CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mensagem de Elon Musk sobre Superinteligência Artificial - ASI

superin103/11/2020 - Elon Musk oficialmente afirma que a superinteligência artificial ou ASI pode trazer o fim da raça humana. Elon expressou publicamente preocupação com a IA muitas vezes agora. Ele acha que o advento de uma superinteligência digital é a questão mais urgente para a humanidade acertar. O que acontece quando as máquinas superam os humanos em inteligência geral? Se os cérebros das máquinas ultrapassassem os cérebros humanos em inteligência geral, então essa nova superinteligência teria sofrido um evento denominado explosão de inteligência, provavelmente ocorrendo no século 21.

Não se sabe o que ou em quem essa rede de máquinas se tornaria; A questão da superinteligência permanece periférica à pesquisa dominante em IA e é principalmente discutida por um pequeno grupo de acadêmicos.

Além de Elon Musk, o filósofo sueco Nick Bostrom também está entre os pensadores públicos bem conhecidos que se preocupam com a IA. Ele estabelece a base para a compreensão do futuro da humanidade e da vida inteligente: Agora imagine uma máquina, estruturalmente semelhante a um cérebro, mas com imensa dureza e flexibilidade, projetada do zero para funcionar como um agente inteligente. Dado um tempo suficientemente longo, uma máquina como essa poderia adquirir enormes conhecimentos e habilidades, ultrapassando a capacidade intelectual humana em praticamente todos os campos. Nesse ponto, a máquina teria se tornado superinteligente. Em outras palavras, as capacidades intelectuais da máquina excederiam as de toda a humanidade juntas por uma margem muito grande. Isso representaria a mudança mais radical na história da vida na Terra.

Leia também - Neurocientistas acreditam que redes neurais profundas podem ajudar a ilustrar como os psicodélicos alteram a consciência

Para desenvolver uma superinteligência que beneficiaria a humanidade, o processo deve ser feito em uma série de etapas, com cada etapa sendo determinada antes de passarmos para a próxima. Na verdade, talvez seja possível programar a IA para nos ajudar a alcançar coisas que nós, humanos, não podemos fazer por conta própria. Não é simplesmente ser capaz de criá-los e aprender como eles foram comandados, mas é interagir com eles e evoluir ao mesmo tempo. É aprender a ser humano após o primeiro ASI.

Fonte: https://iorma.com/