CURIOSIDADES

Estátua de Lênin é transformada em Darth Vader no sul da Ucrânia

estalenin5023/10/2015 - Uma estátua de Vladimir Lênin, um dos maiores símbolos na extinta União Soviética, foi reformada e transformada em uma de Darth Vader, personagem de "Guerra nas Estrelas", na cidade de Odessa, no sul da Ucrânia. A obra foi criada pelo artista Alexander Milov e tem um ponto de wi-fi em sua cabeça. A cerimônia de inauguração, nesta sexta-feira (23), contou com a presença de pessoas fantasiadas de personagens dos filmes. Segundo a agência BBC, a mudança faz parte da "descomunização" da Ucrânia, prevista em lei aprovada no parlamento do país em abril deste ano.

Esta não é a primeira demonstração de admiração ao personagem no país. De acordo com o jornal britânico "The Guardian", o Partido da Internet concorreu no ano passado às eleições ucranianas com Darth Vader como candidato a primeiro-ministro, em uma chapa que tinha ainda Chewbacca, Padmé Amidala e Yoda.

Segundo Aleksander Milov, artista responsável pela transformação, ao site local Dumskaya, a estátua seria a primeira no mundo do vilão da saga intergaláctica. Lênin, contudo, não foi destruído, e se mantém dentro de Vader. Caso, no futuro, o país queira ressuscitar o político. A transformação de personas também trouxe uma atualização digna de tempos modernos: na cabeça de Vader foi instalado um hotspot com WiFi para os visitantes.

Fonte: http://g1.globo.com/