CURIOSIDADES

O que é o pomo de adão?

pomo2Embora um livro campeão de vendas escrito por John Gray afirme que homens são de Marte e mulheres de Vênus visando demonstrar enormes diferenças comportamentais entre os indivíduos de cada sexo, fisicamente há muito mais semelhanças que diferenças anatômicas entre eles. Ainda que os seios sejam provavelmente o sinal mais perceptível entre as características que façam a distinção entre homens e mulheres, uma ligeira protuberância na garganta também é incluída na pequena lista de itens que estampam a diferenciação dos organismos masculino e feminino. Essa cartilagem é chamada de pomo de adão. Eventualmente na literatura é encontrada ...

também com o nome de maçã de adão, geralmente devido a traduções literais da língua inglesa, onde essa saliência é apelidada de "Adam's apple".

Nomenclatura tem origem bíblica

A origem do nome do órgão vem do capítulo bíblico chamado do Gênesis, o primeiro dos livros que formam a Bíblia, que explica de forma alegórica a criação da humanidade através da história de Adão e Eva e sua desobediência a Deus através do consumo da fruta proibida, a maçã. Um pedaço da maçã teria ficado entalado na garganta de Adão e, por causa disso, todos os homens passaram a nascer com essa saliência.

Isso, naturalmente, não passa de simbologia, uma vez que tanto homens quanto mulheres possuem pomo de adão. Essa protuberância é localizada na tireoide, uma glândula essencial para regular uma série de funções do corpo humano que fica localizada no pescoço.

Testosterona provoca crescimento maior do pomo de adão

pomo3

Porém, ela só de destaca nos homens por seu crescimento estar relacionado à produção de um hormônio chamado testosterona. Como essa substância é gerada principalmente pelos testículos, ela é produzida em volume muito maior pelo organismo masculino.

As mulheres também produzem testosterona, através das glândulas suprarrenais e nos ovários, todavia, em quantidade muito menor que os homens. O volume é insuficiente para o crescimento do pomo de adão de forma que o órgão possa ser notado a olho nu.

Raspagem do órgão é necessária em cirurgia de mudança de sexo

Em casos raros de mulheres que produzem excesso de testosterona, o pomo de adão pode ficar saliente causando problemas de autoestima. Isso pode levar a essas mulheres a realizar cirurgias de raspagem do órgão visando deixá-lo mais discreto. Tal procedimento também é feito durante operações de mudança de sexo.

Função do pomo de adão é abrigar as cordas vocais

A função anatômica do pomo de adão é abrigar as cordas vocais. Como os homens possuem um tom de voz mais forte, essa cartilagem precisa ter uma estrutura maior nos indivíduos masculinos e seu desenvolvimento acontece na fase da puberdade. De acordo com as teorias evolutivas, as mulheres tendem a procurar homens com voz mais grossa para a reprodução, pois isso é um sinal de boa saúde.

Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/