CURIOSIDADES

O primeiro anfíbio de alta velocidade

anfibio4Maio de 2013 - Uma mistura de Jet ski com quadriciclo, que pode alcançar 72 km/h tanto em terra como em água. O Quadski é considerado o primeiro veículo anfíbio de alta velocidade do mundo, anteriormente, nenhum anfíbio disponível comercialmente tem sido capaz de exceder 16 km/h na água. O propulsor escolhido para a máquina é um motor de quatro cilindros DOHC da linha BMW K 1300. Ele possui refrigeração líquida, duplo comando de válvulas no cabeçote e é alimentado por uma injeção eletrônica que produz 175 cavalos de potência e pode levar o veículo a uma velocidade máxima de 45 mp/h (cerca de 70 km/h) rodando na terra ou navegando pela águas.

O consumo de combustível desse “brinquedo” é respeitável. Com um tanque cheio, ele pode navegar sobre as águas por duas horas ou rodar 600 quilômetros através de estradas e trilhas — um tempo considerável de diversão em ambos os casos.

anfibio2

Ele é fruto da criatividade de dois empreendedores: Alan Gibbs e Neil Jenkins, a criação do Quadski resultou em mais de 300 patentes. Basta apertar um botão para que, em 4 segundos, as rodas se retraiam ao entrar na água ou se abram ao fazer a transição para a terra.

anfibio3

Ele tem as dimensões próximas de um quadriciclo convencional: 590 kg, pouco mais de 3 metros de comprimento e 1,5m de largura. Infelizmente, ele foi projetado para apenas um ocupante. O modelo que vinha sendo divulgado desde o ano passado, agora está disponível nas cores amarela, azul, preta e vermelha, a um custo aproximado de U$ 40.000,00. Por enquanto, a venda será direcionada aos Estados Unidos.

 

Não é feitiçaria, é tecnologia

anfibio topo

Para oferecer tal funcionalidade, o Quadski conta com uma série de recursos e aparatos desenvolvidos pela própria GIBBS. Basicamente, tudo gira em torno da tecnologia High Speed Amphibian (HSA), a qual envolve mais de 300 patentes — incluindo algumas que ainda não foram aprovadas.

A estrutura do quadriciclo anfíbio foi concebida para ser hidrodinâmica. Além de ser forte, durável e leve, o seu casco é fabricado em uma peça única. Essa carcaça possui um design com ranhuras em V que visa fazer com que a sua superfície promova maior estabilidade e aderência — características essenciais para que o manuseio do veículo ocorra de forma mais responsiva na água.

Além de tornar os passeios em terra mais confortáveis, a suspensão empregada no Quadski possui um mecanismo de retração especial, o qual permite que as rodas sejam “guardadas” entre as peças internas e a carenagem do quadriciclo anfíbio na hora que ele entra na água. Tal função é acionada com um simples toque de botão e leva apenas cinco segundos para ser completada.

Após o acionamento desse recurso, a suspensão sofre algumas distorções (calma, ela está preparada para isso), e servomotores, parecidos com os usados nos aviões, recolhem as rodas. Para evitar que as rodas tentem ser recolhidas ainda em solo, o veículo conta com sensores infravermelhos que detectam o reflexo da luminosidade na água e só permitem a ativação do recurso quando um nível mínimo de água é detectado abaixo do jet ski.

Por fim, para que possa se movimentar no mar ou em lagos, o Quadski possui propulsores de jato-d’água desenvolvidos pela própria GIBBS. Eles são mais leves e compactos do que os tradicionalmente usados nesse setor da indústria. Além disso, esses jatos foram projetados para fornecer altos níveis de pressão, o que permite manobras mais precisas e ágeis dentro da água, mesmo com baixa velocidade.

 

Um brinquedo para poucos

anfibio topo2

O Quadski foi anunciado em outubro de 2012, mas só começou a ser comercializado oficialmente em janeiro deste ano com modelos nas cores amarela, azul, preta e vermelha. O que assusta um “pouco” nesse brinquedo é o preço: ele é vendido nos EUA por US$ 40 mil, equivalente a R$ 80 mil — obviamente, sem adicionarmos os custos de importação e impostos.

Por isso, esse “quadriciclo jet ski” é uma opção de entretenimento um tanto quanto inacessível, até mesmo para os padrões norte-americanos. Por exemplo, com esse mesmo montante de dinheiro, você poderia comprar um Chevrolet Camaro novinho! Por enquanto, o Quadski é uma diversão apenas para ricaços, como os filhos do Eike Batista.


Fonte: http://www.designergh.com.br
http://www.moto.com.br
http://www.tecmundo.com.br