CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Virgin Hyperloop: como foi o 1° teste de transporte futurista que poderia fazer distância Rio-SP em menos de meia hora

virhy110/11/2020, por Zoe Kleinman - A empresa americana de tecnologia de transporte Virgin Hyperloop fez seu primeiro teste de viagem com passageiros, no deserto em Nevada, nos Estados Unidos. O conceito de transporte futurista envolve cápsulas dentro de tubos de vácuo que transportam passageiros em alta velocidade. No teste, dois passageiros, ambos funcionários da empresa, percorreram a distância de uma pista de teste de 500 metros em 15 segundos, atingindo o equivalente a 172 km/h.

No entanto, esta é uma fração das ambições da Virgin para velocidades de viagem superiores a 1.000 km/h. Nesse cenário, seria possível fazer o equivalente à distância Rio-SP em menos de meia hora. A Virgin Hyperloop não é a única empresa desenvolvendo o conceito, mas nenhuma transportou passageiros antes.Sara Luchian, diretora de experiência do cliente, foi uma das duas pessoas a bordo e descreveu a experiência à BBC como "estimulante psicológica e fisicamente", logo após o evento. Ela e o diretor de tecnologia, Josh Giegel, usaram calças simples de lã e jeans em vez de macacões para o evento, que aconteceu na tarde de domingo (08/11) nos arredores de Las Vegas. Luchian disse que a viagem foi tranquila e "nada parecida com uma montanha-russa", embora a aceleração tenha sido mais "veloz" do que seria com uma pista mais longa. Nenhum deles se sentiu mal, ela acrescentou. Ela disse que a velocidade deles foi prejudicada pelo comprimento da pista e pela aceleração necessária.

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O conceito, que passou anos em desenvolvimento, se baseia em uma proposta do fundador da Tesla, Elon Musk. Alguns críticos o descreveram como ficção científica. Ele é baseado nos comboios de levitação magnética (maglev) mais velozes do mundo, tornados mais rápidos pela velocidade dentro de tubos de vácuo. O recorde mundial de velocidade de trem maglev foi estabelecido em 2015, quando um trem japonês atingiu 374 mph (600 km/h) em um teste perto do Monte Fuji. Fundada em 2014, a Virgin Hyperloop recebeu investimento do Virgin Group em 2017. Era anteriormente conhecida como Hyperloop One e Virgin Hyperloop One. Em uma entrevista à BBC em 2018, o então chefe da Virgin Hyperloop One, Rob Lloyd, que já deixou a empresa, disse que a velocidade permitiria, em teoria, as pessoas viajarem entre os aeroportos de Gatwick e Heathrow, a cerca de 70 quilômetros de distância em Londres, em apenas quatro minutos.

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A Virgin Hyperloop, sediada em Los Angeles, também está explorando modelos em outros países, incluindo uma conexão hipotética de 12 minutos entre Dubai e Abu Dhabi, que leva mais de uma hora pelo transporte público existente. Os críticos apontaram que os sistemas de viagens Hyperloop envolveriam a tarefa considerável de obter permissão de planejamento e, em seguida, construir vastas redes de tubos para cada caminho de viagem. Luchian reconhece as dificuldades potenciais. "É claro que há muita infraestrutura a ser construída, mas acho que mitigamos muitos riscos que as pessoas não pensavam que fossem possíveis."

Ela acrescentou: "A infraestrutura é um foco muito importante para tantas pessoas no governo. Sabemos que as pessoas estão procurando soluções. Elas estão procurando o transporte do futuro. Podemos continuar construindo sistemas de transporte de hoje ou de ontem e continuar encontrando os mesmos problemas que eles trazem. Ou podemos realmente procurar construir algo que resolva esses problemas."

 

O futuro do transporte é brilhante – conheça o Hyperloop!

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Esqueça seu carro, sua moto, sua bicicleta e aquele ônibus lotado às 18h. Esqueça também rodízio de placas, trânsito, acidentes e todas aquelas horas estressantes do dia a dia para ir e voltar do trabalho. Agora imagine poder se locomover na velocidade do som, em trens confortáveis, viagens rápidas e por preços acessíveis. Imaginou? Pois bem, conheça o Hyperloop, uma proposta para o futuro próximo! O Hyperloop surgiu como uma ideia do Elon Musk – o criador do Tesla, aquela fabricante de carros elétricos (que até enviou um modelo para o espaço). Ela existe há alguns anos e vem sendo estudada e desenvolvida para revolucionar os meios de transporte, a mobilidade urbana e as viagens de trem. Musk anunciou sua ideia em julho de 2012 e foi descreditado por muitos. Afinal, é uma ideia sem precedentes e bastante ousada. Um ano depois, ele divulgou um estudo com dados, possibilidades físicas e de engenharia para a viabilidade de sua construção e deixou o projeto aberto para qualquer um que quisesse e tivesse condições pegar sua ideia (e colocá-la em prática).

Mas exatamente qual é a ideia do Hyperloop?

O Hyperloop é como um trem. São cápsulas que irão se deslocar por um tubo à vácuo através da força de um motor elétrico carregado por painéis solares. Parece loucura e ficção, não é? Na prática, ele se parece com aqueles canos de entrega de cartas e encomendas nos edifícios antigos, que usam o ar comprimido para enviar coisas. Nele, o passageiro entra na cápsula, que viaja através desse tubo. Por ser a vácuo, ela não encontra nenhum obstáculo – nem mesmo o ar – e por isso atinge velocidades tão altas. A cápsula flutua sobre os trilhos através de uma levitação magnética.

Por que o Hyperloop é tão revolucionário?

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Elon Musk apontou alguns pontos para explicar por que o Hyperloop é vantajoso: praticidade e rapidez de construção, espaço necessário, segurança, sustentabilidade e velocidade. De acordo com ele, seria algo prático e rápido de construir, já que os tubos das linhas poderiam ser construídos em qualquer lugar do mundo e montados em ordem. Já em relação ao espaço necessário para acomodar sua estrutura, ele afirmou que o Hyperloop fica suspenso no ar e poderia ser colocado sobre faixas de estradas, por exemplo. Assim, não haveria a necessidade de comprar terras e nem fazer escavações custosas e demoradas. A respeito da segurança, seu sistema seria completamente computadorizado e, pela falta de obstáculos na pista, o número de acidentes dentro do túnel é praticamente zero.

Um dos pontos mais relevantes nessa lista é a sustentabilidade. Pelos cálculos realizados por Musk, as cápsulas só precisariam ser aceleradas no começo do percurso – através de um motor elétrico. Além disso, elas só seriam recarregadas a cada 100 km, fazendo-as consumir muito menos e com energia verde. Além desses pontos, seu principal objetivo é diminuir o tempo de viagens – principalmente de curta distância. Por exemplo, uma viagem de Nova Iorque à Washington demora aproximadamente 4 horas de carro, 3 horas de trem expresso e 1 hora de avião (nesse caso só contando o tempo de voo e não todos os procedimentos de embarque e desembarque). Por sua vez, no Hyperloop, esse trajeto de cerca de 350 km demoraria menos de 30 minutos.

Quem está por trás do desenvolvimento do Hyperloop?

O também dono da SpaceX disse que não pretendia explorar o Hyperloop, nem patentear sua ideia por querer focar em seus outros projetos. Com isso, duas empresas despontaram como desenvolvedoras: a Hyperloop Transportation Technologies (HTT) e a Virgin Hyperloop One. A HTT é financiada por crowdfundind, mas o interessante é que seus investidores não doam dinheiro para o projeto e, sim, conhecimento. Engenheiros, físicos e cientistas do mundo todo colaboram para aprimorar a tecnologia do Hyperloop, que conta com mais de 800 colaboradores, entre especialistas da Nasa e universidades. Entre alguns contratos de testes e possíveis rotas experimentais, a HTT tem um contrato para a criação de uma fábrica em Toulouse, na França – conhecida como a capital europeia da engenharia espacial e aeronáutica. A HTT anunciou que ainda em 2018 abrirá a sede do seu primeiro Centro Global de Inovação em Logística de Hyperloop, em Contagem, Minas Gerais. Por isso, o Brasil é uma das rotas possíveis para testes.

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Já a Virgin Hyperloop One pertence a um grande grupo de investidores e tem a frente grandes nomes, como Shervin Pishevar – um dos primeiros investidores do Uber e Airbnb e amigo pessoal de Musk – e Kevin Brogar –que ficou famosos pelo design do Falcon 1 e da cápsula Dragon. Ao lado deles está Rob Lloyd, ex presidente da Cisco, o milionário dono do conglomerado Virgin, Richard Benson e o Sultão Ahmed Bin Sulayn, o grande responsável pela modernização de Dubai nos últimos anos. A VHO está instalada em um complexo industrial em Las Vegas, nos Estados Unidos, e já apresenta resultados positivos para seus testes iniciais, apesar de terem mudado em vários aspectos a ideia inicial de Musk. Eles estimam que o transporte estará aberto ao público em 2021, mas ainda não é certo o local para sua rota inicial.

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O futuro da mobilidade urbana já está aqui

Quando pensamos nesse tipo de transporte e em carros voadores, imaginamos aquele futuro em que tudo é prateado e temos robôs cuidando de nossas vidas. Mas esse futuro pode estar mais próximo do que imaginamos. Com o desenvolvimento desenfreado das cidades e das populações, nós precisamos repensar urgentemente a mobilidade urbana e tomar atitudes em relação a isso. Como aliado, temos a tecnologia que se desenvolve cada dia mais para nos auxiliar e resolver algumas dessas questões. Pode ser que o Hyperloop não esteja pronto para o público em 2021, mas estamos no caminho certo para mudar o transporte como conhecemos hoje.Mas uma coisa é certa: os resultados de seu desenvolvimento com certeza encontrarão aplicações para a mobilidade urbana, sustentabilidade e transporte no futuro próximo. Gosta de tecnologia e mobilidade urbana? Acompanhe nosso blog! A BusUp também faz parte dessa mudança em nossas cidades!

Fonte: https://www.bbc.com/
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