tenho certeza se ela admitiria isso, mas a ajuda que dei a ela e a teoria por trás disso ecoam nas práticas científicas e de saúde hoje.

Olhe para o emaranhamento quântico, no coração do Prêmio Nobel de física deste ano, que diz que os objetos podem influenciar uns aos outros de maneiras invisíveis, mesmo a grandes distâncias. Ou considere o popular movimento de atenção plena. Exercícios de respiração profunda, afirmações positivas e meditações guiadas para reduzir o estresse e os efeitos de traumas – como feitiços – usam a conexão mente-corpo para promover o autocuidado e melhorar as circunstâncias.

Segunda-feira, enquanto milhões de pessoas comemoram o Halloween (conhecido pelas bruxas como Samhain, o festival pagão que honra os mortos), incontáveis jack-o'-lanterns irão decorar as portas de entrada em toda a América. Terei um conforto especial em saber que essas abóboras brilhantes, um costume pagão duradouro, são adotadas por muitos de nós. É um lembrete de que a magia pode ser um farol à noite e uma fonte de esperança e cura quando mais precisamos.

Fonte: https://www.nbcnews.com