CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Este robô voador de IA pode colher frutas – evitando desperdícios no processo

robovoa119/02/2021 - Está cada vez mais difícil encontrar apanhadores de frutas para colher os pomares do mundo. As restrições de viagem do COVID-19 impediram que trabalhadores sazonais cruzassem as fronteiras, então alguns agricultores estão recorrendo a drones de IA para colher suas colheitas. Mesmo antes da pandemia, os produtores achavam cada vez mais difícil recrutar pessoas para a colheita. Em julho de 2019, a American Farm Bureau Federation (AFBF) alertou sobre a contínua escassez de mão de obra.

Os agricultores “tentam contratar trabalhadores americanos, mas não há muitos compradores – e aqueles que aceitam empregos agrícolas geralmente desistem antes que a temporada termine”, disse o presidente da AFBF, Zippy Duvall. No ano passado, com restrições de viagens em todo o mundo, governos de toda a Europa apelaram para aqueles que perderam seus empregos na pandemia para ajudar na colheita. A Espanha e a Itália chegaram a oferecer aos imigrantes ilegais o direito de trabalhar como catadores.

Agora, uma empresa israelense, Tevel Aerobotics Technologies, inventou um robô autônomo voador (FAR) que usa inteligência artificial (IA) para identificar e colher frutas. O robô pode trabalhar 24 horas por dia e colhe apenas frutas maduras.

Escolhendo o melhor

A inovação foi uma resposta direta à escassez de mão de obra. “Nunca há mãos suficientes disponíveis para colher frutas na hora certa e com o custo certo. As frutas são deixadas para apodrecer no pomar ou vendidas por uma fração de seu valor máximo, enquanto os agricultores perdem bilhões de dólares a cada ano”, diz a empresa.

Leia também - Três animais supreendentes

O robô FAR usa algoritmos de percepção de IA para localizar árvores frutíferas e algoritmos de visão para encontrar a fruta entre a folhagem e classificar seu tamanho e maturação. O robô então descobre a melhor maneira de se aproximar da fruta e permanecer estável enquanto seu braço pega a fruta. Os drones são capazes de colher os pomares sem atrapalhar uns aos outros por causa de um único cérebro digital autônomo em uma unidade terrestre.

Um trabalho que poucos querem

Mais de 800 milhões de toneladas de frutas são produzidas globalmente a cada ano, representando um mercado anual de mais de meio trilhão de dólares.

“Precisamos de um grande número de catadores confiáveis ​​e temos que pagar salários, organizar vistos, moradia, alimentação, saúde e transporte”, disse John White, CEO da Marom Orchards, uma das primeiras fazendas de frutas a usar os novos colhedores de robôs voadores .

“Os custos aumentam o tempo todo. Este é um trabalho árduo, sazonal e outras culturas podem pagar salários mais altos. Jovens de todo o mundo estão abandonando o trabalho agrícola em favor de empregos urbanos mais bem pagos e em tempo integral”, acrescentou.

A Tevel insiste que seus robôs são projetados para complementar os colhedores de frutas humanos, em vez de substituí-los. A empresa afirma que haverá uma escassez de cinco milhões de catadores até 2050 e diz que seus drones garantirão que 10% das frutas atualmente não colhidas sejam colhidas no futuro.

As Nações Unidas designaram 2021 como o Ano Internacional de Frutas e Legumes, com foco em inovação e tecnologias aprimoradas para aumentar a eficiência e a produtividade do cultivo de frutas e hortaliças e reduzir perdas e desperdícios.

No ano passado, o relatório do Fórum Econômico Mundial, Data-Driven Food Systems for Crisis Resiliency, disse que a tecnologia deve ser usada para tornar a agricultura mais sustentável após o COVID-19 e pediu um “ecossistema de inovação” para promover novos desenvolvimentos.

Fonte: https://www.weforum.org/