CURIOSIDADES

Você sabia que os semáforos foram inventados antes dos automóveis?

semaforo topo31/01/2013 - Por Juliana Miranda. Os semáforos, dispositivos eletrônicos que controlam o tráfego de veículos nas grandes cidades, foram inventados antes dos carros, por volta de 1868. Inicialmente, esses aparelhos contavam com dois braços móveis que eram acionados por meio de cabos conectados numa torre. O primeiro semáforo de que se tem notícia foi instalado na Casa do Parlamento britânico, ...

no dia 09 de dezembro de 1868, e ficava entre as ruas Great George Street e Bridge Street, no borough de Westminster, próximo ao Palácio de Westminster. O engenheiro João Peake Knight foi quem projetou o dispositivo para controlar o tráfego de carruagens. Os primeiros semáforos tinham duas lâmpadas de gás que acendiam duas luzes, uma vermelha e uma verde. Esse tipo de semáforo foi utilizado até o dia 2 de janeiro de 1869, quando um dos idspositivos explodiu e provocou a morte de um agente policial.

Mais tarde em agosto de 1914, um novo tipo de semáforo foi instalado, agora na cidade de Cleveland. O semáforo bicolor elétrico foi invantado por Laster Wire, um inventor de Salt Lake City. Em 1917, a luz amarela foi acrescentada aos sinais de trânsito de Detroit, no mesmo país - e o sinaleiro automático, que dispensava a operação manual, surgiu na década seguinte. Já o primeiro registro da utilização de luz vermelha para sinalização data de 1806, em um farol na costa britânica.

Pouco depois, os navios começaram a usá-la e, em seguida, foi a vez das ferrovias. A cor foi escolhida por um motivo prático: ao realizar testes de transparência com vidros coloridos, o engenheiro Robert Stevenson, responsável pela construção do tal farol, descobriu que o vermelho era o que deixava passar mais luz.


As três cores

semaforo2


A razão das três cores universalmente aceitas é muito simples. O vermelho representa na natureza uma cor de aviso, alarme ou perigo da qual se servem muitos animais para afugentar os seus inimigos; esta cor tem o mesmo significado para os seres humanos.

O maior contraste com o vermelho é a sua cor oposta, o verde. A teoria das cores enuncia que ambos, vermelho e verde, são complementares pois num disco de cores estão diametralmente dispostos. O amarelo foi uma cor que se incorporou mais tarde nos semáforos; depois do vermelho e do laranja é a cor de maior comprimento de onda, e com a sua ajuda pode-se proporcionar ao tráfego uma maior informação que a simples ordem de passar ou parar. Além disso, em todos os países a luz vermelha está acima, ou à esquerda, para que a possam interpretar os que têm alguma afecção na visão para o vermelho e o verde (daltonismo).

verde - indica que o cruzamento está livre para passagem;

amarela - indica que a passagem está prestes a ser fechada (em geral só se usa para tráfego de veículos)

vermelha - indica que a passagem pelo cruzamento está momentaneamente impedida.


Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br
          http://www.sitedecuriosidades.com
          http://pt.wikipedia.org