CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tech Bro acha que está perto de enganar a morte

enganam114/12/2021 - O cofundador da indústria farmacêutica quer desafiar a própria morte. Uma proposta ousada: que em 2050, um homem de 70 anos pareça e sinta que tem 50 anos. Essa é a aposta que James, de 35 anos Peyer está adotando esta "startup de longevidade" da Cambrian Biopharma, relata o Times de Londres. "Da nossa história de mais de 100.000 anos como espécie, há apenas cerca de 75 anos essas doenças do envelhecimento têm sido os principais predadores da humanidade", disse ele ao jornal.

“Estamos rapidamente nos concentrando em nossos maiores predadores – doenças do envelhecimento – e descobrindo como derrotá-los”. Pesquisador de células-tronco que fundou sua startup com o bilionário alemão Christian Angermayer, amante de psicodélicos, Peyer acredita que o envelhecimento é uma doença que os humanos podem combater com produtos farmacêuticos. Ele planeja provar isso primeiro identificando distúrbios e doenças que imitam o envelhecimento, como aquelas que causam perda de massa muscular, e depois fazer parceria com pesquisadores que estudam medicamentos para essas doenças.

Em seguida, depois de iniciar as empresas para vender os medicamentos associados às doenças identificadas, Peyer quer expandir a pesquisa sobre esses medicamentos para fins antienvelhecimento off-label, obtendo aprovação do governo para essas indicações.

Leia também - Faraó Tutancâmon tinha uma faca que veio do espaço

Embora possa parecer um cérebro de galáxia, o mundo do capital de risco está tomando nota. No mês passado, a Cambrian Biopharma levantou com sucesso US$ 100 milhões de "um grupo visionário de investidores", como disse Peyer em um comunicado à imprensa. Como observou o Times, alguns tipos do Vale do Silício já começaram a tomar metformina, um medicamento genérico para diabetes usado para controlar os níveis de açúcar no sangue.

Embora alguns estudos preliminares tenham mostrado que a metformina tem propriedades antienvelhecimento, ela não foi amplamente pesquisada porque o "envelhecimento" não é considerado uma doença por nenhum órgão governamental. Mas um "visionário" anônimo já investiu metade dos US$ 70 milhões para financiar um teste humano adequado da metformina como uma droga para a longevidade.

Ao todo, é mais uma tentativa do mundo das startups na antiga preocupação humana de tentar enganar a morte. Se eles conseguirem, isso mudaria todo o curso da história humana, para melhor ou para pior – mas se esse objetivo é possível é uma incógnita.

Fonte: https://futurism.com/