CIÊNCIA E TECNOLOGIA

É REVELADO o primeiro implante cerebral para tratar a depressão: 'pílula digital' do tamanho de uma moeda de um centavo que fica sob a pele e libera pequenos pulsos elétricos inicia testes em humanos

implancerebral101/11/2022 - Enquanto o Neuralink de Elon Musk espera começar os testes em humanos em seis meses, uma empresa de neurotecnologia revelou um dispositivo que trata a depressão e agora está no crânio do primeiro paciente. A “pílula digital” do Inner Cosmos inclui duas partes: um eletrodo que fica sob a pele do couro cabeludo e a “cápsula de prescrição” que se encaixa no cabelo dos usuários para alimentar o dispositivo.

O implante envia minúsculos pulsos elétricos para a região do cérebro afetada pela depressão - o córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo - uma vez por dia durante 15 minutos.

E o dispositivo externo não precisa estar na cabeça quando o tratamento não está sendo administrado. O paciente experimental de St Louise, Missouri, está programado para testar a inovação do Inner Cosmos por um ano, e a empresa tem outro teste em humanos marcado para começar no próximo mês.

Leia também - Space Ship Two

Os implantes para tratar todos os alinhamentos do cérebro estão fazendo sucesso na indústria, já que várias empresas estão correndo para chegar ao mercado primeiro. O Neuralink de Musk conduziu recentemente uma demonstração de produto que mostrou seu chip no cérebro de um macaco, permitindo controlar um teclado em uma tela para digitar frases completas.

A Synchron iniciou os testes em humanos de seu implante cerebral em julho, que permite ao usuário controlar um computador usando apenas o pensamento. O implante cerebral Stentrode da empresa, do tamanho de um clipe de papel, será implantado em seis pacientes de Nova York e Pittsburgh com paralisia grave. O Stentrode permitirá que os pacientes controlem dispositivos digitais apenas pensando e lhes dará a capacidade de realizar tarefas diárias, incluindo mensagens de texto, e-mail e compras online.

As instalações de pesquisa também estão desenvolvendo chips cerebrais. Acredita-se que o Southmead Hospital, em Bristol, seja o primeiro no mundo a implantar um dispositivo para reverter os sintomas do Parkinson. No entanto, a pílula digital Inner cosmos é a tecnologia menor e menos invasiva até hoje - o implante tem aproximadamente o tamanho de um centavo. E a empresa compara o pod externo ao carregamento de um Apple Watch.

A cirurgia para o implante leva 30 minutos em um ambulatório.
A Inner Cosmos foi fundada pelo empresário Meron Gribetz, que foi diagnosticado com transtorno de déficit de atenção quando criança.

implancerebral2

“Nossa missão é criar um mundo que restaure o poder cognitivo da humanidade, reequilibrando a mente humana”, disse Gribetz.

'O mundo está em um estado de desordem grave, levando a uma cognição desordenada

'Os efeitos estão sendo sentidos por milhões, levando a níveis crescentes de depressão.

"Acreditamos que nossa abordagem pode aliviar a vida daqueles que sofrem de depressão e, eventualmente, escalar para outros distúrbios cognitivos."

O objetivo do Inner Cosmos é afastar-se dos medicamentos prescritos e buscar um "tratamento mais eficaz".

'Depressão, atenção e ansiedade, que tratamos. Só para enfatizar este ponto, há 140 milhões de americanos todos os anos que usam drogas de atenção ou depressão, ou seja, mais usuários do que iPhones ', disse Gribetz em uma apresentação de 2022.

A pílula digital Inner Cosmos é alimentada por um aplicativo para smartphone, que também exibe gráficos de humor e depressão que podem ser compartilhados com um médico.

Gribetz disse que esta é a primeira vez que os médicos terão acesso a esse tipo de dados, "economizando bilhões do setor de saúde para diagnósticos incorretos de depressão suicida grave", disse ele.

'[O implante] é 10 vezes menor do que qualquer outra coisa que você já ouviu falar globalmente, no mercado de chips cerebrais BCI [interface cérebro-computador], e estamos muito animados', disse Gribetz. "Levamos seis anos para construir essa coisa."

Leia também - Sputnik

implancerebral3

Se você gostou deste artigo...

Implante cerebral ajuda a reverter sintomas de Parkinson no primeiro paciente a receber o tratamento como parte de ensaio médico

Implante cerebral de 'leitura da mente' permite que homem da Califórnia, 36, 'fale' novamente depois de ficar paralisado do pescoço para baixo aos 20 anos

Synchron, rival do Neuralink de Elon Musk, inicia testes em humanos de seu IMPLANTE DE CÉREBRO, que permite ao usuário controlar um computador usando apenas o pensamento.

Fonte: https://www.dailymail.co.uk