CIÊNCIA E TECNOLOGIA

De onde veio o seu bife?

ondeveiobife121/04/2023 por Suzanne Burdick, Ph.D. - Os animais que pastam são frequentemente culpados por prejudicar o meio ambiente - mas não são os animais que estão causando danos, é como os humanos administram o gado e a terra em que vivem, de acordo com o Savory Institute. Os animais que pastam são frequentemente culpados por prejudicar o meio ambiente – mas não são os animais que estão causando danos, é como os humanos administram o gado e a terra em que vivem, de acordo com o Savory Institute.

O Savory Institute é uma rede global de agricultores e administradores de terras que trabalham para “facilitar a regeneração em larga escala das pastagens do mundo e os meios de subsistência de seus habitantes, por meio da “gestão holística”.

Em um novo vídeo, o instituto diz:

“Nós, como humanos, os administramos [tratando] o gado como engrenagens em uma máquina, em vez de seres vivos complexos com mentes próprias. Felizmente, há outra maneira de lidar com a complexidade chamada 'gerenciamento holístico'.”

A gestão holística é uma estrutura para a tomada de decisões “que honra todo o sistema – plantas, animais, pessoas e terra – em vez de maximizar um em detrimento do outro”, explica o vídeo.

“Otimiza o todo e alinha nossas ações com os ritmos do mundo vivo, permitindo tomar decisões que equilibrem o bem-estar ambiental, financeiro e social.”

O mundo vivo é composto de “sistemas vivos adaptativos lindamente e infinitamente complexos” que estão interconectados, então “a maneira como administramos as decisões em meio a esses sistemas vivos complexos é importante”, disse o instituto.

O gerenciamento holístico cria "potências fotossintéticas"

Em vez de sequestrar o gado em fazendas industriais industriais e alimentá-los com grãos, ou fazê-los pastar continuamente em um pasto por longos períodos de tempo sem permitir que as plantas descansem ou voltem a crescer, os fazendeiros podem usar métodos de “pastoreio planejado holístico” – às vezes chamados de “regenerativos” ou pastejo “rotacional” – para que “os animais cheguem ao lugar certo, na hora certa, com o comportamento certo”, de acordo com o instituto.

O pastoreio planejado holístico imita as maneiras como os rebanhos selvagens pastavam, disseram eles. O pastoreio regenerativo não é uma ideia nova. Várias tribos indígenas, incluindo a nação Navajo, usaram métodos semelhantes em extensões de 80 milhas em um equilíbrio que envolveu a conservação e preservação dos ecossistemas, informou o EcoWatch. Quando os animais são rotacionados intencionalmente em áreas de terra, as plantas têm tempo para crescer novamente, de modo que a terra mantém um nível de cobertura do solo, que protege o solo da erosão e do escoamento das chuvas.

Além disso, o terreno não sofre compactação do solo devido às mesmas áreas serem constantemente pisoteadas pelo gado. A rotação do gado também distribui o estrume de forma mais ampla, que atua como um fertilizante natural e reduz a necessidade de fertilizantes químicos.

“As pastagens tornam-se mais produtivas e resilientes, criando uma potência fotossintética que retira o carbono da atmosfera e o introduz no solo”, disse o instituto.

‘É muito mais fácil trabalhar com a natureza do que contra ela’

Ao gerenciar sistemas complexos, "devemos mudar de 'controle' para 'cooperação'", de acordo com o Savory Institute. Cooperar com a natureza pode criar situações ganha-ganha que beneficiam todo o ecossistema – e sem aditivos nocivos como pesticidas e herbicidas. O fazendeiro de quarta geração do Texas, Adam Isaacs, disse ao The New York Times que usa seu gado - em vez de herbicidas - para cortar as ervas daninhas.

“Deixamos o gado pisotear muitas coisas”, disse ele. Isso adiciona matéria orgânica ao solo e o expõe ao oxigênio, o que ajuda o crescimento de gramíneas e outras plantas desejáveis, o que, por sua vez, torna o pasto mais saudável.

“Essas vacas são minha ferramenta de gerenciamento de terras”, disse Isaacs. “É muito mais fácil trabalhar com a natureza do que contra ela.”

“Os sistemas de pastagem administrados pelo tempo apropriado não matarão uma única planta e aumentarão a biodiversidade de plantas nativas, animais, insetos e microorganismos no ecossistema da fazenda”, de acordo com a Regeneration International, uma organização sem fins lucrativos com 250 parceiros internacionais que trabalham para acelerar a transição global para alimentos regenerativos, agricultura e manejo da terra.

Além disso, um pesquisador que revisou 58 estudos sobre pastagens regenerativas e biodiversidade disse que os solos enriquecidos por pastagens regenerativas tinham “aumento da bioatividade microbiana, maior biomassa fúngica:bactérias, maior diversidade funcional e comunidades mais ricas de microartrópodes e macrofauna”. Carne alimentada com capim é mais rica em vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos benéficos

Vacas criadas usando métodos holísticos de manejo e alimentadas com capim ao longo de suas vidas são mais saudáveis para as pessoas comerem, sugere a pesquisa. A maioria do gado nos EUA é alimentada com grãos, o que significa que eles começam comendo grama, mas depois são alimentados com “ração especialmente formulada à base de milho ou outros grãos”. A ração formulada contém milho e grãos cultivados com fertilizantes químicos e pesticidas, hormônios de crescimento e antibióticos.

A carne alimentada com capim – ou seja, vacas que só foram alimentadas com leite, capim e outras verduras ao longo de suas vidas – é tipicamente mais magra do que a carne alimentada com grãos. A carne bovina alimentada com capim também é mais rica em nutrientes essenciais, incluindo vitaminas, antioxidantes e um ácido graxo benéfico que tem sido associado à melhoria da imunidade e aos benefícios anti-inflamatórios.

Fonte: https://childrenshealthdefense.org