CURIOSIDADES

Versões bizarras e coisas que você não saiba sobre o Cavaleiro das Trevas

bat topoEi, você é fã do Cavaleiro das Trevas? Aposto que não conhece muitas e muitas versões do Cruzado Encapuzado que existiram ao longo dos anos! Também seria complicado... afinal, são mais de sete décadas de histórias onde praticamente de tudo foi imaginado, tentado e reinventado. Existem Batmen que você nem pode imaginar, de tão absurdos que são!

Confira aqui as dez versões mais estranhas do Morcego, pronto para se surpreender?

Pirata Batman

batpirata

Capitão Leatherwing, o homem que se proclama o Pirata Batman. Nessa realidade alternativa, Batman é um pirata inglês que trabalha para o Estado, roubando e matando seus inimigos. Capitão do navio Raposa Voadora, sua tripulação conta com um navegador italiano chamado Alfredo e um órfão chamado Robin Redblade. Seu maior inimigo? O Homem Que Ri. A vida amorosa do Pirata Batman é um pouco complicada. Ele se casou acidentalmente com a princesa do Panama e logo depois começou um caso com a Capitã Felina. O relacionamento dos dois vai do amor ao ódio, em um momento estão fazendo amor, no outro ela rouba todas seus pertences e se alia aos seus inimigos. Ah, sabe toda a ética de “não matar” do Batman tradicional? Não se aplica aqui. No final da história, o Pirata Batman atravessa o Homem Que Ri no mastro do navio e deixa o cadáver lá apodrecendo.

Bat-rato

batrato

É uma das versões mais legais do Batman! Em um Universo onde todos os heróis são animais (Super-Esquilo, Carneiro Verde, Aquapato entre outros) o Batman ao invés de ser um morcego é um rato! E sabem por que? Pois é, simplesmente porque acharam que a ideia de um rato vestido de morcego seria MUITO legal. E o melhor de tudo é que o personagem nunca foi descartado, até hoje ele faz parte da continuidade do Universo DC.

Batman, o matador de demônios

batmatador

Em uma Gotham onde os senhores demônios do inferno são a lei, Bruce foi treinado pelos seus pais para exorcizar a cidade. Alguns pontos curiosos merecem destaque: Batman possui um sidekick chamado Cal que é um esqueleto; ao invés de seus pais serem assassinados por um bandido, é por um lobisomem; Bruce descobre que havia sido secretamente treinado pelos seus pais para virar o Batman desde o início. Mas por que um Morcego? Uma noite Thomas Wayne estava em seu quarto estudando, quando um morcego invadiu o cômodo pela janela e voou até à cabeceira do berço de Bruce Wayne, que ainda era um bebê. O animal então falou “Eu sou o Morcego”, no qual Bruce, que deixe-me enfatizar era apenas um BEBÊ respondeu: “E eu sou o homem.”

Batman Tirano

battirano

Nessa versão o Batman é um dos mais amados e respeitados heróis de todos os tempos. Seduzido pelos ensinamento de Jonathan Crane, Bruce odeia o crime e com todo o seu poder sabe os meios de erradicá-lo. Uma pena que ele resolva fazer isso controlando toda a população. Com a ajuda de Crane, ele usa a distribuição de água da cidade para fazer com que a população ingerisse tranquilizantes sem saber. Que feio Bátima! Um grupo de vilões anarquistas conseguem expor o Morcego para a população, que revoltada queima Bruce vivo, e assim Batman perde para os “caras maus”.

“Sempre será” Batman

batsempre

Essa versão mostra que não importa os acontecimentos, o Batman iria existir de qualquer maneira. Mesmo que seus pais não tivessem sido mortos, o garoto Bruce iria achar um modo de ser o Batman por alguma justificativa significante.

Velho Batman com exoesqueleto

batexo

Na Terra 22, Batman é um homem bem mais velho e experiente que teve o corpo prejudicado por anos e anos de combate ao crime. Ao invés de enfrentar seus inimigos frente à frente, ele usou seu intelecto para criar um exército de robôs para controlar as ruas de Gotham e lidar com qualquer problema que apareça. Para quem leu o Reino do Amanhã de Mark Waid e Alex Ross, sabe que nessa época os heróis que protegiam a humanidade eram outros, e os ultrapassados como Superman, Batman, Flash entre outros seguiram por outro rumo. Bom, a história é magnífica e certamente a maioria já leu, se você não leu trate de dar uma procurada que não vai se arrepender!

Batman da Revolução Industrial

batrevolucao

Situado na revolução industrial americana, Golden Streets of Gotham é como se fosse o Batman com todo um clima de Bioshock Infinite. Bruno Vanekow é proletário que perdeu seus pais durante um incêndio na fábrica onde trabalhavam causado por Joseph Chillingham, o dono da fábrica. Auxiliado pela repórter Barbra Gordon e por Selina Kyle, Bruno luta contra o crime e injustiça como o herói dos desfavorecidos Batman! No entanto, Batman é acusado por assassinato de mulheres de classe baixa, mais tarde é revelado que o assassino na verdade é um palhaço psicopata de um circo. O desfecho da história é bem interessante e vale a pena dar uma pesquisada.

Batman Mágico

batmagico

Existem algumas versões do Batman ligadas à magia, mas nenhuma tão impactante quando a que reside na Terra 33. Nessa realidade, a família Cobblepot assassina os pais de Bruce, e apenas por maldade transformam o garoto em uma criatura morcego horripilante. Bruce começa a estudar as artes das trevas para se vingar, mas conforme se aprimora em suas pesquisas ele se dá conta que matar os Cobblepotts apenas tornaria o mundo um lugar mais sombrio do que já é. Bruce então decide usar seus poderes apenas para o bem, levando-o à Liga dos Xamãs.

Batman Leonardo Da Vinci

batvince

Da Vinci além de inventor, pintor, matemático, escultor, poeta, botânico e músico era também o pai de Batman! Na história, Batman precisa encontrar a mulher que serviu de modelo para a Mona Lisa, e em uma história paralela o Batman que nós conhecemos procura uma obra de arte roubada nos dias atuais. A história é inteiramente dotada de uma dinâmica estilo Assassin’s Creed. Interessante, não?


10 coisas que você não sabia sobre o Batman


Por: Charlie Jane Anders, 29 de julho de 2012 - Você acha que conhece o Batman? Os mistérios do Morcegão são muito mais profundos do que você imagina. Ao longo de 60 anos, em vários meios, o Batman tomou algumas direções incrivelmente estranhas. Aqui estão 10 bat-fatos que você não conhecia.


1) O Batman se encontrou com Hitler uma vez

Ao menos durante a II Guerra Mundial. Enquanto outros super heróis estavam ocupados socando Hitler todo santo dia, o Batman male má enfrentou os nazistas. Em uma revista, sabotadores nazistas foram a Gotham City e o Batman os derrubou. Mas o único confronto dele com Hitler em pessoa aconteceu na capa da World’s Finest #9 — onde Batman e seus amigos jogam bolas de tênis no Führer. Fonte: Batman Unmasked: Analyzing A Cultural Icon by Will Brooker.

2) A ideia original era que Robin aparecesse apenas em uma edição e, depois, provavelmente sumisse para sempre

Originalmente, Bob Kane (criador do Batman) queria testar Robin em uma ediçaõ, mas o Bat-editor Jack Liebowitz era contra a ideia de ter uma criança lutando contra gangsters, porque “o Batman estava indo bem sozinho.” Mas depois que a Detective #38 chegou às bancas com o Robin nela, a revista vendeu o dobro do que vendia com o Batman em performance solo. Assim, Liebowitz concordou em manter Robin nas futuras edições. Fonte: Batman Unmasked: Analyzing a Cultural Icon by Will Brooker.

3) Alguns dos maiores vilões do Batman eram mais animalescos originalmente

A Mulher-Gato no começo usava uma máscara felina que cobria seu rosto por inteiro. E o Pinguim foi, na realidade, baseado no desenho de um pinguim que era o “animal-propaganda” dos cigarros de menta Kool dos anúncios impressos e que também aparecia no rádio gritando “Fume Koooools!” “Fume Koooools!” A versão original do Pinguim era bem mais cartunesca e hiperativa. Fatos aleatórios não relacionados: Bob Kane e Bill Finger costumavam se sentar no Poe Park, em frente à casa de campo de Edgar Allan Poe onde hoje fica o Bronx, para discutir ideias para as histórias do Batman. Fonte: Batman: The Complete History by Les Daniels, Tales of the Dark Knight, Mark Cotta Vaz.

4) O Batman costumava matar criminosos o tempo todo

Ele os jogava de telhados — incluindo um membro da gangue de Frenchy Blake que ele jogou com “um poderoso arremesso.” Na primeira Bat-historinha, “O Sindicato Químico”, ele socou um criminoso em um tanque de ácido e disse, “um fim adequado para o seu tipo.” Ele também estrangulava criminosos até a morte com um laço, chutava-os com tanta força que quebrava seus pescoços e socava tão forte que matava os caras. Em Batman #1, ele matou um punhado de capangas de Hugo Strange com uma metralhadora. “Embora eu deteste tirar vidas humanas, temo que desta vez seja necessário!”, gritava Batman. Fonte: Tales of the Dark Knight, Mark Cotta Vaz, Batman Unmasked by Will Brooker.

5) O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller teve críticas negativas

Pelo menos, na de 1987 do New York Times da primeira edição da graphic novel de Batman, Mordecai Richler foi bem contundente:

“A história é complicada, difícil de acompanhar e entupida de muito texto. Os desenhos mostram Batman e Superman grotescamente musculosos, não os adoráveis campeões de antigamente… Se este livro é indicado para crianças, eu duvido que elas ficaram contentes. Se mira em adultos, eles não são o tipo de gente com quem gostaria de beber.”

6) Muitos elementos-chave do mito Batman não foram apresentados até os anos 1940

O lar de Batman foi mencionado pela primeira vez como “Gotham City” na Detective Comics #48 de 1940; antes disso, Batman viva em “Metropolis” ou apenas Nova Iorque. O Bat-sinal não apareceu até a Detective Comics #62, em 1942. A Bat-caverna só deu o ar da graça em 1948; antes, o Batman só tinha um hangar secreeto para o Bat-avião e um celeiro abandonado ligado à Mansão Wayne por uma passagem secreta. Antes da aparição do Bat-sinal, as capas das revistas costumavam trazer o Batman à frente de uma lua gigantesca (que frequentemente era de amarelo brilhante) de fundo. Fonte: The Golden Age of Batman by Artabras.

7) A fantasia de Batman mais tosca já criada era parte da embalagem do Achocolatado Batman(TM)

Você recorta a lateral da caixa de leite e ganha um pedaço encharcado de papelão mais ou menos no formato da máscara do Batman. Imagine como a molecada devia ficar cheirosa depois de ir brincar com isso. Na imagem aparece uma máscara “recorte você mesmo” similar de outra caixa de leite que não era, na real, chamada de “Achocolatado Batman”, mas parece ter licenciado o mesmo design. Quer ver outros Bat-brindes vergonha-alheia do passado? Tem o Bat-duende, um estranho bonequinho do Batman se masturbando e o Batman russo.

8) Gotham City quase existiu na California

Na vida real, não nos quadrinhos. O advogado Joseph F. Lewis, de Synnyvale, CA, tinha um clube noturno no Vale do Silício e o rebatizou de Whiskey-A-Go-Go para Mansão Wayne em 1966, quando a Bat-mania estava em alta. O clube então passou a ter uma decoração inspirada no Batman e dançarinas vestidas de Batgirl e Mulher-Gato. Ansioso por revitalizar o centro da cidade, Lewis fez um lobby junto ao conselho municipal para tentar rebatizar a cidade, de “Sunnyvale” para “Gotham City”. E ele quase conseguiu.

9) Barbara Gordon só virou a Batgirl porque o programa da TV exigiu

O produtor da série para a TV do final dos anos 1960, William Dozier, requisitou que a revista em quadrinhos desse uma nova parceira ao Batman, porque Betty Kane, a antiga Batwoman, tinha saído há tempos. O programa da TV queria uma nova personagem feminina e eles queriam que os quadrinhos mantivesse o passo. Então Barbara, a bibliotecária filha do Comissário Gordon, vestiu-se como Batgirl pela primeira vez em 1967. Alfred, o mordomo de Bruce Wayne, também estava morto nos quadrinhos — mas os criadores das histórias o trouxeram de volta à vida a pedido de Dozier. Alfred retornou em uma das histórias mais estranhas do Batman, na qual um vilão misterioso sobrenatural, o Outsider, revelou-se ser o Alfred em um disfarce.

10) Batman lutou com Dr. Doom antes do Quarteto Fantástico

Isso aconteceu na Detective Comics #158 (abril de 1950). Quando Batman e Robin estavam trazendo seu 1001º troféu para a Bat-caverna, o Dr. Doom conseguiu entrar e descobrir o esconderijo secreto deles. O Dr. Doom, então, faz uso de todos os Bat-troféus para matar a dupla dinâmica, apenas para morrer ele próprio em seguida. (Eu podia ter jurado que encontrei um vilão do Batman dos anos 1950 chamado Dr. Evil também nas minhas pesquisas, mas agora não consigo achá-lo novamente.) Também existe um vilão chamado Dr. No-Face, um nome curiosamente muito próximo do daquele vilão do James Bond.

Fonte: Whatculture
          http://gizmodo.uol.com.br/