CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A humanidade pode atingir a singularidade em apenas 7 anos, mostra a tendência

singuhuma123/01/2023, por Darren Orf - Por uma métrica importante, a inteligência artificial geral está muito mais próxima do que você pensa. No mundo da inteligência artificial, a ideia de “singularidade” se agiganta. Esse conceito escorregadio descreve o momento em que a IA excede o controle humano e transforma rapidamente a sociedade. O complicado sobre a singularidade da IA (e por que ela pega emprestada a terminologia da física dos buracos negros) é que é extremamente difícil prever onde ela começa e quase impossível saber o que está além desse “horizonte de eventos” tecnológico. No entanto, alguns pesquisadores de IA estão em busca de sinais de alcançar a singularidade ...

medida pelo progresso da IA, aproximando-se das habilidades comparáveis a um ser humano. Uma dessas métricas, definida pela Translated, uma empresa de tradução com sede em Roma, é a capacidade de uma IA de traduzir a fala com a precisão de um ser humano. A linguagem é um dos desafios de IA mais difíceis, mas um computador que pudesse fechar essa lacuna poderia, teoricamente, mostrar sinais de Inteligência Geral Artificial (AGI).

“Isso porque a linguagem é a coisa mais natural para os humanos”, disse o CEO da Translated, Marco Trombetti, em uma conferência em Orlando, Flórida, em dezembro. “No entanto, os dados coletados pela Translated mostram claramente que as máquinas não estão tão longe de fechar a lacuna.”

singuhuma2

A empresa rastreou o desempenho de sua IA de 2014 a 2022 usando uma métrica chamada “Tempo para Editar” ou TTE, que calcula o tempo que leva para editores humanos profissionais corrigirem traduções geradas por IA em comparação com as humanas. Ao longo desse período de 8 anos e analisando mais de 2 bilhões de pós-edições, a IA da Translated mostrou uma melhoria lenta, mas inegável, ao fechar lentamente a lacuna em relação à qualidade da tradução em nível humano.

Em média, um tradutor humano leva cerca de um segundo para editar cada palavra de outro tradutor humano, de acordo com a Translated. Em 2015, os editores profissionais levavam aproximadamente 3,5 segundos por palavra para verificar uma sugestão de tradução automática (MT) – hoje esse número é de apenas 2 segundos. Se a tendência continuar, a IA da Translated será tão boa quanto a tradução produzida por humanos até o final da década (ou até antes).

“A mudança é tão pequena que todos os dias você não percebe, mas quando você vê o progresso … em 10 anos, isso é impressionante”, disse Trombetti em um podcast em dezembro. “Esta é a primeira vez que alguém no campo da inteligência artificial fez uma previsão da velocidade para a singularidade.”

HISTÓRIA RELACIONADA

Não podemos conter máquinas superinteligentes

Embora esta seja uma nova abordagem para quantificar o quão perto a humanidade está de abordar a singularidade, esta definição de singularidade esbarra em problemas semelhantes de identificação AGI de forma mais ampla. Embora aperfeiçoar a fala humana seja certamente uma fronteira na pesquisa de IA, a habilidade impressionante não necessariamente torna uma máquina inteligente (sem mencionar quantos pesquisadores nem mesmo concordam sobre o que é “inteligência”).

Se esses tradutores hiperprecisos são arautos de nossa desgraça tecnológica ou não, isso não diminui a realização da IA da Translated. Uma IA capaz de traduzir a fala tão bem quanto um ser humano poderia muito bem mudar a sociedade, mesmo que a verdadeira “singularidade tecnológica” permaneça sempre indescritível.

Fonte: https://www.popularmechanics.com