CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Tecnologia sem fio 6G pode usar humanos como fonte de energia, explica estudo

6gtechum101/05/2023, por Chris Melore - AMHERST, Mass. – A tecnologia sem fio 5G está apenas começando a decolar em todo o mundo, mas um novo estudo já especula sobre o futuro do 6G! Pesquisadores da Universidade de Massachusetts-Amherst dizem que, ao contrário da tecnologia mais antiga, o 6G pode acabar usando pessoas como antenas. Especificamente, as telecomunicações 6G poderiam aproveitar as vantagens do Visible Light Communication (VLC), que é como uma versão sem fio da fibra ótica. No momento, a fibra óptica usa fios de vidro ou plástico incrivelmente finos para transmitir informações em flashes de luz. Esses fios são extremamente pequenos, mas também extremamente frágeis. A equipe UMass Amherst diz que criou uma maneira inovadora e de baixo custo ...

de coletar energia residual do VLC - usando o corpo humano como uma antena. Sua invenção pode reciclar energia residual para alimentar dispositivos vestíveis e, possivelmente, eletrônicos maiores também.

“O VLC é bastante simples e interessante”, diz Jie Xiong, professor de informação e ciências da computação na UMass Amherst, em um comunicado da universidade. “Em vez de usar sinais de rádio para enviar informações sem fio, ele usa a luz dos LEDs que podem ligar e desligar até um milhão de vezes por segundo.”

O que torna o VLC tão atraente para o futuro da tecnologia sem fio é o fato de que a infraestrutura para usá-lo já existe. Graças à tecnologia moderna e aos dispositivos inteligentes, nossas casas, veículos, postes de iluminação e escritórios são todos iluminados por lâmpadas de LED e também podem transmitir dados.

“Qualquer coisa com uma câmera, como nossos smartphones, tablets ou laptops, pode ser o receptor”, explica Xiong.

6G pode contar com ‘vazamento’ do VLC

A equipe explica que os sistemas VLC experimentam um “vazamento” significativo de energia porque os LEDs emitem “sinais de RF de canal lateral” – ou ondas de rádio. Se os cientistas conseguirem coletar essa energia de RF, eles poderão colocá-la em uso.

Para transformar isso em realidade, eles projetaram uma antena de fio de cobre enrolado para coletar RF vazada. A partir daí, a maior questão é que tipo de objeto maximiza a captação dessa energia?

Os pesquisadores experimentaram todos os tipos de superfícies e espessuras de arame. Depois de colocar a bobina contra plástico, papelão, madeira e aço, bem como telefones e outros dispositivos digitais ligados e desligados, o primeiro autor Minhao Cui tentou enrolar a bobina em torno de um corpo humano.

Os resultados mostram que as pessoas são realmente o melhor meio para amplificar a capacidade da bobina de coletar energia de RF vazada. Prender a bobina a uma pessoa coletou até 10 vezes mais energia do que apenas usar uma bobina nua.

Uma pulseira barata pode oferecer serviço 6G

Com base nesses resultados, os pesquisadores criaram um dispositivo portátil e barato chamado “Bracelet+”, que as pessoas podem usar na parte superior do antebraço. Os autores do estudo observam que podem até modificá-lo para funcionar como um anel, cinto, tornozeleira ou colar – embora uma pulseira pareça funcionar melhor para colher poder.

“O design é barato – menos de cinquenta centavos”, observam os autores do estudo. “Mas o Bracelet+ pode atingir até microwatts, o suficiente para suportar muitos sensores, como sensores de monitoramento de saúde no corpo, que requerem pouca energia para funcionar devido à sua baixa frequência de amostragem e longa duração do modo de hibernação.”

“Em última análise, queremos ser capazes de colher energia residual de todos os tipos de fontes para alimentar a tecnologia futura”, conclui Xiong.

Fonte: https://studyfinds.org