CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Nova patente pode permitir que motoristas controlem o carro com o cérebro

cerebrocar topo03/07/2022 - Quanto mais a tecnologia evolui, mais próximos os aparelhos que só imaginávamos nos filmes começam a se tornar realidade. É aí que entra uma patente da Ford que teoricamente poderia permitir ao motorista controlar um veículo usando apenas o poder de sua mente. Embora já usemos nossos cérebros para controlar nossas mãos e pés ao manobrar um carro, esta patente sugere que futuros proprietários poderão renunciar ao uso de apêndices em veículos futuros.

De acordo com a patente, os motoristas usariam o Brain Machine Interface (BMI) para fornecer comandos ao computador de um carro usando apenas a atividade cerebral. Atualmente, a tecnologia do IMC está sendo utilizada com o desenvolvimento de próteses robóticas, permitindo que os paraplégicos realizem funções motoras básicas.

“As entradas tradicionais de controle do chassi, como volante, freio e sensores de monitoramento do estado do motorista, podem calcular a entrada, mas muitas vezes não podem prever a intenção.”

cerebrocar1

A patente continua dizendo: “O IMC pode monitorar a atividade do córtex motor para identificar quando um movimento muscular é iminente, como o movimento dos braços para segurar o volante. Essa combinação permitiria um cálculo de intenção mais rápido e preciso.”

É certo que haverá muitos testes de tentativa e erro a serem feitos antes de apresentar essa tecnologia ao público. Enquanto isso, teremos que retomar a condução à moda antiga.

Fonte: https://www.powernationtv.com/