CURIOSIDADES

Cocaína Terapêutica

cocavinhoA cocaína vem sendo usada por nossa sociedade ha mais de 150 anos, já foi vendida em farmácias e usada em vários produtos para as mais diversas finalidades. Conheça algumas delas. No final do século XVI, Nicolas Monardes tentou introduzir a planta em solo europeu mas as virtudes da coca não foram reconhecidas como as do tabaco e da batata. A coca manteve-se exclusiva na América do Sul durante muito tempo. Em 1750 foram enviadas com sucesso as primeiras plantas para a Europa pelo botânico Joseph Tussie e apenas em 1850, Paolo Mantegazza e Albert Niemann conseguiram extrair cocaína das folhas.

A cocaína apresenta-se em pó, cristalino e de cor branca. Para se obter 1 kg de cocaína, são necessários cerca de 700 kg de folhas de coca.Hoje, estima-se que a quantidade de cocaína usada para fins medicinais por todo o mundo é de apenas 5 toneladas ao ano. 

coca01

Uma das formas mais populares de consumir a cocaína era misturada no vinho. Estes vinhos tinham propriedades medicinais e recreativas, atuavam como anti-depressivo e energético.

coca02

O vinho Mariani continha um razoável teor de cocaína, em 1865 era muito famoso, sobretudo devido ao Papa Leão XIII, Sua Eminência sempre carregava consigo um frasco deste líquido abençoado, chegando a premiar o seu criador, Angelo Mariani,  com uma medalha de ouro do Vaticano.

coca03

Um dos melhores remédios para as dores de dentes infantis eram os drops de cocaína, não apenas acalmavam a dor como também melhoravam o humor de quem os chupava.

coca04

Para os cantores, professores e oradores era "indispensáveis" as drageas de cocaína e mentol, pois acalmavam gargantas irritadas e davam suavidade e elasticidade às cordas vocais. Serviam ainda para animar estes profissionais, fazendo com que atingissem o máximo da performance.

coca05

Para Freud, a cocaína foi considerada útil para combater outra dependência, a da morfina, também constatou que alguns dos seus pacientes conseguiam evolução significativa dos seus estados psicóticos através dos efeitos psicotrópicos da droga. Também utilizou nas  suas pesquisas para tratamentos dos distúrbios nervosos. Defendeu o uso terapêutico da cocaína para quase tudo: estimulante, afrodisíaco, anestésico local, assim como indicado no tratamento de asma, doenças consumptivas, desordens digestivas, exaustão nervosa, histeria, sífilis e mesmo o mal-estar relacionado a altitudes.

Freud usou a si mesmo como cobaia em diversas experiências.

Estimulado por Freud, em 1884 o oftamologista Karl Koller introduziu a cocaína como anestésico em suas cirugias. E também propiciou a alcunha Coca-Koller.

Em 1885, o alastramento do consumo da cocaína leva certas empresas a venderem o pó, cocaína injectável e cigarros com cocaína.

mensagens publicitárias para promover o consumo

“substituir a comida, torna os covardes corajosos, os silenciosos eloquentes e os sofredores insensíveis à dor.”

 coca é uma planta que cresce naturalmente na América Latina, particularmente na região dos Andes. Para os Incas, a coca era uma planta sagrada, um presente do Deus Sol (Inti). Existem evidências da utilização ritual da coca no que hoje é o Peru há mais de 4500 anos.

A coca era usada na farmacologia, uma série de rituais religiosos e o seu uso era restrito aos sacerdotes e a elite. Os incas eram sepultados com uma provisão de folhas de coca.

Os espanhóis constataram que a produção dos escravos índios nas minas de ouro e pedras preciosas baixava sem o uso de coca. Em 1569, um edital de Felipe II da Espanha, declarou o ato de mascar folhas de coca como um hábito essencial à saúde do índio e alargou a utilização da coca a toda a população.

Hoje a folha é mascada principalmente para combater o mal da altitude e a fome, o governo Morales vem estimulando a industrialização da coca em forma de bebida.

coca06

Red Bull com cocaína - Cinco Estados alemães proibiram a venda do novo refrigerante Red Bull Cola, depois que especialistas encontraram vestígios de cocaína na bebida. As autoridades alemãs afirmaram que a dose encontrada é insignificante e não apresenta risco à saúde, mas mesmo assim a bebida é ilegal.

Em 1886, o farmacêutico John Pemberton criou uma bebida resultante da combinação de água gaseificada e coca. Com um razoável teor de cocaína, equivalente ao vinho Mariani.

Em 1903, temendo a regulamentação que estava por vir, a Coca-Cola decidiu retirar a cocaína de seu produto. A lei de 1906 não proibia nada, mas dizia que o conteúdo deveria ser divulgado.

coca09

A lei americana de 1906 mostrou à Coca-Cola que sua bebida estava mal rotulada, pois não constava a presença, nem de noz de cola, nem de coca. 

O curioso é que eles, ou teriam de trocar o nome da bebida
ou adicionar as duas substâncias ao produto.

O caso chegou até a Suprema Corte e a Coca-Cola acabou ganhando a disputa. A empresa assinou um decreto de consentimento, naquela época a marca Coca-Cola já valia muito, e assim, optaram por não mudar o nome. Em Newark (New Jersey), é produzido um pó misterioso que se chama “pó de Coca-Cola”. Trata-se de um “extrato aromatizante desalcaloidizado composto por três partes de coca e uma parte de cola”. Usado na fabricação do líquido negro. O “pó de Coca-Cola” foi analisado muitas vezes, mas nunca conseguiram encontrar rastros de cocaína, ainda que tenham encontrado seu alcalóide base, a etonina. O que todos sabemos é que existem pessoas viciadas em Coca-Cola.


Fonte: http://www.designergh.com.br/