CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Projeto Holodeck visa tornar jogos de Star Trek uma realidade

holo topo1Por Wesley Yin-Poole Publicado em 23 de julho de 2012 - Usando um Rift Oculus, o PlayStation Move e o Hyrdra Razer, uma equipe da Universidade do Sul da Califórnia está tentando fazer o Holodeck de Star Trek uma realidade virtual. Projeto Holodeck visa a criação de uma plataforma totalmente imersiva de 360 graus de realidade virtual de uma forma acessível ao consumidor de jogos. Ele junta monitores de movimentos de cabeça, de corpo e acionamento de botões com a locomoção de veículos e locomoção local (movimentar-se no local para executar). Este, segundo a equipe, significa que os jogadores podem se mover em torno de um espaço pessoal "micro" enquanto se move em torno de um "macro" espaço maior. Projeto Holodeck usa o fone de ouvido Rift Oculus na cabeça com feedback de vídeo, ...

o PlayStation rastreia os movimentos de cabeça e a Razer Hydra rastreia os movimentos de corpo. O Rift Oculus, apoiado pelo lendário programador John Carmack, usa duas lentes para amplificar uma tela de resolução 1280x800 em dois oculos. O jogador recebe uma imagem em 3D estereoscópica com um campo de 90 graus de visão horizontal e um campo de 105 graus de visão vertical. Seus fabricantes dizem que coloca a Sony HMz-T1 "no chinelo". "Isto não é como assistir a uma televisão flutuante - este é verdadeira imersão em um mundo virtual com a visão periférica simulada".

Projeto Holodeck em ação

O PlayStation Move fornece os dados de rastreamento de cabeça para o Rift Oculus, e utiliza o controlador de movimento para criar um espaço de jogo grande. E a Sixense Razer Hydra é usado para o rastreamento de seis eixos precisas e o sistema tmabem usa botões e sticks analógicos. "Embora o Holodeck vai rastrear partes de seu corpo, suas mãos são ainda o seu sistema de entrada mais importante e que deve ser monitorado com rapidez e precisão", explicou a equipe. Há ainda haptic feedback, na forma de ventiladores ligados ao servidor do jogo. Estes são projetados para simular o vento soprando no seu cabelo como você pilota um veículo.

Um jogo de vídeo foi construído utilizando o motor principal da Unidade de jogo para mostrar o que o Projeto Holodeck pode fazer. É chamado Céus selvagens, um jogo no estilo Skies of Arcadia em que dois jogadores trabalham juntos para pilotar uma aeronave. Para virar o navio você pega o leme com ambas as mãos e executa um movimento de um lado para o outro. Você tem armas, incluindo pistolas e espadas, que são equipados usando uma combinação de gestos e toques em botões. A equipe da University of Southern California ainda está desenvolvendo essa tecnologia emergente ainda teremos muito o que ver. "Nós vemos o projeto Holodeck como mais uma experiência na área de arcade, porque o espaço necessário é maior do que a média de espaço disponível na casa de um consumidor", disse o produtor James Iliff Estrada para Realidade Virtual .

"Pretendemos levar isso para exposições e festivais como Indiecade, Maker Faire, IGF, e outros, bem como as nossas próprias vitrines locais em Los Angeles, como um primeiro movimento, Dia de Demonstrações, outros mundos, etc, poderíamos potencialmente licenciar nossa plataforma de software se quiséssemos, e podemos colocar junto kits com nosso próprio hardware personalizado, mas a longo prazo, também queremos atingir usuários domésticos com um sistema mais simples que pode caber confortavelmente na sala de estar. "Nós estamos conversando com vários grandes nomes da indústria, incluindo a Microsoft e a Disney Imagineering, e há uma série de direções diferentes que podemos ir com ele - todos igualmente emocionantes"


Fonte: http://www.ffesp.com