CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Mercedes-Benz Vision AVTR: um carro movido pela mente

carmente109/11/2021 - O Mercedes-Benz Vision AVTR realmente nos surpreendeu quando foi apresentado no Consumer Electronics Show (CES) do ano passado em Las Vegas por causa de sua aparência muito futurista e programa de interação biométrica inovador que permite ao motorista dirigir o carro usando gestos sutis. O nome do carro conceito significa “Transformação Avançada de Veículos”, e também é uma peça de “Avatar”, que é um dos filmes de ficção científica de maior bilheteria do nosso tempo.

O carro inspirado em Avatar é um dos destaques da marca da estrela de três pontas no Salão do Automóvel de Munique este mês. Desta vez, ele está trazendo um novo recurso que permite ler a mente de seu usuário. Não tenha muitas esperanças, porque não é como se isso fosse dar a você acesso aos poderes do Professor X, Jean Grey ou outros telepatas de quadrinhos.

carmente3

A nova tecnologia introduzida no AVTR é a integração da Interface Cérebro-Computador (BCI) em seu sistema. O BCI funciona registrando a atividade cerebral do usuário por meio de eletrodos vestíveis presos na parte de trás de sua cabeça semelhante ao Matrix e, em seguida, estabelece uma conexão direta com o veículo após um minuto de calibração. A partir daí, o usuário pode acionar algumas funções direcionadas do veículo. O conceito inovador pode ser a próxima grande novidade após a mania dos carros autônomos.

Leia também - Cientistas criaram avião estilo Star Trek que usa “propulsores de íons”

carmente2

Inicialmente, o Mercedes-Benz Vision AVTR é um produto da colaboração com a Disney, o que explica por que está associado à franquia Avatar lançada em 2009.

carmente4

Além do design inovador, o veículo se destaca pelas 33 “abas biônicas” na traseira que imitam escamas reptilianas. Eles interagem ou “se comunicam com o mundo exterior” usando as entradas do motorista por meio de um touchpad.

Fonte: https://www.benzinsider.com/