CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Microsoft pode trazer você de volta dos mortos ... como um bot de bate-papo

morvivo104/01/2021, por Barry Collins - A Microsoft entrou com uma patente que levanta a intrigante possibilidade de reencarnar digitalmente as pessoas como um bot de bate-papo. Em vez de usar o método convencional de treinamento de bots de bate-papo usando conversas e material de uma ampla amostra de usuários, a patente da Microsoft - identificada por Ubergizmo - levanta a possibilidade de criar um bot de bate-papo a partir da saída de uma pessoa específica.

O sistema usaria “dados sociais” como “imagens, dados de voz, postagens em mídias sociais, mensagens eletrônicas [e] cartas escritas” para construir um perfil de uma pessoa.

“Os dados sociais podem ser usados ​​para criar ou modificar um índice especial no tema da personalidade de uma pessoa específica”, afirma a patente. “O índice especial pode ser usado para treinar um bot de bate-papo para conversar e interagir na personalidade de uma pessoa específica.” O chat bot pode até soar como uma pessoa real. “Em alguns aspectos, uma fonte de voz de uma pessoa específica pode ser gerada usando gravações e dados de som relacionados à pessoa específica”, afirma a patente. Além do mais, "um modelo 2D / 3D da pessoa específica pode ser gerado usando imagens, informações de profundidade e / ou dados de vídeo associados à pessoa específica".

Morto ou vivo

A patente da Microsoft não é particularmente exigente sobre quem pode ser escolhido para ser o assunto de um de seus bots de bate-papo, afirmando que o assunto pode estar morto ou vivo. “A pessoa específica [que o chat bot representa] pode corresponder a uma entidade passada ou presente (ou uma versão dela), como um amigo, um parente, um conhecido, uma celebridade, um personagem fictício, uma figura histórica, um aleatório entidade etc. ”

“A pessoa específica também pode corresponder a si mesmo (por exemplo, o usuário criando / treinando o bot de bate-papo”, acrescenta a patente, levantando a possibilidade de as pessoas treinarem uma versão digital de si mesmas antes de morrer.

A patente enfatiza o grau em que este bot de bate-papo será treinado para as características pessoais do indivíduo, em particular os "atributos de conversação" da pessoa, "como estilo, dicção, tom, voz, intenção, duração da frase / diálogo e complexidade, tema e consistência ”.

Leia também - 10 'pragas' que estão atingindo nosso planeta simultaneamente

Se o bot de bate-papo não tem dados suficientes para fornecer uma resposta sobre um tópico específico, armazenamentos de dados de conversação de crowdsourcing podem ser usados ​​para preencher as lacunas, o que é quase literalmente colocar palavras na boca das pessoas.

A patente também lida com a questão complicada de lidar com os perfis dos mortos, sugerindo que o bot pode até estar consciente (para não ser uma palavra melhor) que está imitando uma pessoa morta. Por exemplo, se o bot fez uma pergunta sobre um evento que ocorreu depois que ele morreu na vida real, "tais perguntas podem indicar que a pessoa específica representada pelo índice de personalidade personalizado (por exemplo, o parente falecido) possui uma percepção percebida de que ele / ela está, de fato, falecida ”.

Direito de cancelar?

A ideia de reencarnar pessoas como bots de bate-papo obviamente levanta todos os tipos de implicações de privacidade que não são discutidas na patente, que é, por natureza, preocupada com o funcionamento técnico do sistema. Por exemplo, as pessoas terão o direito de optar por sair de tal sistema? Os parentes dos mortos seriam capazes de impedir que outros transformassem seus entes queridos falecidos em bots de bate-papo? Essas questões são, obviamente, discutíveis até que a Microsoft (ou outra pessoa) entregue um protótipo funcional. Mas pode não acontecer por muito mais tempo que sua personalidade morra com você.

Fonte: https://www.forbes.com/