CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pesquisadores desenvolveram holografias que podem ser fisicamente palpáveis

holobasquete109/2021 - Os cientistas da Universidade de Glasgow conceberam um projeto de basquetebol que pode ser "manipulado, deslocado e sentido". A equipe de pesquisa liderada por Ravinder Daahiya inovou na criação de um sistema holográfico que faz uso de correntes de ar denominadas "aerohaptics" para emular a sensação tátil. Em conformidade com as declarações de Daahiya, essas correntes de ar possibilitam a percepção tátil dos "dedos, mãos e pulsos das pessoas". O grupo de cientistas compartilhou seus achados em um artigo publicado na revista Advanced Intelligent Systems. Daahiya também expressou em seu artigo para The Conversation que "a longo prazo, isso pode evoluir para permitir que você interaja com uma representação virtual de uma pessoa distante e de fato experimente o aperto de mão dela". Ele acrescentou que isso poderia representar o primeiro passo na direção da criação de um ambiente semelhante a um "holodeck". Sem luvas, sem problemas - À semelhança dos hologramas táteis anteriores, o sistema de aerohaptics dispensa a necessidade de um dispositivo portátil de controle ou luvas inteligentes para criar a sensação de contato. Em vez disso, um bocal que reage aos gestos de sua mão emite uma corrente de ar com a quantidade adequada de pressão em direção a você.

Daahiya e sua equipe realizaram testes com uma projeção interativa de uma bola de basquete, demonstrando que ela pode ser "manipulada, deslocada e quicada de forma extremamente convincente".

 

holobasquete2

"Os jatos de ar do sistema ajustam o feedback tátil de acordo com a textura virtual da bola de basquete, viabilizando aos usuários a percepção da sua superfície arredondada enquanto ela rola sobre as pontas dos dedos, quicando e impactando na palma da mão," explicou.

Bem-vindo ao Holodeck

Embora seja fascinante observar o progresso desse sistema em direção a um holodeck plenamente funcional que realize nossas fantasias sherlockianas, por enquanto, suas capacidades permanecerão restritas. No entanto, Daahiya mantém um otimismo firme de que, no futuro, o sistema possa desencadear experiências extraordinárias no mundo dos videogames e, igualmente, auxiliar profissionais médicos a aprimorar o atendimento aos pacientes, independentemente de sua localização no planeta.

REFERENCIAS: https://futurism.com

                       Tec Tudo

                       UOL