CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Fast Food: Startup israelense imprime o primeiro filé de peixe cultivado do mundo

filepeixe101/05/2023 - Uma startup israelense de tecnologia de alimentos produziu o primeiro filé de peixe impresso em 3D do mundo que pode ir da impressora ao prato em minutos. O peixe impresso é baseado em células cultivadas de garoupa e foi produzido pela Steakholder Foods, que usa bioimpressão e biotintas para desenvolver produtos à base de carne. Ao contrário dos produtos cárneos totalmente cultivados, que ainda requerem incubação e ...

maturação pós-impressão, a tecnologia da startup significa que o filé de peixe está pronto para cozinhar imediatamente, aumentando significativamente a velocidade de produção e reduzindo custos em comparação com a impressão 3D tradicional. O desenvolvimento ocorre apenas alguns meses depois que a Steakholder anunciou uma parceria com a Umami Meats, a empresa de frutos do mar cultivados em Cingapura que forneceu células de garoupa à startup. A primeira linha de produtos da parceria será lançada na Ásia.

As empresas agora estão trabalhando para aumentar as qualidades nutricionais do peixe impresso, aumentando os níveis de ácidos graxos ômega-3, aminoácidos e macronutrientes que os consumidores esperam.

O cultivo de células é visto como uma alternativa viável às pisciculturas, já que várias espécies de garoupa são consideradas vulneráveis pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) e em risco de extinção na natureza.

A Umami Meats também optou por cultivar o peixe garoupa porque é culturalmente importante na Ásia e é tradicionalmente servido em casamentos, banquetes e comemorações do Ano Novo Lunar.

A carne cultivada é carne animal genuína produzida pela aquisição e cultivo de células diretamente, em vez do abate de animais.

As células são cultivadas em biorreatores e são alimentadas com nutrientes básicos, e crescem para serem dispostas na mesma estrutura ou similar aos tecidos animais, replicando assim os perfis sensoriais e nutricionais da carne convencional. Este método de produção elimina a necessidade de criar e cultivar animais para alimentação.

“Estamos entusiasmados por trabalhar com a Umami Meats para desenvolver produtos de peixe estruturados impressos em 3D que tenham o mesmo sabor e textura excelentes dos peixes capturados tradicionalmente, sem prejudicar o meio ambiente”, disse Arik Kaufman, CEO da Steakholder Foods.

“Com um tamanho estimado de US$ 110 bilhões e crescimento projetado de 3 a 4% ao ano em um futuro próximo, o mercado de frutos do mar e peixes faz parte de nossa visão há muito tempo para a introdução de soluções sustentáveis que aumentam a segurança alimentar.

“Tendo criado uma biotinta personalizada que funciona de forma eficaz com as células de Umami e otimizado o sabor e a textura para atender aos altos padrões dos consumidores, prevemos expandir nossas colaborações para uma maior variedade de espécies com parceiros adicionais.”

A Steakholder Foods foi fundada em 2019 e está sediada em Rehovot, no centro de Israel.

Fonte: https://nocamels.com