CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Futuros robôs podem vir com um coração falso que bombeia sangue

robocoracao115/97/2022 - Há uma certa obsessão na robótica para criar máquinas que possam imitar a fisiologia e o comportamento dos seres vivos. E isso inclui dar a eles corpos com partes que funcionam como tecidos e órgãos vivos. Bem, coma seu coração inexistente, Homem de Lata. Pesquisadores da Universidade de Cornell e do Laboratório de Pesquisa do Exército dos EUA acabaram de desenvolver uma bomba elástica e deformável que funciona como o ...
coração de um animal – essencialmente permitindo que alguns robôs se movimentem com um sistema circulatório. O novo avanço é relatado em um novo artigo publicado esta semana na PNAS. “Tivemos sangue de robô que publicamos de nosso grupo e agora temos corações de robô”, disse Rob Shepherd, engenheiro de Cornell que ajudou a liderar a nova pesquisa, em um comunicado à imprensa. “A combinação dos dois produzirá máquinas mais realistas.”
 
Você provavelmente está se perguntando por que diabos gostaríamos de dar às máquinas um sistema circulatório, considerando que muitas vezes é uma responsabilidade para os seres humanos e outros seres vivos no planeta. Mas nem todos os robôs são feitos de metal e arame. Os cientistas estão interessados ​​em desenvolver robôs “macios” feitos de materiais macios, permitindo que eles se movam e naveguem em ambientes estranhos e extremos com flexibilidade e adaptabilidade; ou auxiliar em aplicações mais práticas, como assistência médica e reabilitação de pacientes.
 
Um sistema circulatório pode ajudar robôs macios a armazenar energia e alimentar seus membros para se movimentar e realmente executar tarefas específicas e complexas.
 
 
robocoracao2
Um diagrama do coração deformável, consistindo de um tubo de silicone com bobinas de fio espaçadas ao redor de seu exterior. Dentro do tubo há um ímã de núcleo sólido que se move para frente e para trás, como um pistão flutuante, para empurrar os fluidos para frente com força contínua.
 
A nova bomba é elástica e flexível graças à sua composição de silicone. Ela consiste em bobinas de fio – solenóides – que fornecem alguma estrutura enquanto ainda permitem que a bomba dobre e estique. Um núcleo magnético dentro do tubo da bomba é submerso em um fluido especializado que endurece quando exposto a um campo magnético, mantendo o núcleo centralizado e selado. Mudanças no campo magnético ajudam a mover o núcleo para empurrar os fluidos – criando a função de um coração bombeador.
 
Emular a biologia dos animais é mais difícil do que parece. Embora os pesquisadores digam que a bomba pode operar a pressões 100 vezes melhores do que as que experimentos anteriores descobriram, ainda é 10 vezes menor em desempenho do que as bombas de ponta que podem conferir recursos mais práticos para um robô macio. Ainda assim, a deformabilidade da bomba significa que ela pode ser adaptada para muitos tipos diferentes de robôs. Não estamos tão distantes de um futuro em que sangue e tripas se tornem parte normal do interior de um robô.
 
Fonte: https://www.thedailybeast.com/