CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Madeira Plástica

Madeira plasticaMadeira plástica (ou mais corretamente compósito de plástico-madeira) a depender das cargas que lhe são adicionadas é um material composto produto de reciclo de polímeros, inclusive do lixo, em especial o polietileno de alta densidade adicionado de outros materiais, tais como serragem de madeira, carbonato de cálcio, caulim, pigmentos e plastificante, além de algum teor se conveniente de polietileno de baixa densidade, e conforme novas tecnologias, poliestireno, conforme as propriedades finais de resistência a flexão, compressão, rigidez ou flexibilidade que sejam desejadas. Nasce e desenvolve-se como produto da preocupação com a responsabilidade com o meio ambiente, com o crescimento da reciclagem de materiais, visando substituir madeira em diversos fins (objetos externos, expostos à intempéries, ou internos, sob umidade alta), como bancos de praça, instalações para lixo, cobertura de pontes, escadas, corrimãos, guardas de sacadas, estrados ...

para a criação de animais na pecuária, como os porcos, decks de piscinas e outros, dormentes de trilhos de trens e metrôs e pallets para transporte e armazenamento de mercadorias, ou mesmo o ferro fundido em aplicações urbanas e sanitárias, como tampas de instalações subterrâneas, "bocas de lobo" de esgotos pluviais. Pode ainda ser usado para móveis escolares, construções diversas na indústria onde substitua adequadamente a madeira ou metal.

Propriedades

Apresenta vantagens em relação a determinadas propriedades da madeira (e inclusive de metais), independendo nestas inclusive o cargueamento, que lhe confere outras propriedades específicas.

Resistente à corrosão, podendo ser exposta a sol, chuva, poeira, manter contato com o solo.

É imune à pragas, como cupins, insetos e roedores; não mofa, não cria fungos e não absorve umidade.

Não forma farpas, não racha, nem empena pelo secamento ou envelhecimento.

Não necessita ser pintada, é pigmentada com diversos tipos de pigmentos e materiais corantes em diversas cores e texturas adequadas a diversas aplicações..

Visualmente, pode ser identica a madeira convencional

Substitui madeiras raras (Maçaranduba) em determinadas aplicações.

Tem uma durabilidade de aproximadamente 50 anos.

Quanto a praticidade de seu uso e aplicações, temos:

Livre de manutenção e pintura

Aplicação com ferramentas da madeira

Maior agarre a pregos e parafusos, não apresentando, por exemplo, as rachaduras quando nela penetram pregos ou parafusos, pois não possui uma orientação de "fibras" como da madeira.

Limpeza feita com água e sabão.


Mais durável, madeira plástica evita derrubada de árvores

madeira deck


Menos 180 mil árvores derrubadas em seis anos, devido à produção de uma única fábrica. Esta é a matemática que rege um novo setor que está crescendo cada vez mais no Brasil. Eles demonstram que para ter imóveis de qualidade não é necessário desmatar um bem tão precioso como as árvores. A solução? Madeira plástica.

Bem semelhante à natural, as vantagens de adquirir este tipo de material vão além dos benefícios causados pelo simples fato de poupar árvores. Resistente ao sol, frio e maresia, a madeira plástica tem, em média, meio século de vida. E são 50 anos com muito pouco desgaste, uma vez que o material é impermeável, fácil de limpar, manusear, já vem envernizado, não dá cupim, mofo nem apodrece.

Se na hora do consumo a madeira plástica possui vantagens em relação a convencional, a fabricação do material não deixa a desejar. Em geral, a madeira é composta por uma combinação de plástico reciclável e algum outro material, como o pigmento e compostos químicos, ou ainda fibras vegetais. São quatro tipos de composições possíveis, conforme a porcentagem de madeira, PVC, polietileno e fibras usados na mistura. E já há fábricas que dispensam a utilização de água na produção.

Assim, uma mesa de madeira plástica pode muito bem ter sido um frasco de xampu e casca do coco em sua “vida passada”. Ponto para o meio ambiente, pois, além de preservar árvores em pé, retira de circulação embalagens plásticas prejudiciais ao ecossistema e reaproveita materiais que teriam o lixo como destino.

Mercado

Madeira plastica Arquitetura ativa

Apesar das vantagens, a indústria de madeira plástica ainda é tímida no País. Desconhecida e com menos de uma década de vida, o setor continua a ser liderado, com folga, pela madeira convencional. Mas segue em expansão. Pioneira no Brasil, a empresa Ecoblock viu sua produção pular de 150 para 500 toneladas mensais desde que começou, há oito anos.

O valor é um pouco mais elevado do que a madeira natural, em média 30%. No entanto, em algumas regiões, o custo chega a ser comparável com o da madeira de lei, garante a consultora da empresa Ecoblock, Gabriela Borges. Além disso, pagar mais no momento da compra pode significar economia a longo prazo, uma vez que o material praticamente não exige manutenção.

De acordo com Gabriela, a sustentabilidade do produto agrega valor, mas não é o fator principal para os consumidores optarem pela alternativa. “Em geral, os clientes compram por ser mais durável”, afirma.

Contudo, ela conta ainda que a preocupação com meio ambiente é uma marca do setor. “O que para os outros é lixo, para a gente é matéria-prima. Mas o Brasil ainda não tem uma mentalidade da reciclagem”, lamenta.


Qualidade e usos da madeira plástica


A madeira plástica já vem sendo produzida desde 2004 e, ainda assim, é pouco divulgada. Trata-se de um material muito útil, proveniente da reciclagem de materiais plásticos. Substitui a madeira comum em diversas aplicações, evita a derrubada de árvores e ainda auxilia na reciclagem de resíduos. A madeira plástica assemelha-se a tábuas de madeira natural vegetal, é produzida em diversas cores e pode ser utilizada em toda construção; são fabricadas batentes de portas, assoalhos, tábuas para paredes, pallets, móveis de jardim, lixeiras, bancos, decks, piers, mourões, cercas, etc. O material é excelente para o uso externo, devido à boa resistência à intempéries.

Os vários tipos de plástico são processados e pigmentados para chegar a um novo material sólido. Pode ser pregada, parafusada, rebitada ou colada, compatível para qualquer tipo de ambiente, internos ou externos. A madeira plástica não absorve quase nada de umidade, a durabilidade e resistência são talvez até maiores do que a madeira natural vegetal. É resistente ao sol, corrosão, chuva, poeira e pode ser mantida em contato permanente com o solo. É também imune a pragas, não mofa e não cria fungos. Na questão de segurança, a madeira plástica é indicada por não soltar farpas ou ter rachaduras.


Madeira Plástica é a saída para reciclagem da grande quantidade de plástico existente

madeira - Jorge 1


Por Eloir Perdigão - O mecânico Jorge Comba, que tem uma indústria mecânica em Conselheiro Paulino, a RC Tec (www.rc-tec.blogspot.com), é conhecido por dar solução e tornar realidade qualquer ideia ou projeto. O principal produto da empresa (já mostrado em uma reportagem deste jornal) são as máquinas de pultrusão, que produzem o material chamado pultrudado, que pesa um quarto do aço e tem a mesma resistência do ferro, com a vantagem de não enferrujar, muito usado nas plataformas de petróleo. Usando a simplicidade acima de tudo, Comba, entre outros projetos, defende a madeira plástica, isso mesmo, um material assim chamado por ser resultante da reciclagem de todo tipo de plástico. E, como qualquer tipo de madeira, pode ser usada para fabricação de móveis, construção de grades e cercas, entre outras tantas aplicações. Numa época em que causa polêmica a proibição das sacolas plásticas e quando o presidente sanciona a nova lei de reciclagem, o processo de produção da madeira plástica parece que vem a calhar. Uma boa sugestão em defesa do meio ambiente.

Jorge Comba chama a atenção para a necessidade atual da reciclagem de plástico. Acima de tudo, ela é viável, embora seja feita em pouca escala em relação ao que existe no meio ambiente. Mas a tecnologia da reciclagem é complexa e, para reaproveitamento industrial do plástico, ele precisa ser separado, o que é uma grande dificuldade. Para essa separação, é necessário alguém que conheça profundamente de plástico. “O pet é um material, polietileno é outro, o PVC, e se estiverem misturados não há como serem aproveitados”, frisa Comba.

madeira - Jorge 2

MADEIRA PLÁSTICA – Por isso surgiu a chamada madeira plástica, material resultante da moagem de todo o material plástico. Esta, segundo o mecânico, foi a saída encontrada para a reciclagem se tornar mais viável. Várias empresas hoje em dia produzem a madeira plástica. Apresentando um pedaço de madeira plástica, Jorge Comba diz que em sua indústria mecânica são fabricados os equipamentos capazes de produzir a madeira plástica. Tudo é feito através de um processo de trituração, adição de resina e outros materiais, secagem, entre outros detalhes para formar a madeira plástica.

Comba cita que atualmente a madeira plástica é utilizada para os mais diversos fins, como construção de decks, carrocerias de caminhões, móveis, bancos de praça, entre outros, com a vantagem de não dar cupim ou broca, sem lascas e ser resistente ao tempo. Ele lamenta a falta de conhecimento deste e de outros produtos no Brasil, até os desenvolvidos em sua empresa, como o pultrudado (citado no início desta matéria), bem como o processo de sua produção, a pultrusão.

Quem olha o pedaço de madeira plástica apresentado por Jorge Comba não difere o material da madeira comum. Ali tem para-choque de carros, cadeiras e sacolas plásticas, enfim, todo tipo de plástico. “É uma forma de utilizar esse material”, afirma. A Marinha, por exemplo, já o utiliza para convés de navio, as prefeituras estão comprando para fazer banco de praça, está sendo utilizado para fazer casa, portão, réguas, móveis. E a tendência é a utilização cada vez maior da madeira plástica, pois significa menos matéria prima extraída da natureza.

madeira - jorge 3

Segundo Comba, no Brasil a consciência da reciclagem do plástico ainda está engatinhando, mas no exterior já se encontra avançada. Ele cita o exemplo dos chineses, que estão indo ao Japão desaterrar aterros sanitários, feitos há anos, para retirar plástico. No exterior são realizadas feiras somente abordando reciclagem e já começam a atrair a atenção de empresários brasileiros. O próprio Jorge Comba tem trocado ideias com amigos seus. Ele crê que em cinco anos haverá um grande boom da reciclagem, podendo a madeira plástica ser encontrada até nas lojas para comprar.

UM GRANDE NEGÓCIO - Mas Comba cobra incentivo do governo para esse processo, porque desenvolvê-lo com os próprios recursos de cada um é difícil. “Hoje o Ministério da Ciência e Tecnologia deveria estar olhando um pouco mais para as empresas, porque todo financiamento do governo, tudo que se queira produzir, que se invente para a Petrobras ou qualquer órgão do governo tem que passar pela universidade. Aí é que está o erro, pois quem desenvolve é a indústria, somos nós que descobrimos. E se leva para a universidade para quê? Para arrumar um parceiro que vai tirar dinheiro do Finep, conseguir financiamento e nós mesmos não vemos nada. Acontece comigo isso”.

Além de incentivo do governo, segundo Comba é preciso que os empresários despertem para este grande negócio. “A tecnologia já está dominada. É preciso investimento”, diz. O primeiro passo pode ser procurá-lo, e ele mostrará o caminho.


Fonte: http://pt.wikipedia.org
          http://www.ecodesenvolvimento.org
          http://compromissoconsciente.blogspot.com.br
          http://www.institutoninarosa.org.br