CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Ainda estamos evoluindo? Novas evidências demonstram que sim

evoluho topo10/08/2020/ por Davson Filipe - Um novo estudo publicado no Journal of Anatomy provou que o Homo sapiens ainda não terminou a evolução. Uma investigação realizada por pesquisadores da Universidade de Adelaide descobriu que nossos antebraços contêm evidências convincentes de que ainda estamos evoluindo, embora em pequena escala. À medida que a prevalência de um vaso sanguíneo chamado artéria mediana aumentou significativamente desde o final do século 19. Durante o estágio embrionário de nosso desenvolvimento, a artéria mediana é o principal vaso que transporta o sangue para o antebraço e a mão.

No passado, a artéria mediana desapareceu à medida que as artérias radial e ulnar a substituíram enquanto o bebê ainda está se desenvolvendo no útero, sendo uma característica incomum no antebraço adulto. Mas as descobertas dos pesquisadores revelam que não só a artéria mediana não desaparecendo em alguns indivíduos, mas que essas pessoas representam um grupo cada vez maior. O estudo estima que cerca de um em cada três de nós retém esta artéria mediana, uma estatística que continuará pelos próximos 80 anos, mas a tendência deve continuar à medida que a artéria mediana se torna cada vez mais comum como uma característica permanente do antebraço humano .

Quando mais de 50% das pessoas são diagnosticadas com a “anormalidade”, ela deixará de ser anormal e se tornará a nova norma para a anatomia humana.

evoluho1
O diagrama mostra a posição da artéria mediana naqueles que mantêm a sua após o nascimento.

Leia também - Coronavírus: o estranho caso da cura de um linfoma após infecção por covid-19

evoluho1

Os pesquisadores chamaram essa mudança de “microevolução”, pois embora, segundo suas estimativas, os humanos modernos estejam evoluindo a um ritmo mais rápido do que em qualquer estágio dos últimos 250 anos, a mudança é pequena. Se tivéssemos gerado uma camada de pele entre nossos braços e corpo que nos permitisse voar, ao estilo do esquilo voador (poderia ser uma boa coisa), isso certamente seria um exemplo mais significativo de evolução,

“Desde o século 18, os anatomistas têm estudado a prevalência desta artéria em adultos e nosso estudo mostra que está claramente aumentando”, disse o autor do estudo, Dr. Teghan Lucas, em um comunicado.

Fonte: https://www.iflscience.com/