CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Drone de combate controlado por IA pode vasculhar prédios e executar ataques suicidas

dronecombate120/11/2022 - A empresa israelense de tecnologia de defesa Elbit Systems lançou um drone letal e autônomo suicida. O Lanius é um quad ágil de corrida com uma variedade de habilidades de reconhecimento, mapeamento e classificação de alvos alimentadas por IA, além da capacidade de explodir quando necessário. Os drones quadricópteros estão se tornando um elemento básico da guerra moderna, como exemplificado no atual conflito na Ucrânia. É fácil perceber porquê; eles são baratos, fáceis de operar e estão ficando cada vez mais inteligentes.

Eles permitem que você veja e mapeie uma área perigosa sem nenhum risco para o piloto, muitas vezes eles podem passar completamente sem serem detectados pelos adversários e é incrivelmente simples anexar e/ou liberar uma carga letal.

O Lanius foi projetado para viajar em grupos de três, sentado em cima de um drone maior, estilo nave-mãe, até que sejam implantados. Seu peso máximo de decolagem é de 1,25 kg (2,76 lb), incluindo uma carga letal ou não letal de até 150 g (5,3 onças). Uma pequena bateria de lítio tipo hobby oferece um tempo máximo de voo em torno de sete minutos.

Em cima de um chassi de drone de corrida de fibra de carbono simples e de aparência quadrada, o Lanius é equipado com vários sensores e câmeras, bem como um sistema em módulo Nvidia Jetson AI projetado especificamente para interpretação rápida de fluxos de dados de fluxo rápido com baixo consumo de energia. Ele se conecta ao próprio software de gerenciamento de enxame de combate Legion-X da Elbit para missões autônomas com vários drones.

dronecombate2

Sozinho ou em um enxame, o Lanius foi projetado para entrar em uma área e começar a mapeá-la de forma autônoma usando seus recursos de IA e sistemas de prevenção de colisões. Ele detectará e rotulará pontos de interesse, bem como coisas como portas e janelas, fechadas ou abertas, e entrará em edifícios e os revistará com ou sem direção ou controle direto de um piloto humano.

Leia também - Cientistas americanos apresentam metal mais leve do mundo

Ele foi projetado para detectar humanos e tentar classificá-los como amigáveis ou hostis, combatentes ou não combatentes, armados ou desarmados. Quando uma ameaça armada é detectada, ela oferece ao operador humano a capacidade de "enfrentar" o alvo usando qualquer armamento a bordo. Sempre há um humano no circuito; esta coisa não tentará matar ninguém por conta própria.

Ele oferece outra vantagem tática na capacidade de se sentar em modo de emboscada observando uma área específica – digamos, uma porta trancada que pode ter ameaças hostis do outro lado. Nesse caso, o Lanius pode pousar silenciosamente e vigiar a porta. Se a porta se abrir e ela vir algo que se qualifica como uma ameaça armada, ela alertará o operador remoto e oferecerá novamente a capacidade de engajamento. Isso definitivamente pode ser uma maneira eficaz de observar as costas ou os flancos de um time enquanto eles se movem por uma área perigosa.

dronecombate4

É provável que seja relativamente lento e desajeitado neste ponto, mas dada a rapidez com que os drones quadcopter e a tecnologia de aprendizado profundo se desenvolveram na última década, você pode apostar que essas máquinas avançarão rapidamente nos próximos anos. Confira um vídeo altamente dramático abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=4McPHBQ9pNw

Fonte: Fonte: Elbit Systems via DroneDJ