CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Surto de varíola dos macacos está se espalhando principalmente por meio do sexo, dizem autoridades da OMS

varmacaco123/05/2022 - Um surto do vírus da varíola dos macacos na América do Norte e na Europa está se espalhando principalmente por meio do sexo entre homens, com cerca de 200 casos confirmados e suspeitos em pelo menos uma dúzia de países, disseram autoridades da Organização Mundial da Saúde na segunda-feira. O surto avançou rapidamente na Europa e na América do Norte na última semana e espera-se que se espalhe muito mais à medida que mais médicos procuram os sinais e sintomas.

Dois casos confirmados e um suspeito de varíola símia no Reino Unido foram relatados à OMS há apenas 10 dias, os primeiros casos deste ano fora da África, onde o vírus geralmente circulou em níveis baixos nos últimos 40 anos, disse a organização.

"Vimos alguns casos na Europa nos últimos cinco anos, apenas em viajantes, mas esta é a primeira vez que vemos casos em muitos países ao mesmo tempo em pessoas que não viajaram para as regiões endêmicas da África. ", disse a Dra. Rosamund Lewis, que dirige a pesquisa de varíola da OMS, em uma sessão de perguntas e respostas transmitida ao vivo nos canais de mídia social da organização.

As nações europeias confirmaram dezenas de casos no que se tornou o maior surto de varíola do continente, de acordo com os militares alemães. Os EUA confirmaram pelo menos dois casos e o Canadá confirmou pelo menos cinco até agora. A Bélgica acaba de introduzir uma quarentena obrigatória de 21 dias para pacientes com varíola símia.

A OMS convocou uma reunião de emergência neste fim de semana por videoconferência para examinar o vírus, identificar os que correm maior risco e estudar sua transmissão. A organização realizará uma segunda reunião global sobre a varíola símia na próxima semana para estudar mais detalhadamente os riscos e tratamentos disponíveis para combater o vírus.

Embora o vírus em si não seja uma infecção sexualmente transmissível, que geralmente se espalha pelo sêmen e fluidos vaginais, o surto mais recente de casos parece ter se espalhado entre homens que fazem sexo com outros homens, disseram autoridades da OMS, enfatizando que qualquer pessoa pode contrair monkeypox.

"Muitas doenças podem ser transmitidas por contato sexual. Você pode pegar tosse ou resfriado por contato sexual, mas isso não significa que seja uma doença sexualmente transmissível", disse Andy Seale, que aconselha a OMS sobre HIV, hepatite e outras doenças sexualmente transmissíveis. infecções transmitidas.

O vírus é transmitido através do contato próximo com pessoas, animais ou material infectado com o vírus. Ele entra no corpo através de feridas na pele, trato respiratório, olhos, nariz e boca. Embora se acredite que a transmissão de humano para humano também ocorra por meio de gotículas respiratórias, esse método requer contato face a face prolongado porque as gotículas não podem viajar mais do que alguns metros, de acordo com o CDC.

Leia também - Argentina apresenta vaca clonada que produz leite maternizado

"Este é um vírus superestável fora do hospedeiro humano, então pode viver em objetos como cobertores e coisas assim", disse o Dr. Scott Gottlieb à CNBC em uma entrevista separada na segunda-feira. “E assim você pode ver situações em que as pessoas ficam relutantes em experimentar roupas, coisas assim, onde isso pode se tornar perturbador em áreas onde isso está se espalhando, como a cidade de Nova York”.

Ele disse esperar mais casos confirmados nos EUA nas próximas semanas, à medida que médicos e autoridades de saúde pública reavaliam os pacientes que apresentaram sintomas e o vírus continua a se espalhar.

A varíola dos macacos é uma doença causada por um vírus da mesma família da varíola, mas não é tão grave, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. No entanto, a varíola símia pode matar até 1 em cada 10 pessoas que contraem a doença, com base em observações na África, de acordo com o CDC.

A vacina usada para prevenir a varíola parece ser cerca de 85% eficaz na proteção contra a varíola dos macacos em pesquisas observacionais na África, disseram autoridades da OMS. Mas as vacinas não estão amplamente disponíveis, por isso é importante reservá-las para as populações de maior risco, disse Maria Van Kerkhove, principal epidemiologista da OMS em doenças zoonóticas. Ela disse que a OMS fará parceria com os fabricantes de vacinas para ver se eles podem aumentar a produção.

Os primeiros sintomas da varíola símia incluem febre, dor de cabeça, dor nas costas, dores musculares e falta de energia, disseram autoridades da OMS. Isso então progride para uma erupção cutânea no rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais que se transforma em protuberâncias ou pápulas, que então se tornam bolhas que muitas vezes se assemelham à catapora. Eles podem então se encher de um líquido branco, tornando-se uma pústula, que se rompe e forma crostas.

Gottlieb a descreveu como uma doença incapacitante que pode durar de dois a quatro meses e tem um longo período de incubação de 21 dias.

“Não acho que será uma disseminação descontrolada da mesma forma que toleramos a epidemia de Covid-19”, disse Gottlieb. “Mas agora existe a possibilidade de isso ter entrado na comunidade, se de fato for mais difundido do que o que estamos medindo agora, isso se torna difícil de extinguir”.

Fonte: https://www.nbcdfw.com