CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas criam tradutor de porco que decodifica emoções de grunhidos

tradupor103/08/2022 - Uma equipe internacional de pesquisadores relatou o desenvolvimento de um algoritmo que pode traduzir o estado emocional dos porcos a partir do som de seus grunhidos. Os pesquisadores indicam que o sistema pode ser usado para monitorar o bem-estar dos porcos em uma fazenda em tempo real. Os porcos domésticos exibem variedades altamente sofisticadas de expressão vocal. Estudos anteriores estabeleceram correlações entre chamadas de alta frequência, como guinchos e gritos, associadas a emoções negativas, ...

e grunhidos de baixa frequência associados a emoções positivas ou neutras. Mas entre esses dois extremos há uma variedade de sons que são menos compreendidos. A nova pesquisa começou a entender a ampla gama de vocalizações de porcos. Para fazer isso, os pesquisadores catalogaram 7.414 sons diferentes de porcos, coletados de 411 animais.

Cada som de porco foi acompanhado por observações comportamentais próximas e, sempre que possível, monitoramento da frequência cardíaca para estabelecer associações emocionais positivas ou negativas. Cenários positivos foram estudados, como leitões mamando ou brincando com brinquedos, e cenários emocionalmente negativos também foram rastreados, incluindo brigas, separação da família e abate.

Em geral, os resultados validaram observações anteriores que ligam chamadas de alta frequência com estados emocionais negativos e sons de baixa frequência com estados emocionais positivos. No entanto, os pesquisadores descobriram um volume significativo de chamadas que não se correlacionavam com essa distinção simples.

Duas características acústicas particulares foram consideradas tão importantes quanto a frequência na compreensão da valência emocional: duração e taxa de modulação de amplitude. Por exemplo, um guincho de alta frequência foi determinado para representar uma emoção positiva quando era curto e continha poucas modulações de amplitude.

Leia também - Em busca das super civilizações

"Há diferenças claras nos cantos dos porcos quando olhamos para situações positivas e negativas", explicou Elodie Briefer, autora do estudo da Universidade de Copenhague. "Nas situações positivas, os cantos são muito mais curtos, com pequenas flutuações na amplitude . Os grunhidos, mais especificamente, começam alto e gradualmente diminuem em frequência.

Os pesquisadores então usaram uma rede neural para desenvolver um algoritmo que pode traduzir a característica emocional dos sons dos porcos. Neste estudo de prova de conceito, os pesquisadores afirmam que a iteração inicial do algoritmo pode traduzir corretamente as emoções dos porcos de suas chamadas com 92% de precisão.

O objetivo de longo prazo, segundo os pesquisadores, seria desenvolver algum tipo de aplicativo que pudesse monitorar o bem-estar emocional dos porcos comerciais em tempo real. Briefer também levanta a hipótese de que seu método analítico é transferível para outros tipos de mamíferos, sugerindo a possibilidade de um tipo de tradutor universal que poderia rastrear as emoções dos animais pelos sons que eles fazem.

“Treinamos o algoritmo para decodificar grunhidos de porco”, disse Briefer. “Agora, precisamos de alguém que queira desenvolver o algoritmo em um aplicativo que os agricultores possam usar para melhorar o bem-estar de seus animais”.

O novo estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

Fonte: Universidade de Copenhague