CIÊNCIA E TECNOLOGIA

De provar comida a lembrar cheiros, veja como a IA agora imita nossos sentidos

iasentido109/10/2021 - Desde o início das pesquisas em robótica, os humanos tentam criar máquinas à sua própria imagem. De máquinas que podem se mover como humanos a outras que podem sentir e pensar como as pessoas, os humanos há muito procuram maneiras de, para todos os efeitos e propósitos, se recriarem em forma de máquina. Embora isso possa ter parecido um objetivo inatingível no passado, estão começando a surgir sistemas que podem diferenciar entre tantos sabores, cheiros e texturas quanto qualquer ser humano.

Uma instituição dedicada ao desenvolvimento de máquinas semelhantes a humanos é o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Uma área em que se concentra é pesquisar como fazer robôs com senso de toque. Enquanto isso, a empresa francesa Aryballe também está trabalhando em sistemas de IA capazes de distinguir entre milhares de sabores diferentes.

Embora produtos e marcas como Alexa já sejam nomes conhecidos, existem muitos tipos de tecnologia que vão muito além do reconhecimento de voz – aqui estão cinco exemplos de projetos de IA que procuram replicar os sentidos humanos.

1. Robôs que podem 'ver' objetos transparentes

Embora os robôs não tenham um sentido de visão como tal, há alguns cujo sistema de raios infravermelhos lhes permite identificar um objeto por sua forma. Os robôs nem sempre são os melhores quando confrontados com objetos transparentes como garrafas de vidro ou copos de plástico, principalmente porque seus sensores de profundidade refletem sobre esses objetos e só conseguem capturar sombras vagas. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, no entanto, conseguiu recentemente criar um sistema para que robôs possam usar essas sombras vagas que capturam com seus sensores para "preencher" seu conhecimento com informações adicionais e dar forma a objetos transparentes. segundo o Wall Street Journal.

Os pesquisadores combinaram um sensor de profundidade com uma câmera padrão para capturar tons de vermelho, verde e azul nas bordas de objetos transparentes. Mais tarde, eles melhoraram o sistema para que os robôs pudessem reconhecer as pistas visuais das cores registradas pela câmera. Como resultado, um braço robótico ajustaria automaticamente a pegada para poder pegar os objetos.

2. Aparelhos auditivos que podem 'ouvir' vozes sobre o ruído de fundo

Os pesquisadores da Carnegie Mellon também criaram um banco de dados de sons e imagens digitalizados usando todos os tipos de objetos domésticos, para que um sistema de IA com treinamento automático pudesse identificar corretamente cada som. De acordo com os pesquisadores, o robô foi capaz de identificar objetos que não podia ver, mas podia ouvir até 750% do tempo. Também está sendo desenvolvida uma tecnologia que permite que a IA isole sons e diferencie, por exemplo, vozes e ruídos. A Oticon Inc, uma empresa fabricante de aparelhos auditivos, está explorando como poderia fazer implantes cocleares com redes neurais.

Esses implantes possuem algoritmos, alimentados com milhões de amostras de fala com e sem ruído de fundo, que isolam automaticamente as vozes do ruído de fundo. Isso permitiria que aqueles que sofrem de certos tipos de perda auditiva recuperassem a audição.

3. Robôs que podem 'cheirar' a queimado ou vazamentos de gás

A Aryballe é uma empresa de software de IA que, com biossensores e um sistema de aprendizado de máquina, imita o sistema olfativo humano. O sensor capta as moléculas de odor no ar e as codifica em dados. O sistema de IA coleta esses dados e os combina com um banco de dados contendo milhares de cheiros diferentes. Depois de cruzar os dados coletados com os do banco de dados, o sistema pode determinar que tipo de cheiro é. Essa tecnologia poderia salvar vidas se, por exemplo, fosse combinada com uma tecnologia que pudesse desligar um forno antes que os alimentos queimassem ou se pudesse detectar um vazamento de gás.

Leia também - KPC, a Superbactéria

4. Sistemas que podem 'provar' milhares de alimentos

Gastrograph AI é uma plataforma criada pela Analytical Flavor Systems Inc. Ela prevê como as pessoas reagirão a novos produtos alimentícios, permitindo que desenvolvedores e profissionais de marketing usem os gostos dos consumidores para prever quais terão um desempenho melhor ou pior em um mercado específico. Esse sistema utiliza os dados de milhares de consumidores que avaliaram milhares de produtos por meio de um aplicativo móvel, especificando diferentes parâmetros e categorias. Por meio do sistema de autoaprendizagem da IA, ela pode determinar quais padrões de sabor e preferência funcionam melhor em cada local.

"Nós modelamos mais de 1.000 assinaturas de sabor até o momento (e contando) que são fáceis de interpretar pelos formuladores", afirma seu site. "Tem um sabor raro português? Encontre outros grandes grupos de consumidores para ele com base em dados de paleta e percepção. Tem um sabor que ainda não foi modelado? Crie uma nova assinatura e a Gastrograph AI irá otimizá-la para o seu público."

5. IA que pode 'sentir' superfícies

GelSight é uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT. A tecnologia permite que os robôs determinem a forma, o tamanho e o material de uma superfície usando um sensor de toque, o que significa que a sensação de toque pode ser digitalizada com precisão muito alta. Yunzhu Li, pesquisador do MIT, está trabalhando em um sistema de IA capaz de estabelecer uma relação entre uma imagem e o toque de uma superfície. “Os seres humanos desenvolvem capacidades a partir da experiência ao longo de nossas vidas; as redes neurais podem aprender muito mais rápido”, disse Li ao Wall Street Journal. Ao coletar dados de mais de 200 objetos tocados milhares de vezes com um sensor GelSight, Li criou um banco de dados para a IA modelar dados visuais e dados de toque correspondentes.

Leia o artigo original no Business Insider España.
Este post foi traduzido do espanhol

Fonte: https://www.businessinsider.com/