CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Notebook, Netbook, Ultrabook e Tablet - Parte 3


tablet1TABLET - Por Ubiratan Cunha, 15/02/2012 - O que é um tablet? O que faz um tablet? Apesar destas perguntas parecerem muito básicas para muitos, ainda existe bastante gente que não entende exatamente como esses aparelhos funcionam e para o que são utilizados. Como a idéia do Mochileiro Digital é te ajudar a entender melhor a tecnologia, decidi escrever este artigo para dar uma mãozinha para o pessoal que ainda está perdido no assunto. Se este é seu caso, não se preocupe, ao final do artigo você saberá tudo sobre tablets e quem sabe até considere a possibilidade de adquirir uma!

 

O que exatamente é um tablet? Para que ele serve?


Os tablets são dispositivos portáteis que servem para:

acessar a internet,
acessar as redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin etc)
visualizar e editar textos e planilhas,
jogar,
tirar fotos,
assistir vídeos,
ouvir músicas,
ler livros digitais (e-books)
e muito mais.
Quando coloquei minhas mãos em uma tablet pela primeira vez, na metade de 2010, tive uma sensação muito clara de estar utilizando um iPod grande, e se você já mexeu em um iPod, tenha certeza que a maior diferença dele para um iPad está nas dimensões. Mas em linhas gerais, a idéia é a mesma.

Quais são as principais diferença entre os modelos de tablets?


Uma das características mais marcantes das tablets é a tela sensível ao toque dos dedos. Geralmente as dimensões dessa tela variam entre 7 e 10 polegadas. E mesmo não apresentando diferenças visíveis, existem dois tipos. São elas:

Tela Capacitiva
Tela Resistiva
O primeiro tipo apresenta muito mais sensibilidade ao toque e portanto uma melhor resposta. Se seu bolso permitir opte pela primeira pois a diferença é muito grande. A tela capacitiva é encontrada nas melhores marcas como, Samsung, Apple, Motorola e etc.

A outra grande diferença entre os modelos disponíveis no mercado, está no sistema operacional, sendo que hoje existem basicamente 3 sistemas. São eles:

IOS (sistema da Apple utilizado no iPad, iPod e Apple TV)
Android (sistema do Google, utilizado na maioria das tablets “não Apple”)
Windows (sistema novo que aparece como mais uma alternativa para o futuro, porque está disponível para um número muito pequeno de aparelhos)
Dos 3, o sistema da Apple, por ser o mais antigo, também é o mais maduro. O Android apesar de mais novo está cada vez melhor e não fica muito atrás no que se refere a facilidade de uso e recursos. E por fim, o sistema mais novo e mais “verde” é o da Microsoft.

Qual a capacidade deste aparelho? Ele é tão potente quanto um PC?


Pode-se dizer que as tablets apresentam mais capacidade e recursos do que os Smartphones (como iPhone, Galaxy e outros celulares), entretanto são menos potentes do que os computadores pessoais como os desktops e notebooks.

Os processadores assim como a capacidade de armazenamento são bem menores que em um computador tradicional. Portanto não espere rodar programas mais robustos como um Photoshop, Illustrator ou outros programas de edição de áudio e vídeo. Esse dispositivo não foi desenhado para este tipo de uso.

Vou poder abrir meus documentos e planilhas nele?


Para visualizar suas planilhas e documentos em Word, será necessário adquirir softwares específicos para a sua tablet. Esses programas são vendidos nas lojas online que acompanham esses aparelhos (Apple App Store no iPad e Android Marketplace nas demais marcas, ou ainda algumas lojas específicas criadas pelos próprios fabricantes das tablets). Os preços variam entre 10 a 15 dólares. Nada muito caro se comparado ao que pagamos no pacote Office utilizado no PC.

Como funcionam as lojas de aplicativos?


Tanto aparelhos com Android, como aparelhos com o sistema IOS da Apple, possuem lojas online para compra de aplicativos. Para utilizá-las será necessário possuir um cartão de crédito que será associado a sua conta na respectiva “store”.

Em linhas gerais ambas as lojas possuem diversos aplicativos gratuitos assim como pagos. Na Android Market existem muito mais aplicativos gratuitos do que na loja da Apple, mas em compensação, os pagos são em média mais caros do que os da concorrente.

Independente de qual delas você venha a utilizar, você verá que os principais apps (como planilhas, documentos, jogos e etc) são iguais em ambas.

Vale a pena comprar uma tablet ou um netbook?

tablet2
 

Essa é uma boa questão. E a resposta é depende. Costumo pensar o seguinte: “Quanto tempo passarei realizando determinada tarefa no aparelho?”. Se a reposta for: “Muitas horas”, eu te aconselho a optar por um netbook. Afinal de contas, utilizar um teclado para digitar grandes quantidades de informações é muito mais confortável.

Para quem está fazendo uma faculdade à distância por exemplo, onde é necessário fazer trabalhos de escola, pesquisas e outras coisas que demandam mais tempo, o netbook resolve melhor.

Entretanto, se o tipo de atividade no dispositivo for mais rápida, como: fazer uma apresentação comercial, revisar planilhas, ler emails do trabalho, acessar o Facebook, então uma tablet é uma boa pedida. Afinal de contas é mais leve e fácil de transportar.

Quais são os principais modelos do mercado?


Os principais modelos disponíveis no mercado são:

iPad – da Apple
Galaxy Tab – da Samsung
Motorola XOOM
Kindle Fire – da Amazon
Esses aparelhos são os que chamamos de “primeira linha”. São os mais caros e também os de maior renome. Temos também os modelos do segundo escalão, que podem custar até um terço do valor de uma iPad, por exemplo. Mas é bom pesquisar bem antes de comprar para o barato não sair caro.


Quero um tablet! Mas eu preciso de um?



Por Rafaela Pozebon, 2011 - Hoje em dia muito escutamos falar sobre os famosos tablets. Quando eles chegaram ao Brasil, pessoas e mais pessoas estavam aglomeradas a espera nas lojas para adquirir o seu exemplar. Mas afinal, o que é um tablet, o que realmente podemos fazer com ele, será que preciso de um? Neste artigo responderemos todas as perguntas, então, se você é mais uma pessoa que está na dúvida, não deve deixar de ler até o fim. A venda de tablets é recente, começou no ano de 2010, mas é uma grande promessa para os próximos anos. O tablet, para quem não conhece ainda, é uma espécie de computador em formato de prancheta eletrônica, não possui teclado físico, apenas uma tela sensível ao toque. Os tablets, no geral, são usados para acessar a internet e assim navegar na web, acessar os e-mails, enfim, fazer tudo que é possível fazer com um computador. Também é possível utilizar o tablet  para edição de textos simples, ver vídeos, fotos e ouvir músicas.

Os aplicativos para tablets também são muito requisitados pelos usuários. Através deles é possível acessar notícias, redes sociais ( com uma interface apropriada para tablet) e todas as páginas disponíveis na web. Existem também aplicativos para todos os gostos e funções, como simuladores de instrumentos musicais, jogos, programas de aprendizagem de diversas matérias, enfim, vários tipos.

Para as pessoas que estão entusiasmadas em adquirir um tablet, precisam ter um pouco de cuidado. Apesar de ter inúmeras vantagens ele não pode ser visto como um computador normal ou um notebook, existem coisas que não poderão ser feitas em um tablet, como edição de textos longos, execução de trabalhos em softwares pesados, ele possui um limite de espaço que não pode ser alterado, entre outras coisas. Acompanhe abaixo algumas vantagens e desvantagens dos tablets:

VANTAGENS


O peso de um tablet é muito menos que um notebook ou mesmo livros;
Ele ocupa menos espaço;
Com o tablet é possível acessar planilhas, documentos, imagens, internet, entre outros, sem carregar o peso de um notebook;
Ótimo para estudantes que precisam fazer anotações breves e ter acesso a muitos livros em um só lugar;
Excelente para fazer desenhos e gravuras diretamente na tela;
Ótimo para manter-se sempre conectado á internet.

DESVANTAGENS


Não possui leitor de CD ou DVD;
Nem todos os aplicativos são gratuitos;
Possui limite de espaço, não podendo ser modificado;
Não é possível realizar tarefas em softwares pesados;
As leituras acabam sendo cansativas em virtude da tela pequena.

De acordo com uma pesquisa que o Google realizou com 1.400 pessoas sobre os hábitos de utilização dos tablets, os resultados mostraram que a maioria dos entrevistados, somando 84%, utiliza o gadget para jogar; em segundo lugar para procurar informações, com 78%, e em seguida, com 76%, acessar os e-mails. Ler notícias é a quarta atividade entre os entrevistados, com 61%, e ler livros eletrônicos, os e-books, é a sétima atividade com apenas 41%.

Como vimos acima, existem várias vantagens de ter um tablet, porém, existem desvantagens que não podem passar despercebidas. Acredito que, um tablet é muito bom para quem já possui um computador convencional ou mesmo um notebook, pois, por ocupar menos espaço, ter menos peso, é possível carrega o tablet para qualquer lugar, e assim, ficar sempre com algum dispositivo móvel com conexão via internet, caso necessário. Também é possível passar o tempo jogando, acessando dispositivos, lendo livros, acessando e-mails, trocando informações, escutando música, enfim, atividades rotineiras.

Para tanto, quem não possui um notebook ou um computador, não recomendo ter apenas um tablet para executar todos os trabalhos. Pois como vimos, ele não é apropriado para atividades pesadas, assim, trabalhos de grande porte não poderão ser feitos em um tablet. No entanto, se o único objetivo for os listados acima, o tablet é de grande valor.





Fonte: http://pt.wikipedia.org
http://www.infowester.com
http://tecnologia.uol.com.br
http://shopping.uol.com.br
http://canaltech.com.br
http://www.tudolink.com
http://almalivre.wordpress.com
Portal G1
http://cio.uol.com.br
http://pcworld.uol.com.br/
http://www.oficinadanet.com.br
http://www.seunotebook.com
http://www.mochileirodigital.com.br