CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Olhos biônicos dão visão às ovelhas, indo para os humanos em seguida

ovelhaolho114/02/2022 - As ovelhas biônicas sonham com uma visão ultra nítida? A BBC relata que uma equipe de pesquisadores australianos deu a um pequeno rebanho de ovelhas "visão excepcionalmente nítida" - pelo menos para ovelhas - usando olhos biônicos implantados cirurgicamente atrás de suas retinas. A ideia por trás do experimento lanoso era garantir que os implantes não causassem efeitos colaterais indesejáveis. Agora, a equipe da Universidade de Sydney e da Universidade de New South Wales dizem que preencheram a ...

papelada para iniciar os testes em humanos – um passo impressionante em direção ao tipo de visão biônica que vislumbramos em Star Trek através do personagem Geordi La Forge.

"Não houve reações inesperadas do tecido ao redor do dispositivo, e esperamos que ele possa permanecer no local por muitos anos", disse o engenheiro biomédico da Universidade de Sydney, Samuel Eggenberger, à BBC.

O dispositivo, apelidado de Phoenix 99, funciona transmitindo sem fio um feed de câmera de uma pequena câmera conectada a um par de óculos de sol na forma de sinais elétricos diretamente para as retinas do usuário, de acordo com a reportagem da BBC. Esses sinais são processados ​​pelo nervo óptico e enviados para o cérebro.

Especialistas acreditam que olhos biônicos como o Phoenix 99 podem se tornar comuns em questão de anos. De acordo com um relatório de pesquisa de mercado de 2021 divulgado pela BBC, o setor pode valer mais de US$ 400 milhões até 2028.

Leia também - Levitação acústica

Existem várias outras empresas trabalhando em sistemas de olhos biônicos semelhantes, incluindo a Second Sight e o Monash Vision Group, também com sede na Austrália. Outra empresa francesa chamada Pixium Vision também está testando seu sistema baseado em implantes de retina em humanos.

Por enquanto, os sistemas ainda são extremamente caros, com alguns chegando a mais de US$ 100.000. E até o momento, a visão real fornecida pelos dispositivos permanece bastante limitada.

"Não tenho dúvidas de que a tecnologia transformou a vida de pacientes que tiveram a sorte de receber esses implantes", disse a oftalmologista Diane Hilal-Campo, de Nova Jersey, à BBC. "Atualmente, no entanto, a tecnologia é limitada, permitindo apenas a percepção de luz e sombras e, até certo ponto, formas."

Mas isso pode mudar em breve, à medida que mais empresas estão trabalhando para encontrar maneiras de restaurar a visão dos deficientes visuais.

Fonte: https://futurism.com/