CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Estudo: a fertilidade masculina cai 62% em todo o mundo e está acelerando

vertilbaixa121/11/2022 - O colapso nas taxas de fertilidade masculina em todo o mundo está se acelerando, de acordo com a revista Human Reproduction Update. A contagem de esperma caiu 62% em menos de 50 anos – uma tendência de décadas que está ganhando ritmo. Uma baixa contagem de espermatozoides pode contribuir para resultados adversos à saúde masculina, incluindo “câncer testicular, distúrbios hormonais e defeitos congênitos genitais, bem como declínios na saúde reprodutiva feminina”.

Hagai Levine, principal autor do estudo, chamou a questão de “crise”, alertando que o declínio acentuado pode chegar a um ponto irreversível. “Temos um problema sério em nossas mãos que, se não for mitigado, pode ameaçar a sobrevivência da humanidade”, acrescentou. Desde 2000, houve um declínio anual de 2,64% no número de espermatozóides por mililitro de sêmen, mais do que dobrando o número encontrado desde 1978.

Embora este estudo não aborde as causas potenciais, outros estudos associaram a baixa contagem de espermatozoides à obesidade, estilo de vida sedentário, tabagismo e exposição a certos produtos químicos e pesticidas. Muitos desses produtos químicos são encontrados em itens amplamente utilizados no dia a dia, desde produtos de higiene pessoal até embalagens de alimentos, de acordo com a coautora do estudo, Shanna Swan.

Leia também - Cientistas descobrem uma SUPER-TERRA

Esses produtos químicos desreguladores endócrinos são comumente encontrados como forros em garrafas de água e recipientes de comida para viagem. O bisfenol A (BPA) é outro produto químico adicionado às embalagens de alimentos ligado a problemas de fertilidade. Enquanto a população mundial atingiu recentemente oito bilhões, as taxas de natalidade em todo o mundo estão diminuindo consistentemente.

Fonte: https://www.breitbart.com