CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Técnica inovadora para as investigações forenses: Reidratação de cadáveres - Parte 2

reidra27O hidróxido de sódio é um composto inorgânico prontamente disponível. Talvez você o conheça com água sanitária. Ironicamente, criminosos estão utilizando o hidróxido de sódio não para revelar provas, mas para destruí-las. Talves o caso mais notório seja o de Santiago Meza Lopez, conhecido como "O Sopeiro". Em 2009, Meza Lopez admitiu ter se desfeito dos corpos de pelo menos 300 rivais de gangues em cubas cheias de água sanitária. O hidróxido de sódio talvez faça mesmo parte do trabalho do Dr Cardenas, mas por enquanto só podemos especular.

Dr Anderson: "Reidratar um cadáver inteiro não faria sentido algum a não ser que se estivesse procurando por tatuagens, verrugas ou cicatrizes, e há uma razão par que não se faça isso. O Hidróxido de sódio é muito cáustico, mas antes de corroer o tecido, faz com que ele fique mais maleável. Se não monitorarmos a pele a cada seis horas, ou a cada um ou dois dias, eventualmente aquele hidróxido de sódio vai ultrapassar a pele, e consequentemente o osso."

Informado que um pesquisador da cidade de Juarez fazia submersões completas de cadáveres ele disse : "Em hidróxido de sódio? Ou outra coisa? Bem, eu estaria muito interessado em ver uma fotografia de como o corpo fica depois de reidratado."

reidra28

reidra29

reidra30
24 horas de submersão

Dr. Cardenas: "Ele ja ficou submerso na solução por 24 horas. O rosto começa a ganhar volume e podemos ver volume e a forma do nariz, a forma dos lábios e um pouco das bochechas. As mãos começam a ganhar flexibilidade e a aparência esta mudando também. Como o corpo tende a flutuar temos que girá-lo periodicamente. Faço isso a cada oito ou 12 horas. Ainda é muito cedo para esperar que tenham acontecido mudanças significativas, provavelmente em 48 ou 72 horas ja vai ter mudado bastante. Em todos os corpos, o rosto reagem muito rápido. Em dois ou trÊs dias a pele do rosto está mais sensível."

reidra31

reidra32
48 horas de submersão

Dr Cardenas: "As mãos são as que mais demoram. Muito provavelmente porque ele fazia trabalho pesado com as mãos e desenvolveu muitos calos, tecidos queratinizados e é isso que dificulta. Suas mãos precisam de um pouco mais de tempo, talvez um dia ou dois, para estarem em perfeita condição para recuperar bem a ponta dos dedos para então tirarmos as digitais. Inclusive acho que vamos conseguir ver bem as lesões que provocaram a morte. Eu não consigo acreditar que não se faça isso em outra parte do mundo. Eu nao consigo acreditar que este trabalo não esteja sendo feito em outro lugar. Acho que alguém por ai esta fazendo isso, mas talvez não tenha tido a projeção que isso teve em Juarez. E, se não esta sendo feito em outras partes do mundo, não é porque não querem, que eles descobrem quão facil é e poderiam dizer "poderia ter feito isso". E é verdade, qualquer um poderia ter feito isso."

reidra33

Para nos mostrar porque faz o que faz, Cardenas nos levou ao deserto. Indo para o sul de Juarez. Um desvio que leva ao Panteão San Rafael. A uma área extensa conhecida como Vala Comum. Onde se sepultam os corpos de pessoas não idetificadas. Cada um em uma fossa, dentro de uma sacola plástica não-biodegradável com uma placa de material que não se oxida onde gravaram os números que se veem nas placas que dizem SIEC, que significa um sistem de entrada e saída de cadáveres. É um sistema computacional que possui um registro dos cadáveres que chegam e saem do SEMEFO. E os que tem essas marcas, são cadáveres enterrados recentemente, que serão numerados desta maneira.

reidra34

Enquanto andávamos pelas ruelas, o médico apontava cruzes anônimas e monumentos pessoais. Quandoum corpo aqui é identificado a família pode então preparar um enterro ao seu ente querido.

reidra35

Dr Cardenas: "Quando vejo todas essas pessoas enterradas aqui sem identificação, fico motivado e inspirado a trabalhar mais. Além de ajudar a familia a identificar os corpos, eles podem fazer um velório com caisão aberto, que é muito importante para muita gente, poder se despedir de seus familiares. Se eles recebem um corpo putrefato ou mumificado, os familiares não conseguirão vê-lo e muitas vezes, por não conseguirem ver, ou ver e nao identificar, ficam na dúvida se aquele é relamente seu familiar. Ao reidratá-lo podem levá-lo a uma funerária, que pode vesti-lo e maquiá-lo e pentea-lo, e eles podem fazer um velório com caixão aberto, como se ele tivesse morrido em boas condições."

reidra36

reidra37
72 horas de submersão

Dr Cardenas: "Está a 72horas na solução. O rosto esta muito mais claro, esta mudando, a cor esta voltando e as mãos ainda estão muito duras, mais ainda podemos abri-las um pouco."

reidra38

Não é só a pele e o rosto que parecem estar voltando a vida. Descobrimos uma tatuagem.

reidra39

Dr. Cardenas: "Estou despelando a epiderme. A parte marrom não é um filme que foi depositado na pele desde que o corpo foi colocado na jacuzzi. É a pele que esta saindo. A perna também tem mais tatuagens."

reidra40

reidra41

reidra42

reidra43

reidra44

reidra45

reidra46

reidra47

reidra48

reidra49

reidra50
120 horas de submersão

Nosso cadáver esta submerso ha cinco dias. E chegou a hora de tirá-lo da jacuzzi do médico.

Dr Cardenas: "Sempre tiramos uma série de fotos de todas as características do corpo, e de todas as coisas que encontramos. O aspecto da pele, dos lábios, do nariz, do queixo, o rosto mudou muito. A testa, essa é uma ferida provavelmente provocada pelo acidente. Ele morreu deois de ter sido atropelado. Há uma equimose por causa de uma fratura no cotovelo. Isso nos indica que ele não morreu instantaneamente ao ser atropelado. Se ele tivesse morrido rapidamente nao teria produzido essa equimose, mesmo que a fratura estivesse muito grande. No outro braço podemos ver muitas equimoses e no ombro também.

Quando vi o corpo pela primeir vez, fiquei preocupado porque ele estava em condições muito ruins e achei que não ia reagir bem o bastante. Me assustou, está em boas condições agora."

reidra51

reidra52

O médico e seu time começam a preparar a mão para as impressões digitais. Então o que sabemos sobre este homem? Ele provavelment foi um usuário de drogs que passou um tempo na prisão antes de ter sido atropelado e abandonado como morto. Seu corpo então volta pra o freezer, enquanto o laboratório lida com as evidências descobertas pelo processo de Cardenas. Se encotrarem uma correspondência, as autoridades entramem contato com a família da vítima. Se nada aparecer, o corpo do homem será enterrado na vala comum, apenas mais uma placa numerada fora da cidade.

Enquanto o médico e seus assistentes esvaziaram a jacuzzi e finalizavam o dia não podíamos deixar de nos perguntar sobre o destino da sua solução. Segundo ele nos contou, governos e laboratórios forenses do mundo todo, incluindo os EUA, se interessaram pelo que ele esta fazendo.

Dr. Cardenas: "Há mais ou menos cinco ou seis anos, um agente do FBI esteve aqui e eu mostrei uma mão em que estava trabalhando. Ele ficou muito interessado, disse que estava muito supreso, que ele nunca havia visto algo semelhante, e depois disso ele voltou com mais pessoas do FBI e outras pessoas relacionadas ao exército americano. E eles estavam interessados que eu desse um curso sobre como realizar esse trabalho, mas como o processo de patente já havia começado e eu não pude revelar a fórmula, o curso não pode ser feito. E concordamos que, uma vez que o departamento de patentes, me conceda ou não a patente eu poderia ensiná-los como é feito."

O escritório do FBI de El paso confirmou que um agente visitou Cardenas no necrotério de Juarez. Mas o FBI não nos deixou entrar em contato com este agente.

reidra53

Dr. Cardenas: "Vou limpar amanhã o atáude, lavar e desinfetar, tenho que deixá-lo muito limpo antes de colocar outro corpo."

Até que Cardenas receba uma resposta de seu pedido de patente, o mundo não saberá como ele faz o que faz. Mas ele continuará a dar vida ao futuro da medicina legal, um cadáver por vez.

TRÊS MESES DEPOIS QUE O DR CÁRDENAS REIDRATOU O CADÁVER, O LISGISTA DE JUAREZ IDENTIFICOU A VÍTIMA COM BASE EM SUAS DIGITAIS, A FAMÍLIA DO HOMEM FOI NOTIFICADA ! ISSO SINALIZA O TERCEIRO CASO RECONHECIDO DO USO DA TÉCNICA DE IMERSÃO COMPLETA DO DR CARDENAS.

Fontes: http://www.extraterrestreonline.com.br
http://www.seuhistory.com
https://www.youtube.com/watch?v=XztbHTSAyAo