VERDADES INCONVENIENTES

A armadilha do APP que envelhece

O aplicativo chamado FaceApp surgiu recentemente e já está bombando na internetO aplicativo chamado FaceApp surgiu recentemente e já está bombando na internet e está sendo mostrado por toda a grande mídia, inclusive na televisão. Afirmam que o tal app caiu na graças dos famossos, que estão se divertindo postando suas fotos envelhecidas nas redes sociais. Mas quando a mídia e artistas divulgam ...

algo em massa é para no mínimo desconfiar que poder ser mais uma armadilha, e penso se seja mesmo. E o objetivo de tecnologias como essa é um só: CONTROLE! Sim, parece inocente, é divertido e com toda certeza vai render um grande número de fotos postadas nas redes sociais. O problema é que toda a foto publicada na em redes sociais, aplicativos e sites alimenta sistemas de reconhecimento facial. As fotos são mapeadas e passam a fazer parte de sistemas de inteligência artificial. As pessoas estão alimentando sistemas que irão controlá-las em um futuro muito próximo, mas a grande massa da população não desconhece esta tecnologia. São pessoas que estão preocupadas com a novela, com o resultado do jogo de futebol e de andar sempre junto com a manada.

As redes sociais já alimentam sistemas de I.A., mas um aplicativo destes fará com que as pessoas tirem fotos mais detalhadas do rosto, permitindo que o sistema mapeie cada detalhe, o que pode não ser tão eficiente nas fotos postadas nas redes sociais.

 

 

A China é líder mundial em tecnologia de reconhecimento facial. Lá as pessoas são vigiadas 24 horas por dia e vivem dentro de um sistema de crédito social implantado pelo governo. É um sistema de pontos onde as pessoas ganham ou perdem benefícios de acordo com o seu comportamento. Se você fala mal do governo ou atravessa uma rua fora da faixa de segurança, se compra uma certa quantidade de bebida alcoólica no mercado, perde pontos. Pessoas com pontualção baixa, não podem matricular seus filhos em boas escolas, não pode viajar ou sequer alugar uma casa. Não vou me alongar neste assunto, pois há na internet um bom conteúdo sobre este tema. Se quiser conhecer mais a respeito, assista o vídeo abaixo.

 

Ao contrário do que você possa acreditar, esta tecnologia está se expandindo por vários países, inclusive o Brasil. Os governos alegam que o uso desta tecnologia irá trazer mais segurança. Será mesmo? Ou estamos diante de mais um cavalo de Tróia?

A tecnologia é integrada inclusive com as redes sociais.

 

Sistemas de reconhecimento facial crescem no Brasil

PSL busca sistema de reconhecimento facial na China

Câmeras de reconhecimento facial testadas no carnaval

 

O canal Desperte do Thiago Lima postou um excelente vídeo sobre o assunto. Recomendo que você assista. A opinião dele fecha com a deste que vos escreve.

 

Veja como a mídia divulga o aplicativo em larga escala

 

APP que envelhece na mídia

APP que envelhece na mídia

 

Acredito que, em um futuro muito, mas muito próximo toda a humanidade estará sob total controle. Governos e corporações saberão onde vamos, o que compramos, com que nos relacionamos por meio da inteligência artificial. O dinheiro em papel acabará, o que facilitará o total controle sobre o que consumimos. 

Um futuro incerto

O futuro da humanidade diante de toda esta tecnologia é incerto. Cabe à nós resistirmos o quanto pudermos, fugindo de armadilhas como esta. Lembre-se de que o destino da boiada é um só.

 

Édson de Oliveira - Webmaster do Arquivo