CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Facebook patenteou um globo ocular mecânico

globomec114/01/2022, por Mack DeGeurin - O "mecanismo ocular 100" apresenta características semelhantes às humanas e pode ser encaixado em uma cabeça de robô animatrônico. É bem conhecido neste momento que a empresa anteriormente conhecida como Facebook está gastando bilhões de dólares em recursos para transportar o maior número possível de seus usuários para fora do mundo real e colocá-los em um metaverso cheio de avatares.

O que é menos falado, porém, são as maneiras pelas quais o Meta está adicionando simultaneamente atributos essencialmente humanos às máquinas. A empresa está de volta, desta vez com projetos para um globo ocular mecânico semelhante ao humano, de acordo com uma patente descoberta pela Insider. O pedido do “olho mecânico 100”, concedido em dezembro, afirma que o orbe de metal é “um olho robótico projetado para se assemelhar a um olho [humano]”, com dois eixos rotacionais que se cruzam em um ponto central. As descrições do design também parecem bastante sofisticadas, com partes destinadas a imitar a esclera, retina e córnea de um olho humano, bem como a pupila e a íris.

Mas o que é um olho sem cabeça? Meta pensou que também – de acordo com a patente, o olho é projetado para “acasalar” com uma cabeça de robô animatrônico em um esforço para fazer o olho “parecer autêntico para um observador”. O globo ocular seria equipado com sensores para ajudá-lo a “ver”, uma habilidade que seus criadores dizem que poderia ser treinada e aprimorada usando aprendizado de máquina – potencialmente baseado no movimento de dados de rastreamento ocular de usuários humanos – que poderia ser mapeado no globo ocular mecânico. Para isso, imagine um humano trabalhando em uma espécie de teste CAPTCHA, mas por um olho robótico.

globomec1a

 

Leia também - Chile produz tanta energia solar, que agora é de graça

globomec2a

Em um comunicado enviado ao Gizmodo, um porta-voz da Meta disse que a empresa não comenta a cobertura específica de suas patentes ou as razões para arquivá-las. O porta-voz continuou dizendo que as patentes, em geral, “não necessariamente cobrem a tecnologia usada em nossos produtos e serviços”. Meta não está apenas tentando criar um monstro mecânico de olhar profundo; o olho mecânico também pode servir a aplicações mais práticas. Por exemplo, o globo ocular não seria apenas treinado na fixação do olho humano, mas também poderia ser usado como uma ferramenta para rastrear com mais precisão o movimento do olho humano. Como observa o Insider, esse tipo de tecnologia pode acelerar o desenvolvimento dos aplicativos AR e VR da empresa, que dependem muito do rastreamento ocular. Esses, por sua vez, são fundamentais para as ambições do metaverso da empresa.

Esta não é a primeira vez que Meta flerta com a adição de características humanas aos robôs. Em novembro, a Meta anunciou que havia feito uma parceria com a Carnegie Mellon University para criar uma “pele” de robô leve e sensível ao toque que poderia imbuir os robôs com uma sensação de toque. Essa nova enxurrada de dados de toque ambiental poderia supostamente ser usada para criar “objetos virtuais realistas e interações físicas no metaverso”, disse o fundador Mark Zuckerberg em um post no Facebook. O globo ocular mecânico e as explorações de pele sintética fazem parte de experimentações robóticas mais amplas na divisão de IA da Meta, divulgadas pela primeira vez em 2019.

Fonte: https://gizmodo.com/