CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A praga do email marketing

spamTodos os dias pela manhã, quando acesso meu e-mail, me deparo com dezenas de mensagens indesejadas. É uma verdadeira praga eletrônica que a cada dia aumenta mais e mais. São os emails marketing, também conhecidos como spam. Em sua maioria, estas mensagem trazem um link para descadastrar o e-mail, evitando que se recebam novas mensagens do mesmo remetente. Bom, eu já perdi um tempo precioso usando o dito link de remoção, mas de nada adianta. Apenas consigo diminuir esta praga por alguns dias, mas depois o volume destas mensagens volta a ser grande novamente. Muitas empresas oferecem ferramentas para envio de emails em massa, vendendo a idéia de que é um recurso importante e essencial para divulgação de uma empresa e seus produtos e/ou serviços. Será mesmo? Esta prática pode jogar a favor ou contra a imagem de uma empresa?

Não vou me aprofundar neste post sobre regulamentação desta prática. Estou apenas expressando minha opinião pessoal e, acredito que a de muita gente.

Ok, mas eu quero divulgar o meu produto!

Existem outras formas para divulgar seu negócio na Internet. Um site bem construído e otimizado para melhorar a indexação pelos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing e etc.) é um bom começo.

Outro recurso é fazer uso de sistemas de links patrocinados, como o AdSense do Google. O Yahoo e o Bing também possuem programas de links patrocinados. Você gasta pouco e pode gerenciar toda sua campanha.

Busque também a possibilidade de publicar banners em blogs ou sites que tenham conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço. É claro que estes sites devem ter um bom volume de acessos para valer a pena.

As redes sociais a seu favor

Ter uma página da empresa no Facebook e uma conta no Twitter podem ser uma ótima forma de divulgar seu negócio.

Você pode pensar: "ah, mas eu não gosto e não tenho tempo de ficar postando nas redes sociais". É um pensamento errado. se não tiver tempo, ou não gostar, arrume alguém que possa. Eu já conheci parceiros e fechei trabalhos com clientes pelo Twitter. Saiba que hoje existem até mesmo profissionais especializados em cuidar da imagem da empresa nestas redes.

Esteja pronto para reclamações, pois como diz o ditado, "quem está na chuva é para se molhar". Não ignore reclamações que possam ser feitas de sua empresa nas redes sociais. Responda a todas elas tentando solucionar o problema.

Mas eu faço questão de usar email marketing

Bom, se você não abre mão e acha que enviar email com propaganda é uma boa, procure ser mais sensato. Envie e-mail com intervalos de tempo maiores. Um e-mail a cada 30 dias, por exemplo e mantenha sempre um link para que a pessoa que receber a mensagem possa se descadastrar de sua lista. Certifique-se de que o sistema de descadastramento funciona.

Deixo aqui uma postagem que achei bem interessante, publicada no site do Jornal do Comércio de Porto Alegre: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=71220.

Você gosta de abrir seu email e receber dezenas de mensagens com propaganda? Se sim, então você é uma excessão. Se não gosta, pense nisso antes de enviar aos seus clientes.

Édson de Oliveira  - Desenvolvedor Web
Proprietário da  IWeb - www.iweb.adm.br  e webmaster do Arquivo