CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Corpo de 3.000 anos descoberto provavelmente morreu devido a um ataque de tubarão pré-histórico

tubvelho topo28/10/2021 - OXFORD, Reino Unido - Os ataques de tubarão são, estatisticamente, uma das formas mais raras de uma pessoa morrer. Em todo o mundo, apenas cerca de dez pessoas são mortas por ataques de tubarão a cada ano. Apesar dessas probabilidades, um estudo recente descobriu que é exatamente assim que uma pessoa encontrou seu fim - 3.000 anos atrás. Pesquisadores da Universidade de Oxford dizem que descobriram um fóssil humano cujos restos mortais sugerem que eles morreram de uma mordida de tubarão.

Segundo a equipe, a vítima é a mais velha, indício claro de uma pessoa morta por um tubarão. O professor Rick Schulting, da Universidade de Oxford, e o acadêmico J. Alyssa White, descobriram os restos mortais na Universidade de Kyoto durante um estudo separado envolvendo lesões físicas nos ossos de caçadores arcaicos. Os dois descobriram “No24”, um homem maduro com vários ferimentos graves, na área recentemente desenterrada de Tsukumo.

Leia também - Cientistas tornam a água do mar potável em apenas 30 minutos graças à luz solar



“Inicialmente, ficamos perplexos com o que poderia ter causado pelo menos 790 ferimentos profundos e serrilhados a este homem”, disse a dupla de Oxford em um comunicado da universidade. “Houve tantos feridos e mesmo assim ele foi enterrado no cemitério da comunidade, o cemitério de Tsukumo Shell-mound.”

“Os ferimentos se limitaram principalmente aos braços, pernas e parte da frente do tórax e abdômen. Por meio de um processo de eliminação, excluímos o conflito humano e os predadores animais ou necrófagos mais comumente relatados. ”

tubvelho1


Mapa corporal: captura de tela de navegação do aplicativo da web Tsukumo 24 BodyMap 3D mostrando a distribuição dos ferimentos causados pelo tubarão.

O antigo ataque foi horrível. Em vez de confiar na arqueologia para obter respostas, eles examinaram os registros médicos daqueles que também morreram em ataques de tubarões. Eles também contaram com a experiência do pesquisador de tubarões George Burgess, Diretor Emérito do Programa da Flórida para Pesquisa de Tubarões. Uma equipe multidisciplinar de cientistas reconstruiu meticulosamente o terrível incidente usando várias pesquisas pré-históricas, juntamente com procedimentos forenses.

A avaliação mostrou que a pessoa morreu entre 1370 e 1010 aC - aproximadamente 3.000 anos atrás. Isso é reforçado pelo padrão de lesões nos ossos. A mão esquerda da vítima foi decepada em legítima defesa. Além disso, o esqueleto não tinha uma perna direita e a esquerda foi virada para trás e colocada no torso. Esta evidência indica que outra pessoa colocou os restos mortais da vítima no túmulo após o ataque.

“Devido aos ferimentos, ele foi claramente vítima de um ataque de tubarão. O homem pode muito bem estar pescando com companheiros na época, já que se recuperou rapidamente. E, com base no caráter e distribuição das marcas de dente, a espécie mais provável responsável foi um tigre ou tubarão branco ”, acrescentam os autores do estudo.

Leia também - A inteligência artificial pode substituir os terapeutas humanos?

“O povo neolítico de Jomon Japão explorou uma variedade de recursos marinhos ... Não está claro se Tsukumo 24 estava deliberadamente visando tubarões ou se o tubarão foi atraído por sangue ou isca de outros peixes. De qualquer forma, esta descoberta não apenas fornece uma nova perspectiva sobre o Japão antigo, mas também é um raro exemplo de arqueólogos sendo capazes de reconstruir um episódio dramático na vida de uma comunidade pré-histórica ”, conclui Dr. Mark Hudson, pesquisador do Instituto Max Planck e coautor do estudo.

A equipe publicou suas descobertas no Journal of Archaeological Science: Reports.

Fonte: https://www.studyfinds.org/