CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Cientistas transoformam aranhas mortas em ARACHNOBORGS "NECROROBÓTICOS"

aracnoborg115/07/2022, por Ian Ranchett - Spider-Bot - Se você realmente odeia aranhas, fique longe dessa. Engenheiros mecânicos da Rice University descobriram uma maneira de transformar aranhas mortas em garras "necrobóticas". Sim, você ouviu isso certo. É um desenvolvimento recente no campo da robótica leve, que pesquisa robôs feitos de materiais macios não tradicionais. E a carne, mesmo de aranhas, é bem macia.

Vamos entender isso: é provável que você tenha notado que as aranhas se enrolam em uma bola depois de morrer. Isso porque as aranhas dependem da pressão hidráulica para estender as pernas para fora. "Quando eles morrem, eles perdem a capacidade de pressurizar ativamente seus corpos", disse Faye Yap, principal autor do estudo, em um comunicado à imprensa. "É por isso que eles se enrolam."

Aparentemente, isso faz com que seus cadáveres tenham a "arquitetura perfeita" para serem reaproveitados em pequenos agarradores aterrorizantes.

Arquitetura

Os engenheiros enfiaram uma agulha na câmara hidráulica do cadáver de uma aranha-lobo, selaram-na com supercola e usaram a agulha para injetar ar na câmara, garantindo controle sobre as pernas.

Sim, com apenas uma agulha e um pouco de ar, os engenheiros conseguiram fazer com que esses necrobots levantassem 130% do peso corporal. E eles também são bastante resistentes, resistindo mesmo após 1.000 ciclos, apesar de algum desgaste.

Leia também - É um sabre de luz da vida real?

“Esta área de robótica leve é ​​muito divertida porque podemos usar tipos de atuação e materiais anteriormente inexplorados”, disse Daniel Preston, professor assistente de engenharia mecânica da Rice University, no comunicado. "A aranha se enquadra nessa linha de investigação. É algo que não foi usado antes, mas tem muito potencial."

Potencial é uma palavra para isso. Mas, por mais exaltado que tudo isso pareça, os engenheiros enfatizam que não estão reanimando nada – estão apenas usando as carcaças como marionetes de aracnídeos.

“Apesar de parecer que pode ter voltado à vida, temos certeza de que é inanimado e estamos usando-o neste caso estritamente como um material derivado de uma aranha que já viveu”, disse Preston. "Está nos fornecendo algo realmente útil."

Aceitaremos a palavra deles. Mas vamos torcer para que não vejamos isso nas máquinas de garra do nosso shopping local tão cedo.

Fonte: https://futurism.com/