CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Robô agarra e mata trabalhador dentro de fábrica da Volkswagen

robomata101/07/2015 - Um trabalhador de 22 anos morreu esmagado por um robô dentro de uma fábrica da Volkswagen na cidade de Baunatal, na região central da Alemanha, informa o jornal "Die Welt". Ele era funcionário de uma empresa prestadora de serviço e trabalhava na instalação do robô numa linha de produção de motores elétricos, quando este o agarrou e o prensou contra uma placa de metal. Segundo a agência "AP", o operário fazia parte de uma equipe de manutenção e por isso estava dentro da grade que separa a linha de montagem da área de circulação de outros trabalhadores. De acordo com informações passadas à agência por Heiko Hillwig, porta-voz da Volkswagen, nenhum outro trabalhador da fábrica, que fica 100 ...

quilômetros ao norte de Frankfurt, ficou ferido no acidente. O rapaz teve o peito muito ferido. Foi reanimado no local, mas acabou morrendo num hospital de Kassel, uma cidade próxima. As autoridades agora investigam se é possível responsabilizar alguém pela morte. O porta-voz da promotoria encarregada do caso disse que não tem notícia de outro caso de morte causada por robô. A instalação, embora estivesse sendo feita dentro da planta da Volkswagen, ainda não havia sido entregue à empresa automobilística.

Promotoria investiga

robomata2

Investigações preliminares da fabricante indicam que o acidente foi provocado por falha humana, não por defeito no robô, que faz parte da linha de produção de motores elétricos da Volkswagen. De toda forma, a promotoria local também investigará o caso para verificar se houve negligência por alguma das partes. Além de motores elétricos e baterias das linhas e-up! e e-Golf!, são fabricados em Baunatal câmbios DSG (dupla embreagem). O local tem 15.500 empregados.

Fonte: G1
http://carros.uol.com.br/