CURIOSIDADES

Como identificar um espelho falso

espelho falso topo20/09/2012 - Existem os espelhos ditos normais e os espelhos falsos, aqueles que permitem ver nas duas direções, como aqueles que vemos nos filmes, onde a vítima escolhe qual dos acusados é o criminoso. Neste artigo queremos ajudar a detectar esses espelhos falsos, de forma a prevenir-se e a garantir a sua privacidade, quando vai a hotéis, pousadas, casas de público, etc., já que nunca sabemos se existem alguém do lado de lá. Este artigo não serve para assustar nem para dizer que existem espelhos falsos por aí, com pessoas a espiarem-nos do outro lado, mas não custa nada prevenir e certificar-se que o espelho é um espelho completamente normal. Os espelhos fazem parte da nossa vida do dia-a-dia e podemos encontrá-los em quase todos os lugares. Nas casas de banho, em ginásios, em lojas de roupa, em hotéis, em ginásios e por muitos outros lugares. Têm surgido vários casos, em que os donos de espaços frequentados por mulheres, usam os espelhos ...

de duas direcções para poder observá-las, fotografá-las ou até filmá-las, nunca se sabendo ao certo para onde poderão ir essas imagens ou onde começa e acaba a privacidade de cada um.

 

Como saber se existe alguém do outro lado do espelho?

 

Olhando apenas para um espelho, é impossível detectar se este é um espelho comum ou não. Existe pelo menos uma forma de detectar rapidamente se é um espelho comum ou um espelho de duas direcções.

 

Teste para identificar um espelho normal

 

Toque com a ponta da unha na superfície do espelho, onde a imagem é reflectida. Se existir um espaço entre a imagem reflectida e a sua unha, está perante um espelho normal. Este espaço é o equivalente à espessura do vidro do espelho, já que a parte que reflecte a imagem não é a parte da frente, mas sim a parte de trás do espelho.

 

Teste para identificar um espelho falso ou de duas direções

 

Pelo contrário, se ao colocar a sua unha no espelho não há um espaço entre a unha e a imagem reflectida, está perante um espelho de duas direcções! Isto acontece porque, nestes espelhos, a parte que reflecte a imagem é a parte da frente e não o fundo do espelho. Lembre-se a partir de agora de fazer sempre o teste do espelho, nos locais onde espera alguma privacidade. Se no “teste da unha” existir um espaço entre a unha e a imagem, não tem que se preocupar. Se esse espaço não existir, chame a polícia, já que este é um crime punido por lei. E lembre-se de alertar todos os seus amigos e familiares!

 

Espelhos de observação

 

Um espelho falso é um vidro que, de um lado, provoca o reflexo normal de um espelho, mas no outro lado, funciona como uma janela. Isso é utilizado para observar pessoas sem que elas saibam. Espelhos falsos (também conhecidos como espelhos de observação) são muito comuns em delegacias ou em institutos de psicologia, mas há outros lugares menos óbvios onde as pessoas se preocupam com estarem sendo observadas, como vestiários e locais de trabalho. Se você está preocupado(a) com um espelho, veja como saber se pode ter alguém observando do outro lado.

 

Passos

espelho passo1

1 - Observe como o espelho está instalado. Um espelho comum é pendurado contra a parede, mas um espelho de observação é instalado “dentro” da parede. Se a parede estiver atrás do espelho, é provável que seja um espelho normal.

espelho passo2

2 - Apague a luz e posicione uma lanterna na frente do espelho. Se for um espelho falso, a sala do outro lado será iluminada.

espelho passo3

3 - Fique com os olhos bem perto do espelho e cubra com as mãos, formando um pequeno “túnel” para bloquear a luz. Quando fizer isso, a luz na sala de observação será mais forte que a luz no seu lado do espelho e você conseguirá ver algo por trás do espelho.

espelho passo4

4 - Bata no espelho com a articulação dos dedos. Um espelho normal produzirá um som abafado, pois está posicionado na frente de uma parede. Um espelho falso, no entanto, produzirá um som aberto, oco e com reverberação, pois há um espaço aberto do outro lado.

Dicas

O teste da “unha” mais associado com a identificação de espelhos falsos não é tão confiável quanto os métodos descritos acima. Ele pode ser feito encostando sua unha no espelho. Se não houver “nenhum” espaço entre sua unha e o reflexo dela, o espelho possui espaço atrás. Eles são muito caros e não seriam instalados em circunstâncias normais. Nem todos os espelhos de observação são desse tipo e nem todos os espelhos desse tipo são falsos. Os espelhos falsos ou de observação funcionam muito bem quando iluminados por ambos os lados. O que importa é qual dos lados possui mais iluminação e não qual dos lados é reflexivo. Também não há motivo para um espelho falso não ser pendurado na parede como um espelho normal. Ele não precisa ser instalado na parede como uma janela.

Muitos lugares, como postos de gasolina, utilizarão espelhos de metal com um dos lados reflexivo, já que espelhos de vidro podem ser destruídos pelos usuários.


Como funcionam os espelhos falsos?


Quase todo mundo já viu um filme na televisão ou no cinema em que o suspeito de um crime é interrogado enquanto detetives observam atrás de um espelho falso. Como um pedaço de vidro consegue refletir a luz de um lado enquanto permanece transparente do outro?

Na verdade não há segredo. Um espelho falso possui um revestimento refletor aplicado em uma camada muito fina e esparsa, que é chamada de superfície semiprateada. O nome semiprateado vem do fato de que as moléculas refletoras revestem o vidro tão esparsamente que é aplicada apenas à metade das moléculas necessárias para que o vidro se torne um espelho opaco. A nível molecular, podemos dizer que existem moléculas refletoras pontilhadas por todo o vidro em uma película uniforme, mas somente metade do vidro é recoberto. A superfície semiprateada reflete cerca de metade da luz que atinge a superfície, enquanto permite que a outra metade a atravesse. Os espelhos semiprateados também são essenciais para muitos tipos de lasers, veja Como funciona o laser para mais detalhes.

Por que o "suspeito de um crime" não vê os detetives na sala ao lado? A resposta está na iluminação das duas salas. A sala na qual o vidro se parece com um espelho é mantida bem iluminada, de modo que há muita luz para ser refletida pela superfície do espelho. A outra sala, na qual o vidro se parece com uma janela, é mantida escura de modo que há pouca luz para atravessar o vidro. No lado do criminoso, ele vê seu próprio reflexo. No lado dos detetives, o que eles vêem é a grande quantidade de luz que vem do lado do criminoso.

Se as luzes na sala com o espelho forem apagadas de repente, ou se as luzes na sala de observação forem acesas subitamente, o espelho falso se transformaria em uma janela, com as pessoas em cada sala vendo umas às outras. Você pode ver este efeito à noite em qualquer edifício de escritórios com vidros espelhados. Se a luz estiver acesa em um escritório, você verá muito bem o seu interior.


Fonte: http://www.curiosidadesdomundo.com
http://pt.wikihow.com
http://www.hsw.uol.com.br/