CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Um robô de 7 pés de altura em Dallas Love Field está observando viajantes desmascarados e vagabundos na calçada

robdallas104/08/2022 - Os quiosques, chamados SCOT, usam inteligência artificial para detectar o comportamento dos passageiros, dar avisos sonoros e podem até chamar a segurança. Sim, aquelas máquinas de 2 metros de altura no Dallas Love Field estão observando você. Eles querem ter certeza de que você está usando uma máscara se estiver embarcando em um voo ou não estacionar muito tempo na calçada se estiver pegando um viajante que retorna. A Love Field está testando duas torres de observação de controle de segurança no aeroporto, uma perto da retirada de bagagem e outra perto dos pontos de verificação de segurança, para descobrir se os assistentes robóticos podem ajudar os clientes a se locomover e avisar os passageiros que estão violando as regras. Os robôs também podem ligar para a segurança e operações do aeroporto, caso seja necessária mais ajuda. Embora não sejam exatamente RoboCop, as máquinas, ...

apelidadas de SCOT, foram instaladas há um mês para “determinar se são capazes de complementar eficientemente as operações atuais do aeroporto”, disse Lauren Rounds, porta-voz da Love Field. Os robôs se parecem com muitos outros quiosques no aeroporto com uma tela sensível ao toque, incluindo informações de localização, mapas de garagens de estacionamento e instruções para transporte e coleta de ônibus. Mas o SCOT é muito mais inteligente, capaz de detectar o que as pessoas estão vestindo e até mesmo se estão usando uma máscara facial.

Os aeroportos estão na vanguarda da tecnologia, incluindo reconhecimento facial e outros dados biométricos, há anos, uma tendência que preocupa os defensores da privacidade que dizem que há poucas leis ou diretrizes sobre como a tecnologia emergente deve ser usada. A Amazon recebeu críticas em 2019 depois de testar sua tecnologia Rekognition com departamentos de polícia antes de decidir proibir a aplicação da lei de usá-la dois anos depois.

Mas empresas e aeroportos privados têm sido mais agressivos, e a pandemia do COVID-19 estimulou mais ênfase em interações sem toque usando computadores. A American Airlines, com sede em Fort Worth, usa reconhecimento facial para alguns clientes para despachar malas e aeroportos, como o DFW International Airport, parceiro do Departamento de Estado dos EUA para tecnologia de reconhecimento facial para passageiros que chegam. A tecnologia de vigilância não parou de progredir porque o resto do mundo estava no meio de uma pandemia mundial. Na verdade, mais e mais instituições e empresas estão usando inteligência artificial para monitorar espaços, disse Adam Schwartz, advogado do grupo de direitos de privacidade digital Electronic Frontier Foundation.

“É preocupante que um aeroporto tenha instalado um novo sistema de inteligência artificial”, disse Schwartz. “Isso levanta muitas questões sobre o que essa tecnologia está fazendo.” O Love Field é um dos dois aeroportos a começar a usar a tecnologia da empresa Robotic Assistance Devices, disse Steve Reinharz, CEO e fundador da empresa. O outro aeroporto, que Reinharz disse não poder divulgar, usa uma tecnologia relacionada da empresa em estacionamentos para impedir roubos e arrombamentos.

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“Isso tem mais um propósito de círculo completo de ser um impedimento físico regular”, disse ele. “Essa é a direção que a indústria tem que seguir porque temos alguns problemas trabalhistas significativos.”

Os quiosques robóticos SCOT podem detectar passageiros e comportamento com base em regras definidas por cada usuário, como o aeroporto. Por exemplo, as pessoas que dirigem até a área de desembarque na calçada tarde da noite podem receber uma série de avisos verbais que aumentam em volume e gravidade. Finalmente, a máquina pode chamar a polícia, notificar a segurança no local ou até permitir que alguém faça um anúncio remotamente.

As máquinas também podem detectar indivíduos sinalizados com base no que estão vestindo, especialmente se estiverem em áreas suscetíveis ao crime, como retirada de bagagem, disse Reinharz. As câmeras de varredura de placas podem emitir avisos para veículos suspeitos ou solicitar que os carros se movam se estiverem esperando muito tempo nas pistas de coleta de passageiros. Durante a pandemia do COVID-19, a empresa disse que também lançou uma tecnologia que pode detectar se os indivíduos estão usando máscaras faciais. As máscaras faciais têm sido um ponto de discórdia nos aviões, mas continuam sendo um mandato federal até pelo menos 18 de abril.

“As unidades atualmente fazem anúncios programados e baseados em detecção direcionados a nossos passageiros e visitantes”, disse Rounds. “Alguns deles se concentram em reduzir o congestionamento de veículos em nosso meio-fio usando o reconhecimento de placas e aumentar a conformidade com as máscaras federais usando a tecnologia de reconhecimento facial, enquanto outros fornecem informações padrão”. O aeroporto não está pagando pelos quiosques agora enquanto testa as capacidades, mas a Love Field pagou cerca de US$ 4.000 para enviá-los para o Texas.

Fonte: https://www.dallasnews.com/