CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Passar em reataurantes de fast food está ligado a obesidade, de acordo com nova pesquisa

fastfoodpes109/07/2019 - Um novo estudo sugere que passar os Arcos Dourados no caminho para o trabalho pode ser destrutivo para sua dieta. Até agora, todos sabemos que a melhor maneira de evitar o ganho de peso é manter os alimentos não saudáveis ​​fora de sua casa. Da mesma forma, lanches no escritório podem impedir os objetivos alimentares de uma pessoa. Mas novas pesquisas apontam para uma zona de perigo diferente, um espaço frequentemente atravessado onde sua autodisciplina pode facilmente escorregar: aquele trecho entre sua residência e seu local de trabalho.

Um estudo com funcionários de escolas primárias de Nova Orleans descobriu que aqueles que passavam – ou mesmo perto – de mais restaurantes de fast food a caminho do trabalho tinham, em média, um índice de massa corporal mais alto do que seus pares. O IMC é um indicador comum de se uma pessoa está acima do peso ou obesa.

“Em nossas vidas diárias, estamos expostos a várias escolhas alimentares saudáveis ​​e não saudáveis, o que afeta o IMC”, disse Adriana Dornelles, economista da Universidade Estadual do Arizona, autora do estudo, ao anunciar os resultados. "A disponibilidade e variedade de restaurantes de fast food ao longo do nosso trajeto criam oportunidades infinitas para uma refeição rápida, barata e pouco saudável."

A pesquisa, publicada na revista online PLoS One, utiliza dados de um programa de intervenção no local de trabalho relacionado à saúde para funcionários do ensino fundamental em Nova Orleans. Os 710 participantes, que trabalhavam em 22 escolas diferentes, tiveram sua altura e peso registrados no outono de 2006 e novamente dois anos depois. Dornelles mapeou os vários tipos de lojas de alimentos localizadas a um quilômetro da casa de cada funcionário, da escola onde trabalhavam e ao longo da rota mais direta entre os dois locais.

Leia também - Resiliência cibernética na indústria da aviação

Depois de levar em conta fatores demográficos pessoais e elementos do ambiente construído (incluindo conectividade de ruas e densidade de uso do solo), Dornelles descobriu vários padrões, incluindo um que nenhuma pesquisa anterior encontrou: Funcionários cujas rotas de transporte público são mais densamente ocupadas por fast food restaurantes têm IMCs mais altos do que seus colegas, em média.

Em contraste, Dornelles não encontrou relação entre o IMC e a presença de tais restaurantes dentro de um quilômetro da casa ou do local de trabalho do funcionário. (Ela observa que os funcionários da escola "têm tempo limitado para o almoço" e muitos provavelmente comem no refeitório.) Essas descobertas sugerem que simplesmente dirigir por uma cidade, passando por todos aqueles Arcos Dourados, nos expõe a tentações que podem ter consequências para a saúde a longo prazo. O consumo de fast food, observa Dornelles, tem sido associado ao "maior consumo geral de gordura, colesterol e carboidratos da população e, portanto, ao aumento do peso e da obesidade". Portanto, se você estiver observando seu peso, observe também seus padrões de deslocamento. Sem perceber, você pode facilmente se encontrar virando da Skinny Street para a Harm's Way.

Fonte: https://psmag.com/