CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Moto voadora ao estilo Guerra das Estrelas paira no deserto de Mojave

moto_Aeronave-AerofexAgosto 2012 - Os seguidores da saga “Guerra das Estrelas” lembrar-se-ão certeza da icónica perseguição de speederbikes, ao longo da floresta de Endor, em “O Retorno de Jedi”. Essas motos voadoras, até então ficção, tornam-se realidade graças a um grupo de investigação da Aerofex na Califórnia. O veículo não usa dispositivos anti-gravidade, obviamente, mas é baseado em potentes ventiladores e um sistema de controle patenteado pela empresa que permite uma fácil operação por qualquer iniciante. Através da dinâmica de funcionamento de um helicóptero, é possível ao veículo impulsionar-se do chão e planar sobre qualquer superfície. O primeiro voo de teste ocorreu em 2008, tendo terminado mal para o veículo, que acabou em chamas. Após o acidente, ...

os investigadores passaram os anos seguintes a melhorar o motociclo voador, tendo finalmente alcançado a estabilidade necessária, para que uma pessoa o possa conduzir sem se despenhar, enquanto este executa curvas apertadas e paira no mesmo lugar. Segundo os investigadores da Aerofex, a nova versão aperfeiçoada desta hoverbike é capaz de voar mais de 4,5 metros de altura e atingir velocidades de aproximadamente 50 km/h. Ao contrário de veículos protótipos anteriores, este é realmente capaz de pairar e voar. Mas isso é apenas o começo a ideia deles é que o veiculo consiga se locomover a velocidades muito maiores e com uma altitude bem superior, esse tipo de projeto de motos voadoras ja existem desde a década de 60 e aparentemente todos tinham o mesmo problema, a moto tinha tendencia de virar de cabeça pra baixo, mas parece que isso também foi resolvido.

Problemas de estabilidade resolvidos

moto_aeroflex


A Aeroflex, uma empresa Californiana resolveu os problemas de estabilidade com um sistema mecânico controlado por duas barras à altura do joelho que permite ao piloto controlar a mota usando movimentos naturais e de equilíbrio.Estes controlos intuitivos acabam por ser inovadores no sentido que se torna quase intuitivo o controlo do aparelho, não sendo necessária uma formação extensa na pilotagem do mesmo, e tudo acontece de forma mecânica, sem electrónica ou inteligências artificiais. Basicamente, e de forma simplista, os três eixos de movimento do aparelho equilibram-se com o equilibrar do piloto em cima do aparelho. Para o aparelho se manter estável o piloto só tem de fazer os movimentos naturais que necessita para se manter ele p´roprio equilibrado.

De acordo com Mark Roche, um engenheiro aeroespacial e fundador da Aerofex: “Nós criamos um novo sistema de controle mecânico que é capaz de capturar as traduções entre os eixos como o equilíbrio enquanto ativa os controles aerodinâmicos necessários para neutralizar o movimento”. Assim, o piloto deve unicamente inclinar-se e equilibrar-se naturalmente da mesma forma que faria se estivesse andando de moto ou de bicicleta, instintivamente.

A má notícia é que a moto no momento não será comercializada para o público. A Aerofex quer vender o veículo para uso militar, que serão os primeiros a desfrutar da tecnologia. A empresa garante que pode ser usada para trabalho pesado em terrenos acidentados, sem ter que se preocupar com rodas. Uma das idéias também é o uso na agricultura como cavalos voadores que planam sobre o terreno sem o danificar, ou então como ferramenta de salvamento e socorro em terrenos acidentados. Este aparelho pode igualmente ser usado pelo exército para transporte de munições ou alimentos para zonas de espaço reduzido. No fundo trata-se de um UAV idêntico aos que o exército tem vindo a desenvolver, mas numa escala tal que pode transportar cargas pesadas.

É certo que o voo destes drones não deveria ser tão eficiente como o dos helicópteros, e isso devido às laminas dos rotores mais curtas , mas poderiam aceder a locais mais apertados que os helicópteros não atingem.


Fonte: http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2012
http://www.tecnologiasdeultimogrito.com
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