CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O Alarmante Crescimento da IA: Programadores Humanos serão Obsoletos em Breve?

progia12023 - Com o progresso nas investigações em Inteligência Artificial (IA), muitas pessoas expressam apreensão em relação à possibilidade de essa tecnologia vir a substituir a mão de obra humana em determinados setores. Contudo, qual seria o período necessário para que tal cenário se concretize? Em conformidade com o diretor-executivo da Stability AI, aproximadamente cinco anos. Emad Mostaque participou recentemente de uma entrevista, revelando que nesse intervalo de tempo, os programadores humanos seriam suplantados por sistemas de IA, um processo já em curso. Vamos aprofundar essa compreensão.

No mês de maio deste ano, Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que qualquer pessoa poderia se tornar programadora em um curto período de tempo, graças à tecnologia de Inteligência Artificial. Em uma entrevista recente concedida ao podcast "Moonshots and Mindsets", Emad Mostaque foi além, declarando que ninguém mais seria programador, pois os sistemas de IA passariam a realizar todas as tarefas de forma autônoma. Segundo Mostaque, esse processo já está em andamento, e daqui a cinco anos, a transição estará completa. Ele revelou que, atualmente, com base em dados do GitHub, 41% de todos os códigos estão sendo gerados por Inteligência Artificial, indicando um futuro desafiador para os desenvolvedores.

Existem vantagens e desvantagens nesse estágio atual da atividade. Os códigos produzidos por IAs ainda não alcançam a mesma qualidade dos criados por programadores humanos, mas conseguem atender a uma média satisfatória. Além disso, são capazes de redigir esses códigos em um intervalo de tempo significativamente menor. Mesmo programadores que atuam atualmente já começaram a depender de IAs para otimizar suas atividades de maneira mais eficiente e prática. Uma pesquisa realizada pelo StackOverflow revelou que 70% dos entrevistados utilizam ou planejam utilizar IA em seus projetos de desenvolvimento, e esse número continua crescendo.

Outras profissões também podem estar ameaçadas

De acordo com Mostaque, em apenas cinco anos, os serviços de IA estarão tão avançados a ponto de executarem tarefas de forma independente, superando as capacidades de programação humanas. Em outras palavras, não haverá mais a necessidade de programadores humanos. Embora essa projeção possa parecer exagerada, não se pode negar que muitos profissionais, especialmente os programadores, já estão perdendo seus empregos para serem substituídos por IAs. O CEO da IBM, Arvind Krishna, divulgou que em breve a empresa suspenderá a contratação de pessoas cujas funções possam ser substituídas por IA.

"Pude observar facilmente 30% da força de trabalho da IBM sendo substituída por IA e automação em um período de cinco anos."

No entanto, os programadores não serão os únicos em risco. Mostaque ainda antecipou que, em cinco a dez anos, outras profissões também estarão sob ameaça, como fotógrafos, designers gráficos e ilustradores.

"Nos próximos cinco a dez anos, seremos capazes de criar [com IA] qualquer coisa que você possa imaginar com qualidade visual perfeita em tempo real."

REFERENCIAS:       HARDWARE

                              YOUTUBE

                              WIKIPÉDIA

                              TECMUNDO HOJE