Cientistas israelenses desenvolvem vírus de “precisão” que matam bactérias prejudiciais ao intestino

bacintestino104/08/2022, por Nathan Jeffay - Em um estudo revisado por pares, os pesquisadores de Weizmann defendem a abordagem 'bala de prata' prometendo supressão localizada de micróbios causadores de doenças em pacientes com doença de Crohn e colite ulcerativa. Cientistas israelenses estão trabalhando para desenvolver uma “arma de precisão” contra distúrbios intestinais que consiste em vírus que combatem bactérias.

Dois “coquetéis” de vírus diferentes foram submetidos a ensaios clínicos de Fase 1, com resultados iniciais indicando que são seguros e extensos testes in vitro e em animais sugerindo que combatem bactérias. Pesquisa revisada por pares, publicada na revista Cell, afirma que o vírus reduziu efetivamente a contagem de Klebsiella pneumoniae, uma bactéria encontrada em grandes quantidades no intestino de pessoas com doença de Crohn e colite ulcerativa.

“Até onde sabemos, isso constitui a primeira abordagem ‘bala de prata’ que promete uma supressão precisa de micróbios intestinais causadores de doenças, sem prejudicar o microbioma circundante”, disse o professor Eran Elinav, do Weizmann Institute of Science, que liderou a equipe de pesquisa.

A ideia de usar vírus em medicamentos para combater bactérias – conhecidas como bacteriófagos ou terapia fágica – não é nova e foi intensamente pesquisada no início do século 20. No entanto, antes de qualquer sucesso significativo, os antibióticos foram inventados e as tentativas de uso clínico de vírus foram amplamente abandonadas – embora os cientistas continuassem a usar fagos em laboratórios.

Hoje, há um ressurgimento do interesse em possíveis terapias de fagos em meio a preocupações com bactérias resistentes a antibióticos. Alguns pesquisadores sugeriram que eles podem apresentar uma solução para o problema, e várias terapias fágicas estão em desenvolvimento, embora nenhuma esteja em uso generalizado. O projeto Weizmann começou com cientistas analisando o microbioma de indivíduos com doença de Crohn e colite ulcerativa para ver quais bactérias seriam úteis para combater.

A Dra. Sara Federici, membro da equipe de pesquisa, disse ao The Times of Israel: “Nós selecionamos quatro grupos diferentes de pessoas e encontramos uma bactéria presente entre pessoas com doença de Crohn e colite ulcerativa, Klebsiella pneumoniae, e decidimos atingi-la com fagos bacterianos. que não danificam células ou outras bactérias. Em outras palavras, com bactérias superespecíficas.”