CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Arte antropomórfica bizarra da caverna com cabeças gigantes surpreende arqueólogos na Tanzânia

cavgigan120/06/2022, por Ron Jefferson - Em 2018, arqueólogos da Swaga Swaga Game Reserve, na Tanzânia, fizeram uma descoberta impressionante de 52 abrigos rochosos anteriormente não documentados com arte rupestre deliberada. Embora o intemperismo e a natureza tenham destruído a maioria, o punhado preservado era um enigma para os especialistas. O sítio Amak'hee 4, foi descoberto com paredes elaboradamente pintadas com um friso de arte figurativa que incluía três silhuetas antropomórficas bizarras com cabeças gigantescas. De acordo com Maciej Grzelczyk, arqueólogo da Universidade Jagiellonian, na Polônia, poderia ser uma pista para entender o ...

que outras figuras semelhantes encontradas em painéis de arte rupestre em diferentes partes do globo poderiam ser.

Arte da Caverna de Amak'hee 4: Pessoas e Cultura

O painel Amak'hee 4 provou ser difícil de datar, no entanto, Grzelczyk conseguiu avaliar a data em 2021, afirmando que o painel tinha pelo menos algumas centenas de anos. Pintado quase inteiramente usando um pigmento vermelho, exceto por cinco figuras misteriosas em branco. O desgaste do pigmento e a ausência de animais domésticos sugeriam que o local era bastante estranho, remontando à época dos caçadores-coletores da região. O painel mostrava animais que se assemelhavam a elands, gnus, búfalos e girafas, bem como algumas figuras semelhantes a humanos com cabeças bizarramente aumentadas. No entanto, um grupo se destacou.

cavgigan2

 

Leia também - Invenção de estudante brasileiro substitui antibiótico por luz

Grzelczyk escreveu em seu artigo de 2021 publicado na revista Antiquity, intitulado "Amak'hee 4: um local de arte rupestre recém-documentado na Swaga Swaga Game Reserve" que uma descoberta notável entre as pinturas de Amak'hee é uma cena centrada em três imagens. Ele explica que nesse trio as figuras parecem representar cabeças de búfalo estilizadas. As formas lembram o mergulho central nos perfis da cabeça de búfalo de onde os dois chifres se erguem e depois se curvam para fora da cabeça, bem como suas orelhas voltadas para baixo. A cultura Sandawe, os descendentes de pessoas que já habitaram a região, não inclui motivos de pessoas com cabeça de búfalo nem pessoas que podem se transformar em búfalos, portanto, as imagens podem retratar algo completamente diferente. No entanto, Grzelczyk observa que as hordas de búfalos desempenham um papel significativo nos rituais da cultura Sandawe.

Mistérios da arte rupestre de três cabeças ampliadas

cavgigan3

No local Kolo B2, os especialistas descobriram três figuras que são retratadas juntas. Enquanto isso, em Kolo B1, três figuras foram representadas horizontalmente, parecendo deitar no chão. Todos os três sites mostram figuras misteriosas semelhantes e cabeças aumentadas, embora as figuras em Kolo ostentem motivos listrados e sejam interpretadas como cocares, relata o ScienceAlert. Em todos os três locais, as figuras foram representadas para serem conectadas por meio de uma linha em sua seção central.

cavgigan4

Todos os três têm arranjos e direções semelhantes de braços e mãos. Amakh'ee 4, por outro lado, tem diferenças importantes. As cabeças parecem estar cheias de cores sólidas, mostrando que são muito mais significativas para a ação em torno das figuras. Grzelczyk explica que as figuras descobertas de Amak'hee 4 são maiores que as dos sítios de KOlo, e fazem desse motivo principal um ponto central no qual o restante das narrativas ocorre. Em contraste, as imagens vistas em Kolo são representações isoladas sem uma conexão clara com o resto da arte rupestre.

Fonte: https://www.sciencetimes.com/
           https://www.youtube.com/watch?v=UlS_pe1qR5s&t=34s